Offline
Sesc SP apresenta programação variada na 22ª edição da FIL
15/08/2023 00:09 em Literatura

 

Em nove anos de parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto para realização da Feira Internacional do Livro, esta é a participação mais significativa da instituição, com mais de cem atividades gratuitas oferecidas

 

Ribeirão Preto (SP), Agosto de 2023 – Pelo 9º ano seguido, o Sesc-SP – Serviço Social do Comércio é parceiro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto na realização da FIL – Feira Internacional do Livro, que será realizada entre os dias 12 e 20 de agosto. A 22ª edição do evento literário registra a mais significativa participação da instituição, com mais de cem atividades culturais gratuitas durante os nove dias de feira. “O Sesc e a Fundação compartilham dos mesmos valores institucionais e desde 2015 firmaram essa parceria, sempre com uma colaboração frutífera na composição das programações, temáticas e convidados”, afirma o gerente adjunto da unidade Sesc Ribeirão, Lucas Molina.

 

Com atividades distribuídas em espaços entre a Tenda na esplanada do Theatro Pedro II, além do próprio teatro, auditório Meira Júnior, Calçadão, Praça XV de Novembro e a unidade, o Sesc reforça sua atuação nos eixos da palavra, livro, literatura e todas as áreas que abrangem essas temáticas. “Na Feira conseguimos apresentar para todos os públicos uma parte significativa da programação e da missão do Sesc SP, que todos os dias oferece diversas atividades gratuitas ou com preços acessíveis para todos os públicos”, destaca Molina.Para a curadora da FIL, Adriana Silva, ter essa parceria sólida com o Sesc traz à Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto a oportunidade de ampliar as potencialidades e abrangência da programação da Feira e permite que as duas instituições cumpram seus valores institucionais voltados à promoção cultural para a população. “São muitas experiências juntos ao longo de nove anos desta ação cooperada, que só trouxeram evolução à nossa Feira”, acrescenta. 

 

Homenagem

Neste ano, o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, é o patrono da 22ª edição da FIL. Segundo Lucas, “a ampla programação é também uma homenagem ao Danilo, um grande otimista da cultura e da educação. Para homenageá-lo, escolhemos atividades que representam seus mais de 50 anos no Sesc, como artes visuais, música, teatro, literatura e, principalmente, a garantia dos espaços de encontro das pessoas”, explica o gerente adjunto do Sesc Ribeirão.

 

Entre os destaques da programação oferecida pelo Sesc na FIL, estão as oito mesas realizadas pelas Edições Sesc, levando ao público desde lançamentos de livros até debates sobre assuntos de importante discussão no cenário atual, reunindo nomes como Cris Guterres, Luiz Thunderbird, Renato Janine Ribeiro, Poty Poran, Marcos Rufino e MC Léo (veja abaixo a programação oferecida pelo Sesc na 22ª FIL e no portal sescsp.org.br/sescnafil).

 

Realização 

Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura apresentam a 22ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

 

Patrocínio Diamante

Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient.

 

Patrocínio Ouro

GasBrasiliano, Savegnago e Itacuã.

 

Patrocínio Prata

Passalacqua, Ouro Fino Agrociência, Tracan e RibeirãoShopping.

 

Patrocínio Bronze

Supermercados Gricki e Santa Helena.

 

Patrocínio

Acirp, Caldema Equipamentos Industriais, Interunion, Riberfoods, Santiago e Cintra Geotecnologias, Suprir e Vantage GeoAgri.

 

Instituição Cultural

Sesc.

 

Apoio

Fundação Dom Pedro II – Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, CUFA, A Fábrica, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Dauriti Distribuidora, Apis Flora, Stéfani Purificadores, Molyplast Brasil, Passalacqua Tech, Cenourão, Santa Emília, Coderp, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Secretaria da Cultura e Turismo, Secretaria da Educação e Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

 

Apoio Cultural

Colégio Marista, DE Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, SESI, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP, Fundação FADA, Fundação Panda, Ribdown – Associação  Síndrome de Down de Ribeirão Preto, SOMAR, ONG Arco Íris, Alma – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau – Ribeirão Preto e região, Monreale Hotels, NW3 Comunicação, Grupo Utam, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada e IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.    

 

Sobre a FIL

A 22ª edição da FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 12 a 20 de agosto, com abertura oficial no dia 11 na Sala Principal do Theatro Pedro II, a partir das 19h. Traz como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O evento acontecerá de forma presencial em 16 locais simultâneos e abertos ao público (a maioria no centro da cidade), além de dois espaços educacionais para atividades exclusivas e pré-agendadas. 

Para essa edição, os homenageados da FIL são: Gilberto Gil (autor), Gilberto Dimenstein (autor educação), Luiza Romão (autora local), Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil), Danilo Santos de Miranda (patrono) e Madelaine Pires (professora).

 

Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, como salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus, projetos educacionais, entre outras.

A programação completa da 22ª FIL pode ser conferida pelo link: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/_files/ugd/bf56d6_f77ef2f80f0140dea6174f3eb70b1284.pdf

 

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida, projeção nacional e mais recentemente internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

 

22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

Programação Sesc SP

 

contação de histórias

Historietas e AssombretasBadaiá Arte 

 

Você tem medo do quê? Bicho, escuro, solidão, altura? É através de uma narrativa cênica que a companhia brinca com a nossa relação com o desconhecido, fazendo uma viagem narrativa por assustadoras histórias folclóricas ao redor do mundo. Os personagens Cabeça e Magreta – vividos pela dupla Augusto Figliaggi e Elaine Guarani -, conduzem a plateia por um universo permeado pela dualidade entre monstros e heróis. E, entre as contações, a plateia ainda se diverte com trava-línguas, cantigas e adivinhações, resgatando aquela fantasia perdida na infância e que tanto alimenta nossa criança interior. Uma aventura para estimular a coragem nos pequenos e grandes humanos.  

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!