Offline
Galeria virtual promove primeira exposição física
23/08/2016 08:35 em Arte

Exposição reúne três produções: “Fotografia-Pintura e o Espírito de um Tempo - Observatório"; “Fragrâncias de Adriana Amaral”  e “Heterotopias Estéticas de Daré. Trata-se da primeira mostra  física da plataforma Plano A - galeria virtual criada pelos artistas Adriana Amaral e Daré para propagar a arte entre o público da internet. Com parceria do MARP, exposição acontece de 24/08 a 03/09, na Casa para Alugar, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo

 

 

Ribeirão Preto (SP), 22 de agosto de 2016 – Após criarem a plataforma Plano A - galeria virtual para propagar a arte na internet, os artistas de Ribeirão Preto, Adriana Amaral e Daré, promovem agora a primeira ação física do projeto. Contando com a parceria do MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto), os artistas realizam entre os dias 24 de agosto e 03 de setembro, na Casa para Alugar, em Ribeirão Preto (SP), as exposiçõesFotografia-Pintura e o Espírito de um Tempo - Observatório - reunindo 19 artistas; Fragrâncias de Adriana Amaral e Heterotopias Estética de Daré. As três produções incluem obras dos próprios idealizadores e de outros artistas de diferentes regiões do país. A exposição pode ser visitada de segunda à sexta-feira, das 11h às 14h e das 17h às 20h. A abertura no dia 24 de agosto acontece das 16h às 23h.

 

Integrando a programação do 41° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional - Contemporâneo, a exposição tem como tema principal as práticas vigentes de pintura e da fotografia dentro da nova geração de artistas da cena brasileira de arte contemporânea. “Queremos criar um ambiente que permita o intercâmbio entre os profissionais e promova uma discussão sobre os significados, antecedentes e as tendências dessa produção artística emergente”, conta Adriana Amaral.

 

Para garantir uma abordagem completa sobre o tema, os artistas convidados para participarem da mostra foram escolhidos após um longo processo de pesquisa. “A seleção levou em conta não só o trabalho, mas também o envolvimento com os debates sobre o assunto”, acrescenta Daré.

 

A artista visual Adriana Amaral explica que a exposição "Fotografia-Pintura e o Espírito de um Tempo - Observatório" marca um importante passo dentro do projeto iniciado com a criação da Plano A. “Essas ações são fundamentais para a consolidação do projeto, principalmente contando com a parceria de uma instituição como o MARP, que é uma referência de arte contemporânea no Brasil”, afirma. Participam da mostra os artistas: Adriana Amaral, Arthur Arnold, Bruno Drolshagen, Carlos Borsa, Célia Aloi, Dare, Eny Aliperti, Felipe Góes, Felippe Sabino, Flávia Junqueira, Francisco M. Costa, Helio Martins, Leka Mendes, Leonora Weissmann, Lúcio Carvalho, Renata Pelegrini, Ricardo Alves, Rodrigo Martins

Além disso, a programação da mostra também inclui a palestra e debate público sobre o tema “Pintura figurativa e fotografia brasileira contemporâneas. Novos artistas. Novos rumos?”, que será ministrada pelo artista Daré, no dia 27 de agosto, às 10 horas, no próprio local da exposição. O artista pretende, a partir da produção dos artistas representados na exposição “Fotografia-Pintura e o espírito de um Tempo - Observatório”, uma apresentação especulativa, associada a debate aberto ao público, sobre a cena artística brasileira emergente relacionada à pintura e fotografia, suas influências e sincronias com o cenário internacional da arte contemporânea. A palestra faz parte da programação do 41° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo.

Galeria Plano A

Plano A possui, como estratégia de ação, uma galeria virtual intercalada com ações físicas temporárias. Na galeria, acessada por meio do endereço eletrônico:http://www.galeriaplano-a.com/ estão reunidos resultados de exposições, intervenções urbanas, participações em feiras, eventos comunitários e  institucionais, entre outras produções. A galeria possibilita ainda uma ágil integração com o público internauta. Quem se interessa por uma tela, foto ou instalação pode manter contato com os artistas por meio de aplicativos, redes sociais e e-mail, o que facilita a negociação das obras. A ideia é provocar a vivência da arte no meio online e também estimular a aquisição por e-commerce, já que o grande atrativo da galeria é sua presença permanente na internet – Na visão de Adriana e Daré, a galeria transforma-se numa ferramenta de comunicação com o mundo estendido da arte e o registro de suas manifestações no tempo.

SERVÇO:

EXPOSIÇÃO

Fotografia-Pintura e o Espírito de um Tempo - ObservatórioFragrâncias de Adriana Amaral e Heterotopias Estética de Daré

Data: de 24 de agosto e 03 de setembro

Local: Casa para Alugar, Rua Visconde de Abaeté, 820 - Ribeirão Preto (SP)

Horário: de segunda à sexta-feira, das 11h às 14h e das 17h às 20h.

Abertura: dia 24 de agosto, das 16h às 23 horas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!