Offline
#EMCASACOMSESC TRAZ O SHOW "SAMBA DE RODA NEGA DUDA" E O ESPETÁCULO "MATO CHEIO" ENTRE AS ATRAÇÕES DA SEMANA
17/08/2021 13:50 em Música
A programação conta ainda com a apresentação de dança
"Filhes--da--Pº##@! - T O DA"; com o show do grupo Raíces
de América; com o espetáculo infantil "Mawaca para Crianças",
e com a peça "Crioulos Expresso"


instagram.com/sescaovivo
youtube.com/sescsp

Fotos para imprensa: clique aqui

São Paulo, agosto de 2021 - No ar desde abril de 2020, o #EmCasaComSesc segue em 2021 com uma programação diversificada de espetáculos ao vivo na internet. São shows, apresentações de teatro e dança, e espetáculos para crianças e famílias, sempre mesclando artistas e companhias consagrados no cenário brasileiro com novos talentos. As transmissões acontecem de terça a domingo, às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo , exceto a apresentação para crianças, aos sábados, que ocorre às 15h. Nesta semana, a live de música do sábado (21/08) acontece às 21h.

As transmissões são majoritariamente realizadas diretamente das unidades do Sesc São Paulo, sem presença do público no local e seguindo todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19. Além dos palcos, alguns trabalhos são transmitidos a partir da casa ou do estúdio dos artistas. Tudo em conformidade com as medidas estipuladas pelo Plano São Paulo.

Agenda de 18 a 22 de agosto:

18 de agosto, quarta-feira, 19h
Teatro #EmCasaComSesc
Carcaça de Poéticas Negras em "Mato Cheio"
Direção geral: Ivy Souza
Dramaturgia geral e direção de movimento: Jhonny Salaberg
Com: Anderson SalesIsamara CastilhoPatrick Carvalho e Piu Guedes

A peça é livremente inspirada pelo mito popular dos escravizados e das escravizadas que fugiam pelas linhas férreas em direção ao mar, passando pelo Sítio da Ressaca - quilombo de passagem do começo do século XIX - até chegar aos quilombos da cidade de Santos, no litoral sul de São Paulo. Em cena, Gasta-Botas, Salgada e Ninguém de Oliveira Neta dividem o mesmo corpo-imagético. Uma personagem vista de três perspectivas diferentes que caminha em busca de si e do lugar que ocupa, que anseia chegar ao mar, numa tentativa de reformar o passado, tragar o presente e construir outra possibilidade de futuro. A obra propõe um olhar para o corpo negro em deslocamento pela cidade e para o genocídio e etnocentrismo construído e propagado desde a época da escravatura até os dias de hoje. Na busca por uma representatividade mais plural, periférica e negra, "Mato Cheio" foi construído com estudos aprofundados no Teatro Experimental do Negro (TEN), e com orientação de Salloma Salomão, a partir de depoimentos de pessoas moradoras das regiões de Cidade Ademar, Pirituba e Parelheiros, em São Paulo, e da cidade de Vila Velha, no Espírito Santo. Após a apresentação, acontece um bate-papo com o elenco e a diretora.

Transmissão do Sesc Jundiaí
Classificação indicativa: 12 anos

19 de agosto, quinta-feira, 19h
Dança #EmCasaComSesc
Coletivo Calcâneos em "Filhes--da--Pº##@! - T O D A"
Direção artística: Victor Almeida
Núcleo de direção geral: Thainá SouzaVictor Almeida e Vinicius Longuinho
Artistas corporais: Ana WhitteBarbara OliveiraLucas PardinThainá SouzaRichard Pessoa e Victor Almeida
Musicistas: Alex Barbosa Fefê Camilo

O espetáculo busca transpor as dores da periferia aos corpos em cena para evidenciar os altos índices de preconceitos na sociedade. Procura também apontar como tema gerador a vulnerabilidade social em suas diversas facetas. A obra propõe instigar questões crítico-reflexivas por intermédio de uma obra artística em dança sobre o Ser periférico (a) na reverberação dos contextos de opressor e oprimido, a partir das relações que circundam essas atuações, dando corpo a assuntos que incomodam ou que deveriam incomodar. Em uma sociedade que historicamente colocou a agressão em um posicionamento de normalização, o Coletivo Calcâneos relembra falas e dores dos (as) que já passaram e os (as) que ainda permanecem aqui. A obra conta com acessibilidade em Libras. Após a apresentação, os artistas Victor Almeida e Vinicius Longuinho participam de um bate-papo.

Transmissão do Sesc Santo Amaro
Classificação indicativa: 14 anos

20 de agosto, sexta-feira, 19h
Música #EmCasaComSesc
Nega Duda em "Samba de Roda Nega Duda"

Com: Nega Duda (voz), Roberta Da Silva Santos (voz/sambadeira), Elizabeth Belisário (Beth Beli, percussão), Gabriel Henrique dos Santos Martins Dias (percussão) e João Carlos Noronha Emiliano (percussão)

A cantora e compositora Ducineia Cardoso, mais conhecida como Nega Duda, referência do samba de roda baiano na capital paulista, sobe ao palco com o show "Samba de Roda Nega Duda", acompanhada por percussionistas e sambadeira. O repertório da apresentação reúne músicas de domínio público, a exemplo de "Tata Que Tempo", "Aparei Minha Roseira", "Samba de Caboclo É Viola e Ganzá" e "Samba no Munderé", além de "Kambinda", de autoria da artista. O samba de roda traz referências do culto aos orixás e aos caboclos, à capoeira e à comida de azeite.

