Offline
Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis anuncia 20ª edição com pré-estreia nacional de Tarsilinha
21/09/2021 11:36 em Cinema
Em 2021, evento se consolida como um dos principais festivais dedicado exclusivamente ao audiovisual para crianças do Brasil. Toda programação é online e pode ser assistida de qualquer parte do país

Tarsilinha foi inspirado na obra de Tarsila do Amaral

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis chega à 20ª edição e anuncia a programação deste ano com uma pré-estreia muito aguardada no país. Tarsilinha, animação inspirada na obra da artista brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973) e dirigida por Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, terá exibição gratuita durante o evento com transmissão ao vivo para todo o Brasil. A 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis será realizada de 16 a 31 de outubro. Toda a programação é gratuita e online: 140 filmes, shows de música, sessões de cinema com transmissão ao vivo e bate-papo, masterclass, oficinas para produtores culturais e crianças, entre outras atividades.

Ao longo de duas décadas, o evento se consolidou como o mais longevo e um dos principais projetos de promoção da cultura da infância por meio do audiovisual no Brasil. Nesse período, a produção cinematográfica no país amadureceu e a Mostra acompanhou essa evolução e forjou políticas para esse desenvolvimento, mostrando nas telas a diversidade das infâncias do país e do mundo e sendo um espaço de difusão, formação e inspiração para realizadores.

— Esta edição é emblemática porque teremos uma pré-estreia nacional de um filme que acompanhamos há muitos anos e é inspirado na obra de Tarsila do Amaral. Trabalhamos há 20 anos por um cinema brasileiro focado nas suas raízes, na sua arte e na sua história. Lançar o Tarsilinha, com música tema assinada por Zeca Baleiro e inspirada em Villa Lobos, pra gente é emocionante — comemora Luiza Lins, diretora geral e idealizadora da Mostra.

Zeca Baleiro / Crédito Silvia Zamboni

Tarsilinha e Zeca Baleiro na abertura da Mostra

O músico Zeca Baleiro, autor da música tema de Tarsilinha, é o convidado da abertura da 20ª Mostra de Cinema Infantil. O show ao vivo será transmitido a partir do site da Mostra no dia 16 de outubro. A abertura terá ainda uma apresentação especial do filme. No dia 23 de outubro, a animação terá exibição gratuita, também a partir do site oficial, e poderá ser assistida de qualquer cidade do país. A iniciativa de transmitir para todo o Brasil está em sintonia com um dos propósitos do evento de democratizar o cinema e fazer com que essa arte chegue ao maior número de crianças.


— A exibição de Tarsilinha na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis terá um sabor especial para nós porque terá ainda a participação do Zeca Baleiro. A música tema do filme composta por ele foi um presente. Além de dialogar com a história, tem também uma letra inspiradora — diz Celia Catunda, diretora da animação ao lado de Kiko Mistrorigo.

Tarsilinha conta a história da jornada de uma menina de oito anos para recuperar a memória de sua mãe. O longa não é uma biografia de Tarsila do Amaral, mas é inspirado nas obras da artista modernista. Em termos visuais, a personagem transita pelo universo de cores, estruturas e formas característicos do universo pictográfico de Tarsila.



— O filme se concentra muito na obra de Tarsila como um universo fantástico que ela criou.
Incorporamos o conceito do modernismo e o que foi esse momento da antropofagia. Na narrativa a gente traz esses elementos a partir da memória, da possibilidade de você absorver informações e lembranças. Incorporar uma obra como o Abaporu e transformá-lo, na narrativa, numa montanha grande lotada de memórias, por exemplo. Essa forma de incorporar o conceito modernista deixou o filme rico para quem conhece o significado disso. Quem ainda não conhece, passa a entender dentro da narrativa do filme — afirma a diretora.


Inscrições para Masterclass Tarsilinha

Além da exibição do longa, Celia Catunda e Kiko Mistrorigo irão ministrar a Masterclass Tarsilinha durante a 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Os diretores compartilharão detalhes sobre as etapas da produção do filme e as escolhas criativas na adaptação para animação do universo visual da artista Tarsila do Amaral. A masterclass será no dia 18 de outubro e é indicada para realizadores, educadores e interessados em cinema e na obra de Tarsila do Amaral. Os participantes receberão certificado. As inscrições para esta atividade já estão abertas e poderão ser feitas pelo site da mostra: https://www.mostradecinemainfantil.com.br/tarsilinha/.




#SAVETHEDATE
20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
De 16 a 31 de outubro
Online e gratuito
https://www.mostradecinemainfantil.com.br/
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!