Offline
Feira do Livro compensa 263,98 toneladas de emissões de carbono
17/08/2016 08:12 em Ciência e Saúde

Com foco na sustentabilidade, feira promoveu diversas ações de conscientização e preservação ao meio ambiente. Parceria com as empresas Junqueira Engenharia, Atlântica Simbios e a suíça Allcot Group, possibilitou a compensação total da pegada de carbono do evento através da compra de créditos de carbono de projeto de exploração de biogás oriundo de aterro sanitário controlado, localizado em Belo Horizonte, MG.

 

Ribeirão Preto (SP), 15 de agosto de 2016 – Considerada um dos maiores eventos culturais do país e do interior de São Paulo, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto expandiu seus limites de atuação na última edição. Além da extensa programação de incentivo à cultura, o evento também promoveu diversas ações de conscientização e preservação do meio ambiente. Uma das principais foi o levantamento e compensação das emissões de gases de efeito estufa.

 

Organizadora da Feira do Livro, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realizou pesquisas com o público, comerciantes, montadoras e, junto com a ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, apurou os dados para que a empresa Atlântica Simbios pudesse realizar o cálculo das estimativas de emissões de gases.

Segundo a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, inicialmente, a entidade foi solicitada a promover ações socioambientais como contrapartida para cumprir determinações estabelecidas em editais e no relacionamento com algumas entidades parceiras. “Logo, a equipe estava empoderada dos conceitos e medidas ambientais possíveis dentro da Feira do Livro e todos os compromissos voltados para essa questão tornaram-se muito mais do que protocolares. A participação das empresas Atlântica Simbios, Amaeco e ReciclaBytes fez toda a diferença, para que pudéssemos cumprir e preservar o meio ambiente de forma correta e consciente”, avalia.

 

Realizado desde a edição de 2013, o cálculo das emissões demonstrou neste ano um total de 263,98 toneladas de CO2, informa Rangel Romão, profissional responsável da Atlântica Simbios. Além de apurar esses dados, pela primeira vez a Fundação conseguiu realizar a compensação completa das emissões de carbono da feira. “Foi compensado um total de 264 toneladas, através dos créditos de carbono do projeto de exploração de energia de biogás oriundo de aterro sanitário controlado, gerenciado pelo Consórcio Horizonte Asja e localizado em Belo Horizonte (MG), o aterro ocupa uma área de 114,9 hectares e recebeu cerca de 17.400.000 m3 de resíduos sólidos urbanos ao longo de seus 32 anos de atividade, de 1975 até 2007”.

 

As emissões do evento neste ano foram geradas principalmente pelo consumo de combustíveis não-renováveis (diesel, gasolina, etc.) utilizados no transporte terrestre e aéreo de visitantes e palestrantes, assim como para a montagem da estrutura da feira. Também foram contabilizadas emissões oriundas do uso da energia e da geração de resíduos sólidos, embora estes dois últimos fatores tenham participação reduzida no total estimado de emissões. Os dados constam no inventário das emissões de GEE da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que foi realizada de 12 a 16 de junho.

 

O projeto escolhido para compensar as emissões do evento está situado em Belo Horizonte e consiste na exploração da energia de biogás oriundo de aterro sanitário controlado. Trata-se de um sistema de coleta, transporte e tratamento do gás de aterro para a produção de energia elétrica com o auto-consumo e incorporação à rede nacional. “O principal constituinte do gás de aterro é o metano (CH4), que tem um potencial de aquecimento global (GWP) de 21 vezes maior que o CO2. Com a emissão feita pela feira, o projeto irá reduzir a degradação da atmosfera através da captura e queima do componente de metano do biogás para gerar eletricidade limpa e deslocar a exigência de eletricidade gerada a partir de fontes de combustíveis fósseis”, explica Rangel.

 

Feira sustentável

Através de diversas ações planejadas, a 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto conseguiu resultados positivos em relação às medidas de responsabilidade socioambiental.

Contando com a parceria da AMAECO – Associação Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia, a feira distribuiu gratuitamente 300 mudas de árvores e ofereceu orientações sobre plantio e sobre conscientização ambiental.

Outra ação realizada teve como foco a coleta de lixo. Durante todos os dias de evento, foram disponibilizados latões de lixo com identificação para a realização e auxílio na coleta seletiva de lixo. Todo o material coletado foi retirado pela Cooperativa de Agentes Ambientais Mãos Dadas, que totalizou mais de 400 kg de material para ser destinado a reciclagem.

Uma novidade nessa edição, foi a coleta de materiais eletroeletrônicos. Para a destinação correta, o evento contou com a parceria da empresa Recicla Bytes, que disponibilizou um container, onde foram coletados cerca de 38 kg de lixo eletroeletrônico depositado pelo público.

 

Sinopse
A 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão, como em todos os anos, fez homenagem a um país. Desta vez foi a Colômbia, considerado o país das bibliotecas.
Quanto aos escritores celebrados, a premiada Lygia Fagundes Telles é a escritora do ano, atual membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia das ciências de
Lisboa. Na categoria infantojuvenil, a autora homenageada é Maria Clara Machado, escritora e dramaturga de sucesso entre crianças e adolescentes. O filósofo, escritor e
educador Mario Sergio Cortella foi o destaque na categoria autor educação e a premiada Rita Mourão, atual integrante da Academia Ribeirãopretana de Letras, a
homenageada na categoria autor local. Como patrono, a Feira indicou o empresário e Fundador do Grupo Rodonaves, João Naves.

 

A programação completa gratuita foi acessível a todos os públicos. Uma das características desta agenda cultural foi incluir atividades para diversos locais da
cidade, como escolas, instituições, bibliotecas, praças, Ongs, universidades, museu, shoppings e centros culturais na periferia. Ao todo, neste ano, serão cerca de 250
atividades.


Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro,
criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade – hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

 

A diretoria é eleita para um mandato de dois anos, sob acompanhamento do Conselho Fiscal.  Com nova diretoria, a Fundação se prepara para implementar uma nova política de atuação em Ribeirão Preto e em outras cidades, com projetos na área de formação de professores e mediadores de leitura.


Realização

O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, BNDES e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Patrocínio Prata da Gás Brasiliano e Savegnago. Como Mantenedores são a ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto e Shopping Iguatemi. Patrocínio Bronze da AB Triângulo do Sol, Banco do Brasil, Pedra Agroindustrial, RTE Rodonaves e Banco Itaú. Conta também com o Patrocínio da Caixa, Centro Universitário Estácio Uniseb e Mineração Jundu. Apoio Cultural do SESC – Serviço Social do Comércio, SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – SP Editora, Santa Helena, Centro Universitário Barão de Mauá, CBL – Câmara Brasileira do Livro, Instituto CPFL, Saraiva, UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto. Tem como parceiros culturais Heurys, Livraria Travessa, Monreale Hotel, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, São Martinho, EPTV, Jornal A Cidade, CBN e G1. Apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria da Cultura, Secretaria do Turismo, Secretaria da Educação, Câmara de Ribeirão Preto, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, Cine Clube Cauim, Atlântica Simbios, Biblioteca Altino Arantes - Fundação Educandário, Colégio Marista, Lotérica Galeria do Ribeirão Shopping, Coderp, Daerp, Transerp, Bombeiros, Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, AMAECO – Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia, Evolua, Criar, Recicla Bytes, POIESIS e Oficina Cultural Candido Portinari. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura e Ministério da Cultura e Governo Federal.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!