Transmissão do Sesc Pompeia
Classificação indicativa: Livre

21 de agosto, sábado, 15h
Crianças #EmCasaComSesc
"Mawaca para Crianças"
Direção musical e arranjos: Magda Pucci
Vozes: Magda PucciRita BragaZuzu Leiva e Sandra Oakh
Instrumentistas: Ana Eliza Colomar (sax e cello), Gabriel Levy (acordeom e kalimba), Ricardo Zoyo (contrabaixo) e Armando Tibério (percussão)

Com direção cênica de Wanderley Piras, o espetáculo "Mawaca para Crianças", idealizado pela musicista Magda Pucci, convida o público infantil para uma viagem por diversos lugares do mundo, como França, Albânia, Tanzânia, Índia e Brasil, por meio de uma trama repleta de sons e histórias, que une música e teatro. A apresentação é baseada no livro "De todos os cantos do mundo", de Heloisa Prieto e Magda Pucci (Cia das Letrinhas, 2008), que conta as histórias das canções do Mawaca - grupo que pesquisa e recria músicas das mais diversificadas culturas musicais. O repertório reúne obras como "Eh Boi!" (canto do norte do Brasil), "Zemer Atik" (canção hebraica), "D’ous viens-tu bergère?" (canção pastoral medieval de Champagne, na França), "Jarnana (canção de amor da Albânia) e "Soran Bushi" (canção dos pescadores de Hokkaido, no Japão).

Transmissão do Sesc Santo Amaro
Classificação indicativa: Livre

21 de agosto, sábado, 21h*
Música #EmCasaComSesc
Raíces de América
Com: Miriam Miràh (voz, charango, violão e cuatro), Fabian Famin (voz e violão), Willy Verdaguer (baixo, violão, voz e arranjos), Chico Pedro (flauta transversal, quena e zamponha), Jara Arrais (violão, charango e voz) e Alamiro Sanhueza (bateria)

Raíces de América, um dos principais grupos de música latina do Brasil, sobe ao palco para mostrar ritmos e canções latino-americanas. Os cantores e músicos se apresentam utilizando cerca de 30 instrumentos - de percussão, de corda e de sopro -, mesclando os acústicos e os elétricos. O repertório reúne desde composições clássicas brasileiras até as andinas mais típicas, a exemplo de "A Festa" (Milton Nascimento), "Chacarera del Exilio" (Ray Barrionuevo), "Zamba de Las Tolderias" (Buenaventura Luna e Oscar Valles) e "Guantanamera" (Joselito Fernandez). Por conta dos protocolos de distanciamento social, o grupo se apresenta com formação reduzida, contando com seis de seus oito integrantes. *A live acontece, excepcionalmente, às 21h.

Transmissão do Teatro Sesc Pinheiros  
Classificação indicativa: Livre

22 de agosto, domingo, 19h
Teatro #EmCasaComSesc
Projeto Crioulos em "Crioulos Expresso"
Texto e direção: Caio D’aguilar
Com: Fernanda RossKenan BernardesAnderson Negreiro e Caio D’aguilar

A obra é baseada no espetáculo "Crioulos" (que estreou em 2020 no Sesc Santo Amaro, antes da pandemia), numa versão reduzida para o formato on-line, concentrada em momentos importantes da narrativa originalA montagem narra a trajetória do personagem Crioulo, que perde seu pai, um ativista das causas sociais, morto por policiais milicianos numa terra mesclada entre lutas raciais afro-americanas e afro-brasileiras, onde as contradições de cada país se assemelham. Com situações cômicas e ácidas, a partir de histórias que revisitam décadas de preconceito, violência, conflitos de raças e identidade, a obra é uma crítica mordaz a respeito das questões raciais, tão presentes nos dias de hoje. Após a apresentação, acontece um bate-papo com o elenco e o diretor.

Transmissão do Sesc Santana
Classificação indicativa: 12 anos

#EMCASACOMSESC EM 2020
A série #EmCasaComSesc teve início em abril de 2020, com um conjunto de transmissões ao vivo das linguagens artísticas de Música, Teatro e Dança, espetáculos para Crianças e atividades do Esporte - que somaram 13,5 milhões de visualizações até dezembro do ano passado, no total de 434 espetáculos. Para conferir ou revisitar o acervo completo disponível, acesse: youtube.com/sescsp.

+ AÇÃO URGENTE CONTRA A FOME
Com o objetivo de ampliar a rede de solidariedade para levar comida às pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Sesc São Paulo, em parceria com o Senac São Paulo, realiza campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis nas unidades do Sesc e Senac em todo o estado. São mais 100 pontos de coleta na capital, região metropolitana, interior e litoral. As doações são distribuídas às instituições sociais parceiras do Mesa Brasil Sesc, que repassam os itens para as 120 mil famílias assistidas. A Ação Urgente contra a Fome é uma iniciativa do Sesc São Paulo, por intermédio do Mesa Brasil Sesc, programa criado pela instituição há 26 anos que busca alimentos onde sobra para distribuir aos lugares em que falta. O que doar: alimentos não perecíveis como arroz, feijão, leite em pó, óleo, fubá, sardinha em lata, macarrão, molho de tomate, farinha de milho e farinha de mandioca. O Sesc conscientiza a população sobre importância da doação responsável, com itens de qualidade e dentro da validade.

MESA BRASIL SESC SÃO PAULO
Paralelamente à campanha Ação Urgente contra Fome, a rede de solidariedade que une empresas doadoras e instituições sociais cadastradas segue suas atividades, buscando onde sobra e entregando em lugares onde falta, contribuindo para a redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos e a diminuição do desperdício de alimentos. Hoje, dezenove unidades do Sesc no estado - na capital, interior e litoral - operam o Mesa Brasil. As equipes responsáveis pela coleta e entrega diária de alimentos foram especialmente capacitadas para os protocolos de prevenção à Covid-19, com todas as informações e equipamentos de proteção individuais e coletivos necessários para evitar o contágio.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!