Fábricas de Cultura realizam programação especial de férias, com oficinas presenciais e virtuai
18/01/2022 07:21 em Brasil
Fotos: André Hoff/Divulgação

Imagens por download:

Fotos gerais das Fábricas de Cultura e imagens de divulgação das atividades -- Clique aqui.

Ps: os créditos estão nas próprias nomenclaturas das fotos.

 

Ao longo do mês de janeiro, as Fábricas de Cultura da Zona Norte, Sul e Diadema oferecerão mais de 80 atividades que exploram diversas linguagens artísticas 

Em janeiro, quem estiver buscando uma atividade divertida já tem endereço certo. As Fábricas de Culturaprograma da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciadas pela Poiesis, estão com uma programação especial para o mês de férias. A partir de 18 de janeiro, pessoas de todas as idades poderão explorar as linguagens da dança, circo, música, escrita criativa, artes visuais, capoeira, teatro, foto e vídeo, de maneira livre e lúdica. 

São mais de 80 atividades, todas gratuitas e sem necessidade de inscrição, distribuídas em formato online, com vídeos acessíveis pelo canal de YouTube das Fábricas de Culturae no formato presencial nas unidades da Zona Norte (Brasilândia, Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha), Sul (Capão Redondo e Jardim São Luís), e Diadema. Confira a programação: 

No dia 18 de janeiro, às 10h, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís realiza a oficina virtual “Escritores-Caminhantes”, que propõe uma caminhada pelo bairro ou pela cidade para o encontro da poética na escrita. A narrativa também terá espaço na Fábrica de Cultura Diadema com a oficina “Criação de Roteiros”. Virtual, a atividade ensinará os princípios e técnicas da elaboração de roteiros para o cinema e teatro no dia 25 de janeiro, às 10h30. 

O público infantil será contemplado em diversas atividades. No dia 18, às 16h, a Fábrica de Cultura Jaçanã realiza a atividade online “Brincadeiras Cantadas”, voltada para crianças a partir dos 6 anos. Já a oficina “Construção de óculos 3D” é a atividade indicada para a turma a partir dos 10 anos. 

Realizada pela Fábrica de Cultura Jardim São Luís, a atividade propõe um passo a passo para construir óculos 3D usando cartolina/Papel Cartão, lápis de cor ou canetinha, papel celofane vermelho e azul, cola, fita adesiva e tesoura sem ponta. A atividade virtual ocorrerá no dia 21 de janeiro, às 15h. 

Quem estiver passando pela Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha no dia 19 de janeiro, às 14h30, poderá participar da oficina presencial “Introdução à Técnica Vocal”. A atividade apresenta os princípios básicos da técnica vocal, como respiração, registros e ressonância a partir de jogos para exploração da voz. 

A música também estará presente na Fábrica de Cultura Brasilândia por meio da oficina presencial “Harmonia do Jazz e da Bossa Nova”, que apresentará as progressões harmônicas mais constantes usadas nesses estilos no dia 26 de janeiro, às 18h. 

Já no dia 20, o YouTube das Fábricas de Cultura estará movimentado. A Fábrica de Cultura Brasilândia realiza, a partir das 10h, a oficina “Construção de Stickers”, que consiste no aprendizado de uma técnica de arte urbana: a criação de adesivos (stickers) de formas simples com materiais que o público pode ter em casa. 

Às 16h, a Fábrica de Cultura Jaçanã incentiva um resgate das histórias das mulheres da família dos participantes com a atividade “Escritas de Si: mulheres, memórias e processos de criação”. A oficina propõe exercícios de escrita dramatúrgica a partir das memórias de ancestrais despertadas por objetos biográficos. 

O resgate da memória também será o foco da oficina “Fotografia e Memória: Passado”, que será realizada presencialmente na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha no dia 26 de janeiro, às 14h30. A atividade busca estimular o autoconhecimento e a autorrepresentação através de abordagens sobre o corpo e o espaço em interação com a fotografia. 

