Offline
Prazo de consulta pública para a indicação de jurados do Prêmio Jabuti vai até 27 de abril
20/04/2022 15:49 em Brasil

Nomes podem ser encaminhados por meio de formulário disponívelno site do prêmio

 

Desde a sua criação em 1958, o Prêmio Jabuti consolidou-se como a principal referência entre as premiações do mercado editorial brasileiro. Patrimônio cultural do país, o Jabuti reconhece e divulga a potência da produção nacional, com a valorização de cada um dos elos que formam a cadeia do livro, dialogando com os diversos públicos leitores e, junto com eles, assimilando as mudanças da sociedade.

Nesta edição, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) oferece ao público a oportunidade de recomendar nomes ou de autoindicação para a composição do júri do Prêmio Jabuti. A iniciativa se faz por meio da consulta pública, que tem prazo até 27 de abril de 2022.

Para participar, basta preencher o formulário disponível no site. Os indicados são verificados e validados pelo Conselho Curador, responsável por selecionar personalidades e profissionais de todo o País para constituir o júri.

Já o prazo para as inscrições segue até 26 de maio. Pelo sexto ano consecutivo, os valores das inscrições não foram alterados. E, pelo segundo ano seguido, haverá desconto de 10% para todas as inscrições realizadas nos primeiros 30 dias. Ou seja, até as 23h59 do dia 27 de abril de 2022 (horário de Brasília). A promoção é válida para todos os participantes: Associados CBL, Autores Independentes, Associados a Entidades Congêneres e Não Associados da CBL em todos os tipos de inscrição: Obra individual ou Coleção.

Assim como na última edição, o editor e tradutor Marcos Marcionilo está à frente da curadoria da premiação. Marcionilo possui experiência de mais de 40 anos no mercado editorial. Juntam-se a ele no conselho curador especialistas e profissionais de múltiplas áreas do conhecimento: Bel Santos-Mayer, Camile Mendrot, Luiz Gonzaga Godoi Trigo e, pela primeira vez, Rodrigo Casarin. Clique aqui para conhecer o perfil de cada um deles.

“A consulta pública é fundamental para conseguirmos conhecer jurados fora do radar, ecoando os diversos discursos. É uma forma plural de encontrar diferentes olhares que contribuem com a produção literária brasileira”, ressalta Rodrigo Casarin, membro do Conselho Curador do 64º Prêmio Jabuti.

Segundo Vitor Tavares, presidente da CBL, a edição deste ano consolida ainda mais o processo de aperfeiçoamento da premiação: “O Jabuti de 2022 mostra sua relevância diante das necessidades do público leitor. As mudanças realizadas evidenciam que o objetivo é difundir a abrangência do prêmio, com a consolidação dessa nova formatação”, afirma.

Acesse o site do Prêmio Jabuti aqui e confira todos os detalhes da 64ª edição, e clique aqui para ler o regulamento completo.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!