Cinco anos sem o médico e escritor Moacyr Scliar
25/02/2016 14:51 em Literatura
Dentre seus mais de 70 livros, o autor também se dedicou a títulos voltados ao
público infanto-juvenil que foram publicados pela Editora Moderna 

 

No dia 27 de fevereiro de 2011, o país perdeu um grande mestre da literatura brasileira. Médico e escritor, Moacyr Scliar publicou 75 livros, além de crônicas para jornais e revistas. Seu legado consiste em contos, romances, ensaios e obras também voltadas para a literatura infanto-juvenil. O autor gaúcho recebeu prêmios literários como o Jabuti e o da Casa de las Américas, entre outros. Foi membro da Academia Brasileira de Letras, colaborador de diversos órgãos da imprensa e teve textos adaptados para cinema, teatro, tevê e rádio. Caso estivesse vivo, Moacyr completaria 78 anos nesse ano.

Pela Editora Moderna, Moacyr Scliar tem três livros publicados, direcionados ao público infanto-juvenil. Confira abaixo:

 capa_a palavra mágica

A palavra mágica - Ao lermos o título da obra "A palavra mágica", surge o questionamento de que palavra é essa! Seria tal como aparece nos contos maravilhosos que ouvimos desde criança? Diferentemente dessa hipótese, ao contar a história do intratável Lucídio, brigado há muito com a família e reconduzido ao afeto familiar pela disponibilidade amorosa de seu neto Pedro, o autor vai aos poucos, revelando os múltiplos significados da "palavra mágica". Ficamos sabendo que, apesar de toda palavra mágica possuir poderes extraordinários, nessa história trata-se de uma palavra comum. Pois não é que existe magia em cada história contada? Porque "quando o escritor sabe contar uma boa história ele mexe com a gente, não é mesmo? É como se a gente estivesse vivendo outra vida, a vida das personagens".

 capa_perna scurtas As pernas curtas da mentira - A imaginação humana serve tanto para criar novas e fascinantes formas de sentir e agir, como para inventar mentiras, desde as inocentes até as mais perigosas calúnias. Mas o que fazer quando somos levados a mentir por compaixão ou por amizade? Neste livro, o enredo fornece elementos para discutir o tema da mentira e as suas consequências.
capa_colina  dos  suspiros  A Colina dos suspiros - Futebol, em Pau Seco, é o que move ou paralisa a cidade. O estádio fica ao lado do cemitério. Rubinho, a possível salvação dos ‘paussequenses’, é o jogador revelação da cidade, mas sofre uma humilhação pública, ao revelar seu medo de marcar um gol em frente ao túmulo do falecido ídolo Bugio. Desaparece, e só tem um desejo: vingança. Trata-se de um momento decisivo em sua vida. Com humor e sutileza, questões éticas, políticas, sociais, familiares, amorosas, o bem e o mal são discutidos pelo autor.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!