Offline
20ª FIL terá ação de doação de livros
21/08/2021 16:12 em Literatura

Ponto de coleta será na esplanada do Theatro Pedro II, no centro de Ribeirão Preto. A ação faz parte da campanha permanente de troca e doação de livros da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Ação começa a partir desta sexta-feira (20/8)

Ribeirão Preto (SP), 21 de agosto de 2021 – 20ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto terá um espaço exclusivo para troca e doação de livros, projeto permanente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora do evento. A ação acontece presencialmente de 20 a 29 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h e das 13h às 20h, sábado e domingo, na esplanada do Theatro Pedro II, no centro de Ribeirão Preto.

Um monitor da FIL acompanhará a interação do público que poderá doar livros em bom estado de conservação e também retirar gratuitamente os que tiverem interesse. Para as doações, só não serão aceitos livros técnicos, didáticos, apostilas e enciclopédias.

“Nós, da Fundação, sempre mantemos o programa de doações de livros ativas durante todo o ano e, em especial, durante a FIL, efetivando assim a democratização no acesso ao livro e a leitura”, mostra Viviane Mendonça, superintendente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Sobre a FIL

Considerada a segunda maior feira do livro a céu aberto do Brasil e uma das maiores da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto 2021 chega com uma edição histórica com essas participações internacionais.

Com 21 anos de história e 19 edições realizadas, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto já reuniu mais de três mil escritores e artistas, com seis milhões de leitores visitantes. Em 2021, o evento terá cerca de 60 atividades, durante 10 dias, e em torno de 110 horas de programação.

Como em todas as edições, a FIL elencou nomes da literatura para homenagear durante o evento. Mia Couto é escritor homenageado e Conceição Evaristo, a escritora homenageada. O autor local é Carlos Roberto Ferriani, a professora homenageada é Elaine Assolini e o patrono é Paulo Roberto Oliveira. Semíramis Paterno é a autora infantojuvenil, Milton Santos, o autor educação e Edgar Morin também recebe uma homenagem especial.

Para acompanhar a programação completa, basta acessar os canais da Fundação do Livro e Leitura:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com e Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)

Mais informações do evento pelas redes sociais:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)

Patrocínios: a 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Diamante: GS Inima Ambient. Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Grupo São Francisco/Hapvida.  Patrocínio Prata: Savegnago. Patrocínio Bronze: Passalacqua, Pedra Agroindustrial, Madeiranit e Riberfoods.  Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, RibeirãoShopping e Usina São Martinho. Apoio: Baldocchi Assistência Familiar, Rápido D’Oeste LTDA., Ribeirão Preto|Região – Convention & Visitors Bureau, Santa Helena, SICOOB Cooperac, Grupo Utam, Grupo Via Brasil. Instituição Cultural: SESC. Apoio Cultural: ALMA – Academia Livre de Música e Artes, Biblioteca Lélia Abramo, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Coderp, DE – Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva/RP, Fundação Educandário, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Painew – Outdoor e Painéis, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Cultura, Verbo Nostro Comunicação Planejada.

Realização Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!