Vencedor de 2 prêmios no Festival de Gramado, "O Novelo" estreia dia 25 de novembro nos cinemas e plataformas streaming
24/11/2021 14:38 em Cinema
Longa-metragem, dirigido por Claudia Pinheiro e distribuído pela O2 Play, debate o universo masculino nos tempos atuais
Cartaz do filme "O Novelo", dirigido por Claudia Pinheiro
São Paulo, novembro de 2021 - Produzido por Luciano Reck e Diego Freitas da Parakino Studio, "O Novelo" chega às plataformas e cinemas selecionados no dia 25. A produção recebeu dois importantes prêmios no 49o Festival de Gramado: Melhor ator para Nando Cunha e melhor filme pela escolha do público. O longa recebeu ainda menção honrosa pela atuação de Isabel Zuaa e do elenco infanto-juvenil. Assista ao trailer aqui.
No longa, dirigido por Claudia Pinheiro, cinco irmãos são abandonados pelo pai e, após a morte prematura da mãe, acabam sendo criados pelo irmão mais velho. Um dia, já adultos, eles recebem a notícia de que um homem em coma em uma UTI pode ser o pai que os deixou. Na sala de espera do hospital, eles mergulham em conflitos e memórias e, através do tricô aprendido na infância, restabelecem o vínculo fraterno enquanto o estado do homem piora.
Cena do filme "O Novelo"
"Fazer esse filme foi uma grande alegria. Foi escrito e dirigido por mulheres para falar do tal universo masculino aprofundando relações fraternais, me senti falando de mim mesma, nascida em uma família grande e cheia de irmãos crescendo ao meu lado. Sei que toda a equipe e elenco também falaram e colocaram muito de si nesse trabalho e o resultado nos enche de orgulho", comenta a diretora Cláudia Pinheiro.
O longa-metragem, baseado na peça de mesmo nome de Nanna de Castro, também roteirista do filme, debate questões que permeiam o universo familiar como preconceito, sexualidade, machismo, vícios, traição, rancor, perdão e aceitação. Nele, personagens diversos em um elenco composto por Nando Cunha, Sérgio Menezes, Rocco Pitanga, Rogério Brito, Sidney Santiago Kuanza, Isabel Zuaa e André Ramiro, exploram as várias facetas da masculinidade.
"A relação entre pais e filhos, e entre irmãos é algo universal. Todos poderão se identificar, seja com algum aspecto dos personagens ou da história, e vão se emocionar, assim como aconteceu comigo quando li o roteiro pela primeira vez", conta um dos produtores Diego Freitas. "Como destacado pelos prêmios no Festival de Gramado, além da sensibilidade do roteiro e a precisão da Claudia na direção, o elenco do filme é a nossa cereja do bolo. Que privilégio ter um elenco tão talentoso e comprometido com o filme", finaliza Luciano Reck.
Serviço
"O Novelo" - direção de Claudia Pinheiro
Estreia dia 25 de novembro nos cinemas selecionados e nas plataformas de streaming
Ficha Técnica
Direção: CLAUDIA PINHEIRO
Produção: LUCIANO RECK E DIEGO FREITAS
Produção Executiva: LUCIANO RECK e ANA PAULA SILVA
Produção Associada: CLAUDIA PINHEIRO
Fotografia: CARLOS FIRMINO
Roteiro: NANNA DE CASTRO
1AD: YARA GUZMAN
Direção de Produção: LUCIANO RECK
Coord. de Produção: JOSÉ EDUARDO JORDÃO
Produção de Elenco: JOISI FREIRE
Edição: DIEGO FREITAS e BRUNO AUTRAN
Direção de Arte: THAIS ALBUQUERQUE BRAGA
Figurino: MELINA SCHLEDER
Maquiagem e Caracterização: SIMONE SOUZA
Som Direto: RENE BRASIL
Correção de Cor: ELY SILVA, ABC
Edição de Som: TOCO CERQUEIRA, TIAGO BELLO
Supervisor de Edição e Mixagem de
Som: TOCO CERQUEIRA
Música Original: ANDRÉ NAMUR e YANIEL MATOS
Sobre a Parakino Studio
A Parakino Studio foi criada em 2013 por Diego Freitas e Luciano Reck, e entre os principais projetos para o cinema, podemos citar a produção do longa-metragem de suspense "O Segredo de Davi", do diretor e roteirista Diego Freitas lançado em 2018, o longa "O Novelo", dirigido por Cláudia Pinheiro, além dos curtas "Sal", "A Volta para Casa" e "Flush" dirigidos por Diego Freitas, exibidos e premiados em diversos festivais.
Sobre a distribuidora O2 Play
A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes, e faz parte do grupo O2, que tem como sócios também o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand), como uma distribuidora digital.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!