Offline
Enganos são revelados em exposição coletiva da Galeria Lume
02/09/2016 19:24 em Arte

Mostra Primavera nos Dentes traz obras de artistas contemporâneos nacionais e internacionais que tratam ou se revelam a partir do ato de iludir

 

Rodrigo  Torres_China_in_box_Dinasty_30x27x27cm_cerâmica_2016 

Rodrigo Torres | China in box Dinasty | 30x27x27cm | Cerâmica (2016)


A Bienal de São Paulo abre no início de setembro e com ela inicia-se um período de contestações no campo das artes em busca de novas ideias, linguagens, experimentações e questionamentos. Neste cenário, a Galeria Lume recebe, entre os dias 2 e 26 de setembro a exposição Primavera nos Dentes, coletiva que promete dissolver as certezas de seus visitantes. Com curadoria de Bernardo Mosqueira e Ulisses Carrilho, a mostra coletiva reúne obras de 16 artistas contemporâneos nacionais e internacionais, entre os quais Anton Steenbock, Elza Lima, Raphael Escobar e Janaína Miranda, e do coletivo baiano GIA (Grupo de Interferência Ambiental). São fotografias, vídeos e instalações que, de alguma forma, trabalham com a questão do engano, seja pela ilusão ou mesmo por ludibriar o seu interlocutor.


A fotografia de beleza estonteante que revela o gravíssimo problema de queimada das florestas brasileiras, a imagem que expõe a gentrificação de bairros paulistanose o estreitamento da relação entre pornografia e política são algumas das questões com as quais os visitantes terão de lidar na visita à mostra. 


“Quando concebemos esta exposição, queríamos investigar o engano. Não nos interessa tanto a ilusão em si, mas sim, o momento em que o sujeito se descobre enganado, o instante em que a ilusão é revelada”, afirma Mosqueira. “Reunimos trabalhos que se realizam com o ato de enganar e que deverão suscitar uma série de questionamentos e fazer emergir dúvidas diante das várias certezas que temos. A ideia é justamente estimular estes estados de suspeita para a dissolução de enganos”, destaca.


Para o curador, a exposição é reflexo de nosso tempo. “Estamos vivendo um período de muitos questionamentos. A cultura é cenário de um mundo construído pela política e elas não podem ser desassociadas. Neste contexto, seria muito difícil construir uma exposição que não tratasse, de alguma forma, dessas emergências”, diz Mosqueira.


Dos 16 artistas individuais expositores, 8 são mulheres. A proporção não veio pelo acaso. Os curadores escolheram ter uma forte presença feminina na exposição coletiva. "Foi, sim, uma escolha política. Normalmente essa questão é deixada de lado, mas se repararmos,  as mostras coletivas, em geral, têm entre 70% e 100% de homens entre os artistas escolhidos. O discurso padrão diz que a falta de representatividade feminina se dá pelo acaso ou pela falta de mulheres com trabalhos de relevância. Não é verdade. Temos inúmeras artistas com trabalhos revolucionários que são tratadas como invisíveis não só pela sociedade, mas também pelo mercado de arte", destaca Mosqueira.


A mostra tem estrada gratuita.

 

Primavera nos Dentes

Curadoria: Bernardo Mosqueira e Ulisses Carrilho
Abertura: 2 de setembro, às 19h
Período expositivo: de 2 a 26 de setembro

 

Galeria Lume

Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa, São Paulo
De segunda a sexta-feira das 10h às 19h
Sábados das 11h às 15h
(11) 4883 - 0351

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!