Offline
Estúdio 41 apresenta Luz Teimosa, com fotografias do acervo da Galeria Utópica
30/11/2021 12:59 em Arte
• Mostra é a primeira de um projeto contínuo do Estúdio 41 que trará, anualmente, acervos fotográficos de outras galerias brasileiras.
• Pioneira na apresentação de fotografias do início do século XX no mercado brasileiro, a Galeria Utópica dedica-se exclusivamente à fotografia
Fernando Lemos | Luz teimosa
Estúdio 41 recebe a exposição Luz Teimosa, uma seleção de 35 fotografias de 12 fotógrafos representados pela Galeria Utópica (antiga FASS), espaço que se ocupa em pesquisar a fotografia moderna, a ligação entre fotografia e literatura, o fotojornalismo e vários outros assuntos atiçados pela curiosidade e contribuições de seus colaboradores e parceiros. Essa é a terceira mostra do Estúdio 41, inaugurado em agosto de 2021.
Luz Teimosa é a primeira de um projeto contínuo do Estúdio 41 que trará, anualmente, acervos fotográficos de outras galerias brasileiras. Segundo o curador da mostra, o escritor Diógenes Moura, a ideia é oferecer ao público a oportunidade de contemplar a seleção de um determinado acervo a partir do olhar de um outro espaço. "É a possibilidade de uma outra leitura, como se fossem novas páginas de um livro a partir dessa seleção", argumenta. Os fotógrafos que constam na exposição Luz Teimosa são Annemarie Heinrich, Fernando Lemos, German Lorca, Jean Manzon, Luiz Carlos Barreto, Martín Chambi, Miro, Guillermo Srodek-Hart, Guadalupe Miles, Hiroshi Watanabe, Carlos Moreira e André Cunha.
O título da exposição, Luz Teimosa, é também o nome de uma das cinco fotografias de Fernando Lemos (1926 - 2019) que compõem a mostra. "Ela é uma fotografia profundamente literária; tem a ver com o desejo de um fotógrafo de enxergar o que está do outro lado, algo que só é possível quando se tem luz", argumenta Diógenes, reforçando que Lemos foi um fotógrafo e poeta de nome definitivo na história da fotografia. "Luz Teimosa é a poética de Fernando Lemos e todas as declinações, desejos e possibilidades para alguém que leia esse título possa criar", afirma.
A seleção de fotografias que compõem a mostra cria novas relações entre as imagens do acervo da Galeria Utópica, possibilitando que o público conheça as obras curadas por um escritor, editor e curador de fotografia. É necessário lembrar que um dos intuitos do Estúdio 41 é reforçar a profunda ligação entre fotografia, imagem e literatura.
No dia 9 de dezembro, quinta-feira, 18h, Diógenes se reúne com Pablo de Giulio, fundador da Galeria Utópica, para uma conversa aberta ao público no Estúdio 41. Atualmente, a Utópica representa as obras de 17 fotógrafos. Além deles, seu acervo conta com obras de mais de 30 artistas consagrados, como os brasileiros Luiz Carlos Barreto e Voltaire Fraga.
Estúdio 41
Um espaço voltado à reflexão e discussão sobre o fazer artístico da fotografia. Esse é o mote do Estúdio 41, projeto que ocupa o conjunto 41 do prédio 1254 da Rua Pedroso Alvarenga, no Itaim Bibi, zona sul de São Paulo. Com direção artística do curador e escritor Diógenes Moura e comandado pela fotógrafa Dani Tranchesi e sua sócia Paula Rocha, o novo espaço cultural vai apresentar projetos de fotógrafos emergentes e consagrados em uma programação de exposições, exibição de filmes, lançamento de livros e conversas sobre a linguagem fotográfica.
Serviço:
Luz Teimosa
Período expositivo: 30 de novembro de 2021 a 8 de janeiro de 2022Endereço: Rua Pedroso Alvarenga, 1254, cj 41, Itaim BibiFuncionamento: Terça a sexta, das 13h às 18; e sábados, das 11h às 13h, com horários agendados via Whatsapp: 55 11 99452 3308.
Conversa com o fotógrafo e galerista Pablo de Giulio e o curador Diógenes Moura
Quando: 9 de dezembro, quinta-feira, às 18h
Lotação: 15 pessoas
Presencial e gratuita
 
Instagram
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!