Orquestra Ouro Preto estreia concerto para celebrar 30 anos do disco Nevermind, do Nirvana
16/09/2021 08:55 em Música
Apresentação será transmitida ao vivo em 24 de setembro, pelo YouTube

Do pop do A-Ha, ao rock dos Stones, passando pelo jazz de Duke Ellington, a temporada da Orquestra Ouro Preto apresenta toda excelência e versatilidade do grupo mineiro, que passeia por ritmos e pela história da música de diferentes épocas. A próxima parada é o rock grunge e impactante dos anos 1990. Para celebrar os 30 anos de um dos álbuns mais emblemáticos de todos os tempos, o "Nevermind", do Nirvana, a Orquestra estreia repertório repleto de guitarras distorcidas e surpresas. O concerto, que mistura música e intervenções cênicas, será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube, dia 24 de setembro, sexta-feira, às 20h30.

E a escolha da data não foi por acaso. Há exatos 30 anos, no dia 24 de setembro de 1991, foi lançado o disco que mudou a cena musical da época. O álbum conquistou o título de símbolo da cultura pop do século XX com potentes riffs de guitarra, que até os dias de hoje influenciam a música mundial. Com "Nevermind", o grunge, que tem origem no punk, no metal e no hard rock, ganhou expressão representando a cultura, a música e a moda de toda uma geração.

O Instituto Cultural Vale patrocina essa iniciativa em mais uma ação que visa potencializar a cultura, democratizar o acesso e fomentar as múltiplas expressões artísticas. Para o Instituto, a cultura é instrumento de transformação social, capaz de gerar impacto positivo na vida das pessoas e construir um legado para futuras gerações.

"Temos enorme orgulho de patrocinar a Orquestra Ouro Preto. Ao longo desta parceria de sucesso e a cada novo concerto, seguimos lado a lado na certeza de que a música não tem fronteiras e abre caminho para novas experiências culturais", diz Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.

A ideia de orquestrar "Nevermind" partiu do Maestro Rodrigo Toffolo, que é fã do disco desde os tempos em que era apenas um jovem estudante de violino. "‘Nevermind’ vai muito além da música, representou toda uma geração que precisava extravasar seus sentimentos. Três caras fizeram aquela barulheira toda, que nada mais é que a voz do jovem daquela época. Acho a música deles muito impactante", conclui o regente.

Com arranjos de Leonardo Gorosito, o concerto promete releituras de alto nível para sucessos como "Smells like teen spirit", "Come as you are", "Lithium" e "In bloom". A ópera-grunge será tocada e encenada em 13 atos, incluindo todas as faixas do álbum. Os acordes de violinos e violoncelos irão se misturar ao som da bateria, guitarra e baixo de um rock baseado em contrastes dinâmicos, entre versos calmos e barulhentos, e refrões pesados, característicos da música do Nirvana.

MAIS SOBRE NIRVANA E NEVERMIND

Criada em 1987, em Seatle, nos Estados Unidos, a banda de rock Nirvana era formada inicialmente pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic, que posteriormente se juntaram ao baterista Dave Grohl. O nome Nirvana se refere ao conceito budista que Cobain descreveu como "a liberdade da dor, do sofrimento e do mundo externo". Lançou seu primeiro álbum "Bleach" no final em 1989, e se firmou como parte da cena grunge de Seattle. Em 1991, o segundo álbum de estúdio da banda, "Nevermind" vendeu 26 milhões de cópias e consagrou o Nirvana no mundo todo. Sua capa com um bebê nadando pelado e uma nota de 1 dólar se tornou um clássico da época e foi eleita pela revista Rolling Stone como a melhor capa de todos os tempos. O álbum está na lista dos "duzentos álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame". O sucesso inesperado popularizou o rock alternativo, Kurt Cobain passou a ser considerado o porta-voz de uma geração e sua música passou Beatles e Michael Jackson na preferência do público. Em 1994, o vocalista Kurt Cobain suicidou e a banda teve seu fim. Apesar disso, ocorreram vários lançamentos póstumos e o grupo chegou a vender mais de 75 milhões de discos em todo o mundo.

SOBRE A ORQUESTRA OURO PRETO

Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto completa 21 anos de atividades e se reafirma como uma orquestra de vanguarda. Sob a regência e direção artística do Maestro Rodrigo Toffolo, o grupo se dedica à formação de diferentes públicos, com extensa programação nas principais salas de concerto no Brasil e no mundo, além de se destacar no número de visualizações e ouvintes das plataformas de streaming e redes sociais. Sob os signos da excelência e versatilidade atua também em projetos sociais e educacionais que vão muito além da música, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto. Premiado nacionalmente, o grupo tem 12 trabalhos registrados em CD, 7 DVDs. Foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2015, na categoria "Melhor Álbum de MPB", e indicada ao Grammy Latino 2007, como "Melhor Disco Instrumental", por Latinidade. Os discos "Latinidade - Música para as Américas", "Antônio Vivaldi - Concerto para Cordas", "The Little Prince" e "Orquestra Ouro Preto e Desvio - Ritmos Brasileiros" têm distribuição mundial pela gravadora Naxos, a mais importante do mundo dedicada à música de concerto.

SERVIÇO

Orquestra Ouro Preto - Nevermind

Dia: 24 de setembro de 2021, sexta, às 20h30.

Classificação: Livre para todas as idades.

Transmissão ao vivo pelo YouTube: https://www.youtube.com.br/orquestraouropreto

Informaçõeshttps://www.orquestraouropreto.com.br

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!