Offline
Editoras Unesp e Blucher promovem live com o Nobel de Física Roger Penrose
24/11/2021 14:37 em Mundo
Será na próxima terça-feira (30/11), às 15 horas, pelo Zoom. Penrose falará sobre o lançamento do seu último livro no Brasil, que traz argumentos mais sólidos acerca da teoria da consciência quântica.
Mais conhecido por seus estudos matemáticos que provaram a relação direta entre os buracos negros e a Teoria Geral da Relatividade, e que lhe renderam o Prêmio Nobel de Física em 2020, as contribuições de Roger Penrose à ciência são inúmeras. Uma delas foi tarefa ambiciosa de explicar cientificamente a consciência humana - assunto que é abordado com mais profundidade em seu livro Sombras da mente: uma busca pela ciência perdida da consciência (Editora Unesp, 2021) e sobre o qual ele falará em uma live de lançamento da obra no Brasil.
live, que acontece na próxima terça-feira (30/11), às 15 horas, será transmitida pela plataforma Zoom com tradução simultânea para o português. Para receber o link de acesso, é preciso se inscrever aqui . A mediação ficará a cargo do físico Rogério Rosenfeld, docente do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e vice-diretor do ICTP South American Institute for Fundamental Research.
Para Penrose, nenhum computador, seguindo os princípios algoritmos, conseguirá alcançar uma consciência artificial, uma vez que a consciência humana opera em um nível mais profundo, a partir da matéria, do espaço e do tempo. Seria preciso lançar mão da mecânica quântica para compreender plenamente o funcionamento da consciência.
Daí surgiu a teoria da consciência quântica, desenvolvida junto com Stuart Hameroff, do Centro de Estudos de Consciência da Universidade do Arizona (EUA), a qual propõe que as unidades menores do citoesqueleto dos neurônios - os microtúbulos - seriam os canais de transferência da informação quântica, a responsável pela consciência. No livro Sombras da mente, Penrose oferece uma argumentação mais poderosa e rigorosa sobre essa teoria.
live do lançamento do livro pela editora Unesp tem o patrocínio da Blucher , editora especializada em publicações científicas, com mais de 1.700 livros publicados e 19 prêmios Jabuti conquistados.
Sobre Roger Penrose: Professor da Universidade de Oxford, Roger Penrose é autor de The Emperor’s New Mind, best-seller que em 1990 recebeu o prêmio COPUS do Reino Unido para a escrita científica. Em 1988, recebeu o Prêmio Wolf de Física, compartilhado com Stephen Hawking, por sua contribuição conjunta para a compreensão do universo. Em 2020, foi laureado com o Prêmio Nobel de Física. É também autor do livro O grande, o pequeno e a mente humana, também lançado em português pela editora Unesp.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!