Museu do Ipiranga lança linha do tempo digital
01/12/2021 12:21 em Arte

Por meio de plataforma interativa, é possível explorar os fatos históricos sobre a Independência do Brasil e a construção do Edifício-Monumento, bem como a evolução das obras atuais de restauro e ampliação e o cuidado dispensado ao acervo no período em que o Museu ficou fechado; para acessar, clique aqui
Baixe fotos históricas do Museu do Ipiranga e prints da Linha do Tempo neste link
A cada dia mais próximo da reabertura, o Museu do Ipiranga lança uma linha do tempo digital e interativa, com recursos de vídeo, áudio, imagens e arquivos. Desenvolvida em parceria com a plataforma Timelinefy, a Linha do Tempo do Museu é dividida em três vertentes: a primeira delas, contendo os principais fatos históricos envolvendo a Independência do Brasil e a construção e história do Museu; a segunda, com a cronologia das obras de ampliação e restauro do Edifício-Monumento; e por fim, uma linha que conta o cuidado com o acervo durante as obras. À medida que a obra avança, a linha do tempo será atualizada periodicamente, até a sua conclusão.
Por meio de recursos audiovisuais e ferramentas de conexões entre as linhas, a plataforma possibilita o entendimento das relações entre eventos do passado e do presente, conectando a história do país, do Museu, do acervo e das obras atuais em uma experiência interativa. A linha do tempo conta com recursos de acessibilidade, como libras e audiodescrição, e será disponibilizada gratuitamente no novo site da instituição, a ser lançado em breve. Até lá, o conteúdo pode ser acessado na plataforma parceira, neste link .
"Ao longo desses quase dez anos em que esteve fechado, o Museu do Ipiranga realizou inúmeras atividades em diversas frentes. Agora, já em contagem regressiva para a reabertura, é fundamental retomarmos esta memória", comenta a professora Solange Ferraz de Lima, presidente da Comissão de Cultura e Extensão do Museu do Ipiranga. "Com a Linha do Tempo, o público terá a oportunidade de entender em profundidade a trajetória deste projeto de restauro sem precedentes no Brasil, assim como as diversas frentes de atuação que compõem o Novo Museu do Ipiranga", conclui.
Todo o conteúdo foi reunido por meio de um trabalho cuidadoso de pesquisa, coordenado pelas equipes do Museu. Já a coordenação de pesquisa ficou por conta da pesquisadora Clara Sampaio, da equipe da Timelinefy, responsável pela produção. Para Clara, "o projeto torna possível uma valorização e consolidação da memória e do patrimônio, pois amplia o acesso a essa história. Ao mesmo tempo, contribuirá também para diversificar a experiência dos visitantes, que vão poder conhecer algumas das principais transformações passadas pelo Museu ao longo dos últimos dois séculos."
A Linha do Tempo do Museu do Ipiranga é uma das diversas ações que fazem parte da programação que antecede a reinauguração do Museu, marcada para setembro de 2022, no Bicentenário da Independência.
Sobre a Timelinefy
A Timelinefy é uma startup portuguesa que permite a criação de linhas do tempo digitais e interativas usando fotos, vídeos, arquivos e áudios. A plataforma pode ser usada para explorar conteúdos já criados ou apresentar informações e histórias a partir da criação de uma conta. Direcionada para a arte, cultura, história e educação, foi idealizada pelo brasileiro e CEO da empresa, Rogério Almeida, e conta com equipe no Brasil e em Portugal.
Museu do Ipiranga - USP
Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga é sede do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, e seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura. A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu Paulista e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP). As obras se iniciaram em outubro de 2019 e a expectativa é que o museu seja reaberto em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Para mais informações sobre o restauro, acesse o site museudoipiranga2022.
O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.
As obras do Novo Museu do Ipiranga são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura.
Patrocinadores e parceiros: BNDES, Fundação Banco do Brasil, Vale, Bradesco, Caterpillar, Comgás, CSN - Companhia Siderúrgica Nacional, EDP, EMS, Itaú, Sabesp, Santander, Banco Safra, Honda, Raízen, Postos Ipiranga, Pinheiro Neto Advogados, Atlas Schindler, Novelis, GHT, Nortel e Dimensional.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!