Projeto Teatro Cidadão 2021 está com inscrições abertas
21/09/2021 07:29 em Arte
Ação cultural gratuita capacita profissionalmente jovens para que possam gerar renda própria

Com o objetivo de capacitar jovens cidadãos no ambiente teatral, o Projeto Teatro Cidadão inicia a temporada de inscrições para 2021. As inscrições e as aulas são totalmente gratuitas e podem participar jovens entre 14 e 27 anos de regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Iniciativa da Commune, o projeto conta com o apoio do PROAC LAB, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

O projeto tem um escopo profissionalizante e sociocultural ao inserir o jovem no mercado de trabalho através do teatro, abrindo novas perspectivas e campos de trabalho.

Estão disponíveis 10 vagas para a inscrição. Caso o número de inscritos ultrapasse o total, será realizado um processo seletivo no Teatro Commune, na região central de São Paulo, com a equipe pedagógica do projeto. Também serão selecionados 2 monitores que participaram de edições anteriores do projeto.

Para a inscrição, os candidatos devem preencher uma ficha disponível em https://docs.google.com/forms/d/1rxQoNo7WNcO0tE553DDFIvds9y2O_TgxkugXt83dZNo/edit?ts=6140d3c7.

Com duração de 2 meses, o programa possui 64 horas de duração divididas entre a realização de Oficinas Artísticas e Técnicas de Interpretação com Máscaras, Iluminação Cênica, Sonoplastia, Produção Cultural, Cenografia e Figurinos, além da montagem e apresentação de um espetáculo teatral.

As aulas acontecem no Teatro Commune, 3 vezes por semana, às segundas, quartas e sextas, das 13h30 às 17h30. O projeto fornece apoio para transporte a alimentação e terá início em 1 de outubro.

Essa capacitação profissional resulta na geração de renda futura, empoderamento e oportunidade de trabalho nos segmentos de Teatro, Iluminação Cênica, Sonoplastia, Produção Cultural, Cenografia, Adereços e Figurinos, organização de eventos e outras atividades culturais.

"É uma produção inclusiva e sustentável alinhada à educação, visando não só a qualificação profissional dos jovens, mas também o desenvolvimento humano integral e o exercício da cidadania. Estimulamos o trabalho em equipe e a autonomia num dos setores que mais cresce no mundo que é o da cultura e do entretenimento", explica, Augusto Marin, ator, diretor e gestor do Projeto e do Teatro Commune.

Uma Commune teatral e Ponto de Cultura

A Commune, companhia teatral fundada em 2003, tornou-se um importante núcleo de pesquisa, produção, formação e intercambio teatral na cidade de São Paulo, criando espetáculos com base na linguagem não realista e popular, nas máscaras cômicas, na comicidade física e visual, com uso de improvisação, música em cena, recursos circenses, entre outros.

Desde 2005, a Commune está à frente do Projeto Teatro Cidadão, tendo formado mais de 1.500 jovens nos 14 anos de existência.

Em 2007, foi criado o Teatro Communeespaço multifuncional, que se tornou uma referência nas artes cênicas na cidade, com capacidade para 99 pessoas, equipamento de luz digital e som profissional, ar-condicionado, galeria e café e estacionamento ao lado.

Serviço - Projeto Teatro Cidadão

Público-alvo: Jovens de 14 a 27 anos | Inscrição e participação gratuitas

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1rxQoNo7WNcO0tE553DDFIvds9y2O_TgxkugXt83dZNo/edit?ts=6140d3c7.

Local: Teatro Commune

End.: Rua da Consolação, 1218, Consolação, SP (ao lado do metrô Higienópolis Mackenzie)

Mais informações: no email teatrocidadão@commune.com.br

e (11) 98867-2218 (WhatsApp)

Site: www.commune.com.br
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!