Em tempos de crise, a recomendação dos especialistas em gestão é exercer a criatividade. Isso inclui o desenvolvimento de produtos e serviços ou mesmo a atualização e o aprimoramento do portfólio que a empresa já possui.
Ao iniciar um plano para inovar e oferecer novos produtos, a primeira barreira a ser enfrentada pelo empresariado parece ser o alto investimento em pesquisa e desenvolvimento. A solução para este desafio pode vir justamente do segmento mais inovador da economia atual, o mercado de startups.
Utilizando o chamado Minimum Viable Product, ou produto mínimo viável, o empreendedor consegue desenvolver inovações com o mínimo de investimento, validando suas propostas junto aos cliente de forma rápida e eficaz.
O assunto será tema de um workshop aberto e gratuito que o programa de aceleração de startups SEVNA Seed irá oferecer na próxima terça-feira (1º de março), às 14h30, no auditório do SUPERA Parque.
O treinamento será ministrado por João Paulo Geroldo, fundador da 2gather Tecnologia e mentor do programa de aceleração de startups SEVNA Seed. As vagas são limitadas e serão disponibilizadas conforme critério do SEVNA Seed, que buscará priorizar a distribuição igualitária a todos os interessados. As inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.ly/SEVNASeed ou no aplicativo EarUp (http://www.earup.com.br/sevna).
De acordo com Geroldo, este processo de inovação continuada, que envolve protótipos e a validação junto aos clientes antes mesmo de ter um produto acabado, é utilizado hoje por empresas de todos os portes, desde startups até organizações tradicionais.
“O empresário pode desenvolver protótipos sequencialmente, expondo a evolução de seu produto ou serviço para o cliente. Desta forma, vai ajustando o que precisa ser desenvolvido e excluindo o que não agrega valor”, explica.
Segundo Geroldo, a técnica se encaixa em diferentes tipos negócios, como uma empresa da área de alimentação ou em uma fábrica de software, por exemplo, e tanto em empresas que lidam diretamente com o consumidor no varejo ou com clientes corporativos, e até mesmo uma empresa consolidada se beneficia de interação com o cliente ao longo do processo de desenvolvimento de produto para minimizar erros “O que pode variar é forma de validação. Mas o conceito é o mesmo: envolver o cliente no processo de inovação”, completa Geroldo.
Serviço:
Workshop Aberto Sevna Seed: Minimum Viable Product
João Paulo Geroldo
1º de março, 14h30
Gratuito
Auditório do SUPERA Parque
inscrições: http://bit.ly/SEVNASeed