Offline
Projeto inédito promove publicação de autoras estreantes de todo país
03/06/2022 16:21 em Literatura

O Pé de Amora seleciona autoras pouco conhecidas para publicar minilivros que são entregues em mais de 20 estados brasileiros 

Clique Para Download
Contos “Pé de Amora”

03/06/2022 - A Amora, clube de assinatura de livros escritos por mulheres, nasceu com a missão de incentivar e divulgar as narrativas femininas. Ao criar o clube, conversar com autoras e pesquisar os títulos para fazer parte da curadoria, os fundadores descobriram que poderiam ir mais longe. E foi assim que surgiu o Pé de Amora, um projeto que tem como objetivo selecionar contos inéditos de escritoras estreantes ou pouco conhecidas, que estejam iniciando sua trajetória na ficção, para publicar minilivros que são entregues aos assinantes em mais de 20 estados brasileiros.

Com isso, estão sendo revelados grandes talentos. "Nos deparamos com textos surpreendentes e criamos oportunidades para que essas autoras sejam lidas por mais pessoas e alcancem leitoras e leitores de diferentes cantos do Brasil. Foi a forma que encontramos de nos aprofundarmos ainda mais na missão de dar visibilidade às histórias contadas por mulheres diversas", conta Fernanda Ávila, sócia-fundadora da Amora.

Já na primeira etapa da seleção, foram lidos mais de 40 contos. Uma amostragem importante do potencial desse projeto. O primeiro conto selecionado e enviado na caixinha do mês de março chama-se "Coração (In)divisível" e foi escrito pela curitibana Daniélle Carazzai. Uma peça curta e densa, que mistura delicadeza e absurdo, contada por um narrador que vai se revelando aos poucos a partir de uma experiência social: cortar seus dedos. "Um conto que nos deixou sem fôlego e nos fez acreditar ainda mais nesse projeto. Há muitas autoras talentosíssimas a serem descobertas, publicadas e divulgadas", completa Fernanda. 

Clique Para Download
Caixa mensal Amora Livro

No mês de abril, foi a vez de "Boleia", da carioca Clarisse Escorel. Uma história encantadora sobre uma menina que embarca numa aventura de verão para Búzios, ao lado do namorado. Em maio, a autora estreante selecionada pela curadoria foi a paulistana Clara Varandas, com o misterioso "Uma cobra passou pelo meu sono". Na caixinha de junho será a vez de Laís Romero, nascida em Teresina, Piauí, revelar seu talento no conto "Amor dos Antigos", uma narrativa cheia de delicadezas e sentimentos conflitantes que revela a diversidade de vozes que compõem a literatura brasileira feita por mulheres.

O projeto Pé de Amora conta com a parceria de estudantes, professoras e professores do Curso de Letras Português-Inglês da PUCPR, que fazem leitura crítica, revisão e desenvolvem pareceres dos textos selecionados. Para participar da seleção, o único critério é que as autoras não tenham nenhum livro publicado. Os contos (de até 2.500 caracteres) devem ser enviados para contato@amoralivros.com.br com uma breve biografia da escritora.

Para conhecer todos os detalhes do Pé de Amora e do clube de assinaturas Amora Livro, basta acessar o site ou os perfis oficiais do clube no Instagram ( amoralivros_brasil) e no Facebook ( amoralivrosbrasil).

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!