A autorrepresentação também terá espaço na Fábrica de Cultura Capão Redondo. Na oficina “Autorretrato”, os participantes irão aprender o passo a passo de como criar um autorretrato utilizando recursos do desenho, proporção de rosto e texturas e formatos diferentes de cabelos. A atividade acontece no dia 27 de janeiro, às 16h. A Fábrica de Cultura Capão Redondo também realizará a oficina presencial “Me Cuidando”, no dia 27 de janeiro, às 14h, que ensinará exercícios de relaxamento. 

Os amantes da ação poderão participar da oficina “Acrobacias para cenas”, na Fábrica de Cultura Diadema, realizada no dia 27 de janeiro, às 14h. O encontro passará o aprendizado de alguns saltos básicos de circo para aqueles que desejam ser capazes de fazer grandes cenas de ação ou cenas inusitadas de comédia. Confira a programação completa no site das Fábricas de Cultura e no portal +Cultura. 

Todos os visitantes dos equipamentos culturais gerenciados pela POIESIS deverão apresentar o comprovante de vacinação com as duas doses. (Decreto 60.989 da PMSP). 

SERVIÇO 

Fábrica de Cultura Jaçanã

Brincadeiras Cantadas

Data: 18/01, terça-feira, às 16h

Faixa etária: A partir de 6 anos

Plataforma: Youtube

Escritas de Si: Mulheres, Memórias e Processos de Criação

Data: 20/01, quinta-feira, às 16h

Faixa etária: A partir de 18 anos

Plataforma: Youtube

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Escritores-Caminhantes

Data: 18/01, terça-feira, às 10h

Faixa etária: A partir de 15 anos

Plataforma: Youtube

Construção de Óculos 3D

Data: 21/01, sexta-feira, às 15h

Faixa etária: A partir de 10 anos

Plataforma: Youtube

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Introdução à Técnica Vocal

Data:19/01, quarta-feira, às 14h30

Faixa etária: A partir de 12 anos

Local: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha - Rua Franklin do Amaral, 1575 - Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo/SP

Atividade presencial.

Capacidade limite: 20

Fotografia e Memória - Passado

Data: 26/01, quarta-feira, às 14h30

Faixa etária: Livre

Local: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha - Rua Franklin do Amaral, 1575 - Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo/SP

Atividade presencial.

Capacidade limite: 15

Fábrica de Cultura Brasilândia

Construção de Stickers

Data: 20/01, quinta-feira, às 10h

Faixa etária: A partir de 12 anos

Plataforma: Youtube

Harmonia do Jazz e da Bossa Nova

Data: 26/01, quarta-feira, às 18h

Faixa etária: A partir de 14 anos

Local: Fábrica de Cultura Brasilândia - Av. General Penha Brasil, 2508 - Brasilândia - São Paulo/SP

Atividade Presencial

Capacidade limite: 10 vagas

Fábrica de Cultura Diadema

Criação de Roteiros

Data: 25/01, terça-feira, às 10h30

Faixa etária: A partir de 14 anos

Plataforma: Youtube

Acrobacias para Cenas

Data: 27/01, quinta-feira, às 14h

Faixa etária: A partir de 12 anos

Local: Fábrica de Cultura Diadema - Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 - Centro - Diadema/SP

Atividade Presencial

Capacidade limite: 15

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Me cuidando

Data: 27/01, quinta-feira, às 14h

Faixa etária: 14 anos

Local: Fábrica de Cultura Capão Redondo - Rua Bacia de São Francisco, s/n - Conjunto Habitacional Jardim São Bento - São Paulo/SP

Atividade Presencial.

Capacidade limite: 12

Autorretrato

Data: 27/01, quinta-feira, às 16h

Faixa etária: Livre

Plataforma ou local: Youtube

------

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Diadema

Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 - Centro - Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

Funcionamento das unidades (bibliotecas e atendimento ao público para demais serviços): de Terça a sexta, das 9h às 19h. Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís e Diadema oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks).

Para os contatos de e-mail clique aqui.

Devido à pandemia da Covid-19, a programação cultural vem ocorrendo de forma on-line. Todas as atividades são gratuitas. Saiba mais no hotsite +Cultura e no site das Fábricas de Cultura.

*Sujeito às mudanças mediante orientações dos órgãos responsáveis.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020 e 2021, o Programa Fábricas de Cultura - instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis - conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural. 

SOBRE A POIESIS

 

A Poiesis -- Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!