Luciano Candisani lança livro e exposição inédita sobre as águas do Pantanal no Estúdio 41
21/09/2021 11:35 em Arte
‘TERRA D’ÁGUA PANTANAL’ é resultado de expedições do autor nos últimos dez anos pelo bioma

O fotógrafo Luciano Candisani desvenda a imensidão aquática do Pantanal em TERRA D’ÁGUA PANTANAL, novo projeto com a Vento Leste Editora, desdobrado em livro fotográfico e exposição com lançamento no Estúdio 41 no dia 28 de setembro. O trabalho é fruto de dez anos de expedições do autor em paragens remotas do bioma e suas nascentes, nos planaltos ao redor.

No momento em que relatório científico do Mapa Biomas aponta uma perda de mais da metade da superfície aquática no Pantanal, a publicação traz uma ampla documentação visual sobre o sistema vivo sustentado pela água. "De longe ou de perto, as fotografias desse ensaio jamais prescindem do fio condutor líquido: a água está presente em todas as imagens, assim como em tudo o que tem vida", explica Candisani.

Arte e documento se misturam nas 75 fotografias do livro, sendo a maioria delas elaboradas em incursões no período da cheia, quando os rios transbordam e o Pantanal vira um mar interior. Para a exposição, foram selecionadas pelo curador Diógenes Moura 29 fotografias em dimensões variadas que retratam a imensidão do Bioma.

O Estúdio 41 ainda promove conversas presenciais e gratuitas entre Luciano Candisani e personalidades distintas. No dia 29 de setembro, quarta-feira, às 18h, o fotógrafo conversa com a jornalista especializada em sustentabilidade Paulina Chamorro. O segundo encontro acontece entre Candisani e Araquém Alcântara para conversar sobre Fotografia Documental e o bioma Pantanal, no dia 14 de outubro, quinta-feira, às 18h. É necessário fazer inscrição prévia pelo site do Estúdio.

O livro possui uma Edição de Colecionador, aos moldes de MAGNA, de Cristiano Xavier, patrocinada pela Vento Leste e que será doada para o Documenta Pantanal. Toda a renda será revertida para entidades engajadas no combate aos incêndios na região.


Estúdio 41

Um espaço voltado à reflexão e discussão sobre o fazer artístico da fotografia. Esse é o mote do Estúdio 41, projeto que ocupa o conjunto 41 do prédio 1254 da Rua Pedroso Alvarenga, no Itaim Bibi, zona sul de São Paulo. Com direção artística do curador e escritor Diógenes Moura e comandado pelas sócias Dani Tranchesi e Paula Rocha, o novo espaço cultural vai apresentar projetos de fotógrafos emergentes e consagrados em uma programação de exposições, exibição de filmes, lançamento de livros e conversas sobre a linguagem fotográfica.

A programação de 2021 ainda conta com uma série de conversas com o escritor e curador Diógenes Moura e exposição do acervo da galeria UTÓPICA, com obras de fotógrafos como German Lorca, Annemarie Heinrich, Carlos Moreira Beth MoonClique aqui para conferir.

Sobre Luciano Candisani

Destaque na fotografia contemporânea, Luciano Candisani interpreta culturas tradicionais e ecossistemas ao redor do mundo há mais de duas décadas. Já recebeu alguns dos principais prêmios da fotografia internacional e foi por duas vezes jurado do prestigioso world press photo, na Holanda. Suas fotografias aparecem em exposições, galerias de arte e museus no Brasil e exterior. Faz parte do seleto grupo de fotógrafos da edição principal de National Geographic e de coletivos importantes como ILCP e The Photo Society. Sua produção conta ainda com sete livros, inúmeras matérias, workshops e palestras no Brasil e exterior. Começou sua carreira em 1995, ao documentar a vida abaixo da superfície congelada do mar, na Antártida. Desde então, seus projetos já o levaram a trabalhar em todos os oceanos e continentes. Viajante incansável, passou um ano em um veleiro para completar uma de suas pautas. Mas independente das distâncias e do tempo envolvidos nos trabalhos, sempre volta para a sua casa, entre a floresta e o mar de Ilhabela, no litoral de São Paulo.

Serviço:

TERRA D’ÁGUA PANTANAL de Luciano Candisani

Abertura: 28 de setembro

Período expositivo: 28 de setembro a 9 de novembro de 2021
Endereço: Rua Pedroso Alvarenga, 1254, cj 41, Itaim Bibi
Funcionamento: Na semana de abertura da exposição TERRA D’ÁGUA PANTANAL, o Estúdio 41 irá funcionar de terça a sexta, das 13h às 18h e sábados das 11h às 13h com horários agendados via Whatsapp: 55 11 99452 3308.


Conversa entre Luciano Candisani e Paulina Chamorro
Quando: 29 de setembro, quarta-feira às 18h
Presencial e gratuita
Inscreva-se aqui

Conversa entre Luciano Candisani e Araquém Alcântara
Quando: 14 de outubro, quinta-feira às 18h
Presencial e gratuita
Inscreva-se aqui

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!