Biblioteca Sinhá Junqueira tem clube de leitura com João Carrascoza
16/09/2021 08:53 em Literatura
Encontro online traz escritor de Cravinhos que viveu em Ribeirão para discutir sobre suas produções literárias e conversar com leitores.

 

A Biblioteca Sinhá Junqueira realiza uma parceria com o clube de leitura Livro, Prosa e Cia. para a comemoração dos 4 anos de existência do grupo. Em um encontro especial, o convidado para debater suas produções literárias é o escritor de romances João Carrascoza. O evento acontece na próxima quarta (22) às 19h de forma online pela plataforma Google Meet, é gratuito e não precisa de inscrição.

Natural de Cravinhos, João irá abordar sobre todas as suas obras tirando dúvidas e discutindo as situações impostas em seus romances com os leitores. O encontro busca também levantar questões e estratégias de incentivo à leitura, expressão e produção artístico-literária.

“Tenho certeza de que será uma alegria dialogar com o público da região onde nasci, vivi minha juventude e, sobretudo, que inspira parte substancial de minhas histórias, além de estar sempre presente em minha memória afetiva. Será um encontro com meu passado, com Ribeirão Preto, onde estudei, e com cidades ao redor, onde também estive quando menino. Como a escrita é uma atividade solitária e silenciosa, o diálogo com os leitores será, sem dúvida, uma celebração para mim, uma oportunidade de consagrar o poder aglutinador da literatura”, comenta o autor de obras como Caderno de um Ausente e Aos 7 e aos 40.

A Biblioteca Padre Euclides também será colaboradora e parceira nesse encontro, e o público pode encontrar obras de João tanto nela, como na Sinhá Junqueira. O link do evento estará disponível na biografia das redes sociais das bibliotecas (@biblioteca_sinha/@biblioteca.padre.euclides) com uma hora de antecedência.

Em setembro, o encontro do mês da Trupe Gira Livro da Padre Euclides também fará a leitura de um conto do escritor, dia 18/9 (sábado).

“A biblioteca pode ser espaço de fala, escuta, diálogo e expressão e por isso queremos trabalhar em conjunto com a Biblioteca Padre Euclides, (re)unir e expandir as relações entre bibliotecas e leitores, promover mais ambientes de debates literários para, enfim, receber um escritor tão reconhecido e querido como o Carrascoza”, comenta o coordenador de acervo, programação e produção da biblioteca, Adonai Takeshi Ishimoto.

Sobre o autor convidado

João Anzanello Carrascoza nasceu em Cravinhos (SP). É autor dos romances que compõem a Trilogia do adeus, além de diversos livros de contos como A estação das pequenas coisas e Catálogo de perdas. Suas histórias foram traduzidas para o bengali, croata, espanhol, francês, inglês, italiano, sueco e tâmil. Participou do programa de escritores residentes da Ledig House (EUA), Château de Lavigny (Suíça) e Sangam House (Índia). Recebeu três vezes o prêmio Jabuti, quatro vezes o prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, tornando-se hors-concours, duas vezes o prêmio da Fundação Biblioteca Nacional e o prêmio da APCA, além dos internacionais Radio France e White Ravens. 

Serviço

Clube convida Carrascoza

Data: 22/09 (quarta), 19h

Onde: Google Meet; link do encontro disponível uma hora antes na biografia do Instagram da biblioteca (@biblioteca_sinhá).

Encontro online e gratuito. Não é necessário inscrição.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!