Poeta Math'eus Borges lança livro-performance "O Que Habita Inabitáveis Lugares" em Bienal Internacional que acontece em São Paulo
23/11/2021 11:44 em Literatura
O lançamento na IV CALLE acontece no dia 27 de novembro de forma gratuita, presencial e on-line
O livro-performance "O Que Habita Inabitáveis Lugares", escrito pelo poeta Math’eus Borges, vai ser lançado na programação da IV CALLE - Bienal de Performance, no dia 27 de novembro, às 19h. O evento gratuito acontece de maneira híbrida, presencial e on-line.
Além do lançamento da obra, o público vai acompanhar uma videoperformance produzida exclusivamente para o projeto em parceria com outros artistas visuais, uma espécie de curta metragem construído a partir de elementos poéticos da obra.
A obra "O Que Habita Inabitáveis Lugares" tem viés artesanal e aborda as relações humanas durante a pandemia. "É um livro sobre relações, sobre convivência ou sobre ausência das convivências. Ele passa por diversas temáticas, como amor, política, perda, saudade e morte, que, desde 2020, ganharam uma outra dimensão poética e simbólica", conta Math’eus.
"A mensagem central do livro tem a ver com a necessidade de recriar o mundo, seja o mundo interno, pessoal, particular, seja as relações de convivência e distanciamento. O livro é esse sopro de esperança e, ao mesmo tempo, uma pulga atrás da orelha, para que a gente reviva e repense algumas relações", completa o autor.
A IV CALLE - Bienal de Performance acontece entre os dias 25 a 28 de novembro e conta com uma mostra de vídeo e a realização de performances presenciais nas ruas da cidade de São Paulo. A curadoria foi feita com artistas convidados dos quatro cantos do país e diversos países da América Latina (Brasil, Bolívia, México, Argentina, Colômbia). A programação conta com mais de 30 obras em formato de maratona virtual e também ocupação cultural de espaços públicos na cidade de São Paulo.
Serviço:
O quê: Lançamento do livro-performance "O Que Habita Inabitáveis Lugares" (Antípoda)
Quem: Math’eus Borges / @aosprimataspoeta
Quando: Dia 27/11, 19h, entrada gratuita
On-line na Página da Calle no Facebook onde é possível conferir a programação completa)
Presencial - Vila Itororó - Rua. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista, São Paulo - SP
O livro custa R﹩ 29,90 + frete e está à venda neste link (é possível comprar na hora pelo mesmo valor)
Sobre o livro
"O que habita inabitáveis lugares", do poeta Math’eus Borges, é um livro de poesia que trata das relações humanas durante a pandemia de Covid-19. A partir da abordagem de temas que ganharam uma nova perspectiva durante o isolamento social, o autor reflete sobre os novos tipos de relacionamentos e hábitos. O que habita inabitáveis lugares é uma publicação interativa, que convida o leitor a completar trechos e decidir desfechos, e faz parte do projeto "Ocupação Estanca", que explora diversos processos artísticos em parceria com outros artistas. A publicação foi ilustrada por Lucas Bandeira, editorada por Tiago Mine e conta com projeto gráfico de Juliana Travassos.
Sobre Math’eus Borges
Atualmente com 29 anos, nasceu em Suzano/SP numa quarta-feira de primavera. É neto de caipiras, caboclos, mestiças e analfabetos e graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em sua vasta experiência como artista e articulador cultural constam livros, filmes, performances, intervenções urbanas, um podcast dedicado a poesia falada (AosprimatasPodcast), idealização e curadoria de eventos culturais como "D’êscambô - Festival Multicultural", além de outras ações socioculturais, atuação em fóruns e redes, festivais e intercâmbios nacionais e internacionais, além de integrar comissões dedicadas ao debate e a implantação de políticas públicas em âmbito cultural. Math’eus também é ator, dramaturgo, arte-educador e iluminador, além de CEO da Okê! Produções Culturais e apaixonado por canetas de todos os tipos.
Mais informações sobre outras ações do projeto "Ocupação Estanca" no Instagram @aosprimataspoeta
Sobre a IV CALLE - Bienal de Performance
De 25 a 28 de novembro de 2021 será realizada a IV CALLE Bienal de Performance - 2021. É a primeira edição brasileira do evento que acontece desde 2015 em La Paz - Bolívia, idealizado, curado e gerido pela artista Alejandra Del Carpio. A edição brasileira é parte do projeto "Warmi Sankofa Ayni - Intercâmbio artístico cultural de mulheres latinas, negras e indígenas" contemplado pelo edital de Ocupação e Residências Artísticas do Polo Cultural Municipal e Criativo Vila Itororó, gerido pela artista Camila Andrade. Contando com curadoria de CorpusVulcânico/naranymireya e parceria da Okê! Produções Culturais em sua co-realização.
 
 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!