Offline
Festival de Teatro Online em Tempo Real anuncia os vencedores da segunda ediçã
02/09/2021 07:44 em Cinema

“Rosas Negras”, “Cabelos Arrepiados”, “Constança”, “Vida Seca”, “Codinome Madame” e “Vida: Relatos de uma mulher só ou quase isso”, são premiados na mostra competitiva promovida pela Cia Banquete Cultural

2º Festival de Teatro Online em Tempo Real, contou com mais de 192 inscritos e destes, 15 foram selecionados para participar da mostra competitiva, promovida pela Cia Banquete Cultural. Entre 31 de julho a 25 de agosto de 2021, o evento veiculou pelo Zoom, online em tempo real, e pelo YouTube, gravado em tempo real, espetáculos com artistas de norte a sul do Brasil  e  também de Portugal. “Pela segunda vez, conseguimos promover o encontro entre artistas talentosos e o público brasileiro, utilizando as mídias digitais e fortalecendo essa nova possibilidade do fazer teatral fundido com a televisão e o cinema. O festival cumpre sua missão de levantar questões sensíveis à sociedade e de dar visibilidade ao trabalho artístico precioso que está acontecendo dentro e fora do eixo Rio-São Paulo”, comenta  o organizador do festival, Jean Mendonça.

 

Para chegar aos ganhadores foram computados os votos do Júri Popular e do Júri Técnico, que este ano foi formado pelos seguintes profissionais de renome: Aline Deluna, Lourival Prudêncio, Luciana Bicalho, Nicole Cordery, Silvana Stein e Tatiana Tibúrcio. Rosas Negras ficou com o primeiro lugar na categoria Drama. Na categoria Comédia ou Musical o espetáculo vencedor foi Cabelos Arrepiados. Já a categoria Esquetes, estreante nesta edição, teve um empate técnico entre Constança  e Vida Seca. Além dos melhores em cada categoria, a segunda edição do festival criou mais quatro premiações: Dramaturgia, Direção, Elenco e Produção e Técnica. O primeiro colocado em Dramaturgia foi Onisajé, pelo espetáculo Rosas Negras.  André Grecco e Tatiana Bueno foram os vencedores na categoria Direção, com Codinome Madame . Codinome Madame também venceu na categoria Elenco, com Bia Toledo e o prêmio de Produção e Técnica ficou com Corpo Coletivo, por Vida: relatos de uma mulher só ou quase isso.

 

 

No dia 4 de setembro, sábado, a partir das 17h, o público poderá conferir, de forma gratuita, os espetáculos premiados, no canal da Cia Banquete Cultural, no YouTube.  Constança e Vida Seca, vencedores da categoria Esquete, às 17h e 17h30, respectivamente. Já às 18h, será transmitido o espetáculo vencedor na categoria Comédia ou Musical, Cabelos Arrepiados e, às 19h, o primeiro colocado em Drama, Rosas Negras.

 

Sobre os espetáculos

O empoderamento feminino ("Elas somos nós""Entre elas e o meu eu""Entre nós""Rosas negras" "Vida: relatos de uma mulher só ou quase isso"), a representatividade LGBT ("E o céu beijou a boca de Saturno" e "Listas, números, assuntos inacabados"), a valorização das raízes regionais ("Vida seca" e "Constança"), o lirismo do entretenimento ("Cabelos arrepiados""Fadinha, a magia está na varinha" e "Tem um palhaço na minha casa"), a resistência artística em tempos difíceis ("Codinome Madame" e "Trama: isso significa alguma coisa pra você?") e o existencialismo humano ("Tão de perto" e "O homem da noite eterna") norteiam os trabalhos da mostra.

Conheça os premiados

DRAMA

Rosas Negras

Alagoinhas (BA)

Dramaturgia: Onisajé

Direção: Diana Ramos

Elenco: Fabíola Nansurê 

Direção musical: Jarbas Bittencourt

Técnica e Produção: Ely Batista

Sinopse: O espetáculo põe em cena a beleza, o vigor, a inteligência, a sensualidade e sensibilidade da mulher negra lutando contra os estigmas e os estereótipos imputados a ela pelo processo de colonização. “Rosas Negras", reverência à ancestralidade feminina, coloca a mulher negra como protagonista da sua própria história, cria referência, empodera, potencializa a autoestima e valorização de nossas raízes negras.

 

COMÉDIA OU MUSICAL

Cabelos Arrepiados

Manaus (AM)

Dramaturgia: Karen Acioly

Direção: Tércio Silva

Elenco: Maria Antônia Hagge, Davi Lopes, Magda Loiana, Jeferson Mariano, Gabriel Anjos e Wagner Farias.

Direção musical: Jeferson Mariano

Técnica e Produção: Buia Teatro Company

Sinopse: Cinco crianças insones tiveram seus sonhos roubados. Insones, enfrentam os perigos gerados pelos maus pensamentos e pelos sonhos ruins, ao mesmo tempo que refletem sobre valores importantes como a amizade e a união entre irmãos, o diálogo com os pais, hábitos de higiene pessoal e os perigos da destruição do meio ambiente e do consumismo.

 

ESQUETE

Constança

Mossoró (RN)

Dramaturgia: Romero Oliveira

Direção: Cia. Pão Doce de Teatro

Elenco: Edson Saraiva, Lígia Kiss, Mônica Danuta, Raull Davyson e Romero Oliveira

Técnica e Produção: Paulo Lima e Cia. Pão Doce de Teatro

Sinopse: Em constância na caminhada, a Cia. Pão Doce apresenta sua nova pesquisa plural e sonora, bebendo na fonte da poesia popular e da poesia marginal, no rap e no repente, dentro de um conceito de nordestinidade que povoa e que foge do senso comum.

Vida Seca

Navegantes (SC)

Dramaturgia: Cidval Francisco e Max Reinert

Direção: Max Reinert

Elenco: Cidval Francisco

Técnica e Produção: Cia Manipuladora de Formas Etc i Tal

Sinopse: Com a técnica tradicional de bonecos de luva, apresenta personagens abalados pela seca, obrigados a migrar em busca de água. Personagens emblemáticas do imaginário brasileiro tem que lidar com a fome e a opressão, fazendo girar a roda da história. E então, tudo recomeça.

 

DRAMATURGIA

Onisajé por "Rosas negras"

Alagoinhas (BA)

 

DIREÇÃO

André Grecco e Tatiana Bueno por "Codinome Madame"

São Paulo (SP)

 

ELENCO

Bia Toledo por "Codinome Madame"

São Paulo (SP)

 

PRODUÇÃO E TÉCNICA

Corpo Coletivo por "Vida: relatos de uma mulher só ou quase isso"

Juiz de Fora (MG)

 

Apresentação dos trabalhos premiados
Canal da Cia Banquete Cultural, no YouTube - https://www.youtube.com/c/BanqueteCultural

Sábado (04/09)

17h – melhor Esquete - Constança

17h30 – melhor Esquete - Vida Seca

18h – melhor Comédia ou Musical -  Cabelos Arrepiados

19h – melhor Drama - Rosas Negras

 

Ficha Técnica do evento

2° Festival de Teatro Online em Tempo Real
Promotora do evento:
 Cia Banquete Cultural
Apresentação dos premiados: 4 de setembro, a partir das 17h

Mais informações do eventobanqueteculturalproducoes@gmail.com

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!