"Carnaval dos Animais" é tema de concerto da Instituição Aparecido Savegnago
21/09/2021 07:35 em Música
Lançamento será na quinta-feira, dia 23 de setembro, no canal do Youtube da instituição

A tradicional obra francesa "O Carnaval dos Animais" será apresentada em um concerto da Instituição Aparecido Savegnago (IAS). O lançamento da atividade com as orquestras I e II será no dia 23 de setembro, pelo canal da IAS no Youtube, a partir das 19h30.

O repertório de Camille Saint-Saëns foi escolhido por conta do centenário da morte do compositor, neste ano de 2021. Segundo o professor da IAS, Guilherme de Carvalho, responsável pelos arranjos e regência da apresentação, a peça é icônica. "A obra tem a característica de ser descritiva, mostrar bem os animais. Cada movimento tem uma característica própria, que descreve o animal. A peça também traz algumas ironias, é divertida", conta.

No concerto, será apresentado o resultado do trabalho realizado de maio a julho deste ano, com as orquestras I e II da instituição. Serão duas peças do Carnaval dos Animais: Marcha Real do Leão e Fósseis.

"Neste ano, seguindo todos os protocolos, chamamos cada aluno individualmente para gravar. Então, os alunos foram filmados e gravados na instituição, separadamente. Foi um trabalho minucioso, para ter maior qualidade de imagem e de som", conta Guilherme, que também descreve a emoção nas gravações do concerto.

"Há muito tempo os alunos não iam à IAS. Então, foi muito emocionante para eles quando chegaram no palco para gravar. Foi um momento especial, uma prévia do reencontro. E a gente espera, agora no fim do ano, fazer esse encontro realmente presencial. Ainda mantendo segurança e a distância necessária", descreve.

Cada um dos alunos foi gravado e o concerto será apresentado em vídeo com mosaicos de cada instrumento. A apresentação também será uma prévia do concerto do fim do ano, quando serão apresentadas seis obras do Carnaval dos Animais.

Sobre a IAS

Neste ano de 2021, Instituição Aparecido Savegnago completa 13 anos de existência e dedicação às crianças e adolescentes da cidade de Sertãozinho e do distrito de Cruz das Posses, com o objetivo de fazer o bem para a comunidade por meio da cultura, arte, educação e cidadania.

Durante esse período, mais de 3 mil alunos já passaram pela instituição por meio dos cursos de violino, violoncelo, viola, contrabaixo, clarinete, flauta, saxofone, trompa, trombone, trompete, violão, canto coral, teatro, dança (balé e jazz), ética e cidadania e artes plásticas, além de saúde da criança, que é realizado por uma psicóloga.

Em 2021, está em execução o Projeto Beija-flor - ano 5, que foi aprovado no mecanismo de incentivo fiscal do Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo.

Conta com patrocínio das seguintes empresas: Savegnago Supermercados, Uberlândia Refrescos, Coca-Cola, Café Três Corações, Eletrofrio, Fast, Siamar, Mili, Predilecta e Triex, além do apoio do Instituto Alexa.

Serviço - Concerto das Orquestras I e II da IAS

O que: Obra "O Carnaval dos Animais"

Quando: dia 23 de setembro, às 19h30

Onde: no canal de YouTube da IAS, por meio do link https://url.gratis/2LecC6

 

LEGENDA: Concerto será apresentado em vídeo com mosaicos dos alunos e seus instrumentos
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!