Programação do Museu Casa de Portinari tem brincadeiras, jogos, artesanato e exibição de documentário
17/06/2022 11:34 em Arte

Totalmente gratuita, a agenda ainda vai compartilhar, pelas mídias sociais, curiosidade sobre a obra "Jesus", pintada por Candido Portinari em 1941

Aos finais de semana, sempre das 10h às 16h, educadores do Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realizam jogos e brincadeiras tradicionais que remetem aos tempos de infância de Candido Portinari. Peteca, pião, bolinhas de gude, bugalha, bilboquê, amarelinha, além de livros infantis sobre a obra do artista. 
As atividades fazem parte do projeto “Família no Museu” e acontecem nos jardins da instituição, considerado um dos ambientes mais queridos da casa da família Portinari em que o artista viveu a infância e parte de sua adolescência, e para onde Candinho retornava para longas temporadas repletas de amor pela terra natal e de inspiração para suas obras.
Além disso, no sábado (18), das 10h às 16h, os jardins do Museu Casa de Portinari também serão palco da tradicional Feira de Artesanato que vai expor trabalhos desenvolvidos por artesãos de Brodowski. No mesmo dia, só que às 14h, pelas mídias sociais, a instituição compartilha a ação “Acervo em Segundos”, mostrando curiosidade sobre a obra “Jesus”, produzida por Candido Portinari em 1941. 
Já no domingo (19), às 14h, também nos perfis da instituição no Instagram e no Facebook, o projeto virtual "Portinari Por Eles" vai contar o que Guilherme Figueiredo, autor e dramaturgo brasileiro, falou sobre Candido Portinari. 
Outro destaque na programação é a ação “Quartas com Arte”, a ser realizada na próxima quarta-feira (22), às 19h, na sala principal do museu, com a exibição do documentário “Ateliê Portinari - Técnicas de Pintura: Afresco”. No mesmo dia, só que às 14h, a instituição vai compartilhar, pelas mídias sociais, a Feira de Artesanato virtual, exibindo o trabalho desenvolvido por artesãos de Brodowski (SP). É uma forma de incentivar e contribuir com a economia criativa. Na legenda do vídeo será possível encontrar o contato para aquisição das peças.
Visitação
O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 - Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.
Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.

Imagens relacionadas

baixar em alta resolução

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!