Ribeirão Preto recebe primeiro torneio de robótica
28/11/2016 05:59 em Tecnologia

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: LOGO_ESCOLA_DE_INVENTOR_20-05_v2

Ação educacional da Escola de Inventor reúne também atividades gratuitas para crianças

 

Em 3 de dezembro, a Escola de Inventor promove o 1° Torneio de Robótica Educacional para crianças de 7 a 12 anos. Parte das atividades de conclusão de curso da unidade, a disputa contará com 19 equipes, formadas por 62 alunos, e servirá de preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica.

 

A prova consistirá na simulação de um resgate de vítimas presas em uma área de desastre e cada time terá de montar seu próprio robô e programá-lo por meio de algoritmos que o permitam ultrapassar obstáculos, bem como cumprir tarefas pré-determinadas. “O principal objetivo é fazer com que as crianças trabalhem em equipe para resolver problemas por meio da lógica e matemática. Com o conhecimento e as técnicas adquiridas, todos os alunos já estarão aptos para participarem da Olímpiada”, diz João Guilherme Camargo, coordenador da Escola de Inventor.

 

O coordenador ainda destaca que, no período da manhã, o público poderá conhecer projetos de tecnologias assistivas desenvolvidos pelos formandos do curso Galileu, que fomenta a criação de games e robôs com o público infantil.

 

Os trabalhos abrangem aplicativos para celular e dispositivos habilitados com sensores de Internet das Coisas (IoT). “Cada aluno teve como proposta oferecer concepções inovadoras para a vida de pessoas com deficiências. Temos projetos como sistema de comando por voz e um aplicativo que simula notas de um piano por meio das cores”. A exposição acontecerá das 10h às 12h e é aberta ao público.

 

Além das atividades já mencionadas, o evento sediará a primeira School Maker Faire do Brasil, que trará atividades gratuitas destinadas a pais e filhos que queiram conhecer a metodologia praticada na instituição. Conduz ou Não Conduz Eletricidade?Crie seu controle de vídeo gameMonte um Papercraft do seu personagem favorito; e Desafio da Casca de Sorvete são algumas das brincadeiras educativas que prometem agitar a tarde dos convidados.

 

“Ensinaremos conceitos básicos de eletricidade, interface homem-máquina, diferenças entre peso e massa e o papel da aceleração e gravidade. Também instigaremos a criatividade e a atividade manual”, comenta João.

 

Aqueles que quiserem assistir ao 1° Torneio de Robótica Educacional e participar das atividades da feira devem comparecer à Rua Camilo de Mattos, 2126, a partir da 14 horas. Não é preciso inscrição prévia. Mais informações pelo sitewww.escoladeinventor.com.br ou pelo telefone (16) 3442-4442.

 

Serviço:

Exposição Internet das Coisas & Tecnologias Assistivas

Data: 3 de dezembro

Horário: das 10 às 12h

 

1° Torneio de Robótica Educacional e School Maker FaireEscola de Inventor

Data: 3 de dezembro

Horário: das 14h às 18h

 

Endereço: Rua Camilo de Mattos, 2126 – Jardim Paulista

Informações: (16) 3442-4442

 

Gratuito

 

Mais informações: www.escoladeinventor.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!