Offline
‘Prisioneiros da Biblioteca’ usa a aventura para mostrar a importância da leitura
20/05/2022 10:36 em Literatura

Falta de interesse pelo conhecimento leva garoto a mudar os rumos de uma cidade na história fantástica lançada pela Editora Melhoramentos 

 

Qual é uma das principais rodas que giram a humanidade? A busca pelo conhecimento, certo? Mas na vila em que o jovem Tobias Vergalhão mora, o mundo parece seguir na direção contrária. Lá, não há a mínima curiosidade pelo que não se sabe. O único momento em que as pessoas se interessam em entrar na biblioteca local é para participar de um estranho desafio chamado ‘A busca do livro ideal’, que ocorre - acreditem! - a cada dez anos. Mas isso tudo pode mudar. Pelo menos é o que conta o livro Prisioneiros na Biblioteca, do premiado escritor Manuel Filho, com coloridas e muito benfeitas ilustrações de Walmir S. Archanjo. Trata-se de uma aventura que mostra, em todos os seus ‘obstáculos’, a importância de se dedicar à leitura.

Para entender o que está acontecendo em sua cidade, Tobias vai atrás da história por trás desse desafio estranho, realizado para homenagear um homem, o Dandy, que desapareceu de forma misteriosa dentro da ‘casa dos livros’ e teria sido comido por um monstro. E o mais curioso é que, após trinta anos fechada, a biblioteca passou a ser reaberta para essa competição que tem como objetivo achar um livro não para ler, mas sim para servir de apoio para portas.

“Mesmo quando estava aberta, a biblioteca não era muito frequentada, e a leitura, pouco incentivada. O que tinha importância eram os cálculos. Todo mundo, desde muito cedo, aprendia matemática, pelo menos as regras básicas, pois, assim, todos conseguiam calcular coisas importantes”, conta Tobias.

Quando decide iniciar a investigação, o protagonista, ao lado de seu pai, descobre que os livros também servem para obter conhecimento, ainda que todas as publicações parecessem servir apenas para bater na cabeça de alguém e estivessem sempre faltando páginas.

Já dentro da biblioteca, os dois encontram sombras e tremores muito estranhos, as paredes caem aos poucos, as estantes desmoronam e o caos se instala. Quando a porta se fecha, só lhes resta percorrer os labirintos da biblioteca e aproveitar a oportunidade para usar os livros de uma outra forma e descobrir o caminho de volta para casa. Será que eles vão conseguir?

 

O autor

Manuel Filho tem um segredo para contar: Você já teve medo de contar uma história? Às vezes, isso pode ser perigoso. Mas, ao mesmo tempo, é difícil guardar um segredo. Olha, vou confessar, já li alguns, contudo, estou pensando se posso revelá-los; e se me colocar em apuros? Não quero nenhuma árvore caminhante na minha porta ou um monstro marinho que canta desafinado. Mas posso falar de algumas das minhas aventuras: escrevi um livro com os gigantes Mauricio de Sousa e Ziraldo, o MMMMM Mônica e Menino Maluquinho na Montanha Mágica, quando juntamos, pela primeira vez, essas duas queridas turminhas. Além disso, sou ator e cantor, ganhei prêmios literários, como o Jabuti, e viajei por lugares que me mostraram histórias incríveis, como Egito, Índia e Pantanal. Tenho outros livros aqui pela Melhoramentos.

Ficha técnica

Obra: Prisioneiros na Biblioteca

Autores: Walmir S. Archanjo

Número de páginas: 152

Altura: 21 cm

Largura: 14 cm

ISBN: 978-65-5539-050-6

Preço sugerido: R$ 54,90 

Sobre a Editora Melhoramentos

A Melhoramentos é um grupo que atua em diferentes segmentos há mais de 130 anos, e se posiciona como agente de transformação no mundo, realizando, empreendendo e sendo protagonista do futuro em seus negócios.

A editora Melhoramentos, fundada em 1915, assim como as demais empresas do grupo, tem um legado que atravessa gerações. Acredita em seu papel de estimular mudanças e desafiar. Busca, através da cultura e do entretenimento, levar conhecimento, inspirar as pessoas, e provocar transformações.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!