Offline
Eduardo Machado Quarteto apresenta show inédito de música instrumental brasileira no ‘Sextas Sonoras’ em Ribeirão
Música
Publicado em 24/09/2024

O compositor e baixista francano Eduardo Machado é um dos maiores nomes do contrabaixo no Brasil; show do seu Quarteto será sexta (27/09), às 20h30, no Cineclube Cauim, em Ribeirão Preto. Foto: Stefan Wolf

Eduardo Machado Quarteto apresenta show inédito de música instrumental brasileira no ‘Sextas Sonoras’ em Ribeirão; grupo se prepara para turnê na Europa

A apresentação - no Cineclube Cauim, nesta sexta (27/09), às 20h30 - marca o primeiro show de preparação para a turnê que vai passar pela Suíça, Polônia e Eslováquia, em janeiro de 2025

O compositor e baixista francano Eduardo Machado - um dos maiores nomes do contrabaixo no Brasil - se prepara para a sua 6ª turnê pela Europa, em janeiro de 2025, que vai passar pela Suíça, Polônia e Eslováquia. E os ribeirão-pretanos terão a chance de assistir ao primeiro show inédito do Eduardo Machado Quarteto nesta sexta-feira (27/09), às 20h30, no projeto ‘Sextas Sonoras’, no Cineclube Cauim. O repertório autoral de música instrumental brasileira reúne obras dos dez discos lançados nos seus 33 anos de carreira, que mesclam ritmos como o jazz, choro, samba jazz, bossa nova, entre outros. 

 

No palco, Eduardo Machado estará acompanhado dos músicos Thiago Carreri (guitarra), Duda Lazarini (bateria) e Eron Guarnieri (piano/teclado). A turnê em 2025 será a segunda do Quarteto, com essa formação. Em 2022, eles tocaram na Europa, com shows lotados e muito sucesso. “Foi incrível, todas as apresentações com ingressos esgotados. O show em Ribeirão será inédito, o primeiro de preparação para a viagem, que também promete muitas surpresas. Estamos animados e felizes com o convite do “Sextas Sonoras’”, diz Eduardo Machado.

 

O show no Cineclube Cauim traz um repertório eclético que reúne músicas autorais do baixista, e que compõem seus dez discos, com destaque para os últimos lançamentos. “Eduardo Machado toca Alegre” (2021), que homenageou o músico e compositor gaúcho Alegre Corrêa, mesclando estilos como maracatu, baião, samba, bossa nova e latin jazz, influenciados pelo chamamé e pela chacarera, ritmos de origem argentina, presentes no Sul do Brasil. 

 

“Do Nato Samba Jazz” (2023), que homenageou João Donato resgatando o samba jazz, um subgênero do samba que emergiu no âmbito da bossa nova, considerado mais enérgico com a desenvoltura da improvisação. “Será uma apresentação vibrante, com muita qualidade artística e técnica, músicos de altíssimo nível, uma grande celebração da música instrumental brasileira”, diz Eduardo.

 

SERVIÇO

Projeto ‘Sextas Sonoras’ - Eduardo Machado Quarteto

Data: Sexta-feira (27/09), 20h30 - abertura da casa às 19h

Local: Cineclube Cauim - Rua Olavo Bilac, 135, Vilas Seixas - Ribeirão Preto

Ingressos: R$ 20; à venda na bilheteria

No palco, Eduardo Machado estará acompanhado dos músicos Thiago Carreri (guitarra), Duda Lazarini (bateria) e Eron Guarnieri (piano/teclado). Foto: Ismael Derruci

O MÚSICO

Considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro da atualidade, Eduardo Machado estudou no Musicians Institute (Londres) e é formado no Conservatório de Tatuí (SP). Expressa em seu contrabaixo, destreza e versatilidade, características preservadas nos seus 33 anos de carreira, como músico e professor. Sua discografia é composta por 10 álbuns e 5 DVDs. 

Ministrou dezenas de workshops de contrabaixo e música brasileira por todo o Brasil. Participou de dezenas de festivais, dentre eles vale citar o Hong Kong Jazz Festival (China), Jarasum Jazz Festival (Coréia do Sul) e Rio Montreux Jazz Festival (Rio de Janeiro). Com seu grupo fez cinco turnês na Europa, onde se apresentou em cidades como Paris, Berlim, Amsterdã, Zurique, Basel, Cracóvia, entre outros. Ele também já trabalhou em todos os continentes (Europa, Ásia, América do Norte e América Latina). Foi premiado no concurso “Novos Talentos do Jazz” (Savassi Festival, Belo Horizonte/MG, 2009).

Artista reconhecido também no exterior, Eduardo participou de shows e gravações com grandes nomes da música brasileira e internacional, como Zeca Baleiro, Roberto Menescal, Toquinho, Renato Teixeira, Sérgio Reis, João Donato, Jair Rodrigues, Sandra de Sá, Paula Lima, Margareth Menezes, Dinho Ouro Preto, Luiz Caldas, Zé Geraldo, Diego Figueiredo, Larry Coryell, Cyrille Aimée, Arthur Maia, Hamilton de Holanda, Robertinho Silva, Toninho Ferragutti, Victor Biglione, Toninho Horta, Ricardo Silveira, Gabriel Grossi, Marku Ribas, Arthur Maia, Celso Pixinga, Edu Ribeiro, Carlos Bala, Alegre Corrêa, Derico, David Garfield, Roberto Sion e muitos outros. 

Redes: linktr.ee/eduardomachadobass

Comentários
Comentário enviado com sucesso!