Offline
Instituto Ribeirão 2030 lança livro sobre voluntariado
13/12/2021 09:35 em Literatura
Publicação frisa a importância do voluntariado para a construção de uma cidade melhor e registra ações promovidas pelo Instituto

No dia 14 de dezembro, o Instituto Ribeirão 2030 lança o livro "De Mãos Dadas - como o voluntariado de Ribeirão Preto transforma vidas e a cidade", escrito pelo jornalista José Manuel Lourenço e editado pela Outras Palavras. O lançamento acontece na Biblioteca Sinhá Junqueira, às 19h.

Com enfoque no voluntariado, o interesse de retratar histórias marcantes na cidade de Ribeirão Preto e fazer um traçado sobre a ação voluntária no país surgiu pela vivência e experiência dos integrantes voluntários do Instituto no planejamento de 10 anos da cidade de Ribeirão Preto.

Para o presidente do Instituto, Eduardo Marchesi de Amorim, a obra vem para incentivar mais pessoas a terem um novo olhar diante ciclo de convívio e a consciência da importância de pequenos atos voluntários para a melhora da cidade como um todo. 

“Quando você acaba intensificando, dando consistência e tendo um maior número de pessoas se envolvendo no trabalho voluntário você vai contagiando. Acreditamos que acaba transmitindo ao parlamento e setores públicos uma outra cultura, que é uma cultura de acostumar a monitorar, defender sempre o interesse coletivo em detrimento ao individual, a gente acha que é uma prioridade, está entre as primeiras coisas para conseguir fazer uma mudança”, afirma.

Cultura essa que também impactou o escritor do livro, José Manuel. Ele divide a experiência de produção da história em dois impactos: positivo e negativo. Como positivo, a estruturação profissional que as ações voluntárias vêm ganhando no país e em Ribeirão Preto, qualificando os resultados finais. Como negativo, a constatação do fracasso do Poder Público em prover os cidadãos de políticas eficientes para a contenção de problemas estruturais. A conclusão final é de que a importância do voluntariado é enorme para a melhora da cidade.

“Na minha opinião, a prática do voluntariado provoca um duplo ganho: para a comunidade que está sendo alvo das ações desses voluntários, unidos em torno de um determinado projeto. Depois, há um segundo ganho, que é pessoal, em termos de crescimento como indivíduo, com mais interação com a comunidade onde está envolvido. Há estudos, inclusive, que mostram ganhos em termos de qualidade de vida, principalmente no caso de sêniores que praticam o voluntariado”, conclui.

Serviço

Lançamento do livro "De Mãos Dadas - como o voluntariado de Ribeirão Preto transforma vidas e a cidade"

Data: 14/12 (terça), 19h

Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547, Centro)

Evento aberto ao público e gratuito.

Livro

Valor: R$ 49,99 no local

Todo o valor será revertido para projetos da entidade.

 

Imagens relacionadas

livro terá arrecadação revertida para projetos do Instituto Ribeirão 2030Divulgaçãobaixar em alta resolução

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!