Ribeirão Preto, setembro de 2024 - A multiartista Barbara Araujo lança “Tiê Sendo”, o terceiro volume em que sua protagonista, a menina-peixa-passarinho Tiê, volta ao seu lugar de nascimento, o mar e, após experimentar o corpo que nada, que voa e que anda, percebe que coisa nenhuma na vida poderá aprisioná-la. Como ação de lançamento, a autora promove, na Biblioteca Sinhá Junqueira, no sábado, dia 28/09, às 10h, a leitura cênica da obra, que tem ilustrações de Maya Binns, filha da autora. A Biblioteca fica na Rua Duque de Caxias, 547, no Centro. Entrada gratuita. Cada participante levará um livro, também gratuitamente.
Após a leitura, a artista promoverá uma roda de conversa sobre a obra. O projeto foi contemplado pelo edital Proac 23/2023, do Governo do Estado de São Paulo, e tem parceria da editora ‘Isso dá um livro’. A iniciativa também tem o apoio do Centro de Voluntariado de Ribeirão (CVRP) que, em parceria com a Fundação Educandário, mantenedora da Biblioteca, realizou, no final de agosto, contação de histórias e distribuição para a escola Camilo de Mattos, como atividade comemorativa aos 25 anos do CVRP.
A história deste terceiro livro de Tiê surgiu logo após a pandemia, durante uma reflexão sobre as experiências de vida da própria escritora, que passava por um processo de mudança - de moradia, de paradigmas e de sonhos. “Senti as mudanças inerentes à experiência de estar viva e, de certa forma, o convite era finalizar o processo de achar que não temos lugar no mundo. Afinal, cada ser, ao nascer, tem seu lugar. Já é. De certa forma, escrever a trilogia de Tiê é uma forma de reencontrar a potência de vida que sempre está presente, mas por vezes não é sentida”, conta Barbara.
Durante o processo de criação de toda a obra, a escritora convidou crianças e adultos para escutarem o livro e, ao falar, as palavras ganhavam nova grafia. “Foi como se a materialização da fala trouxesse corpo para a história escrita. É no encontro do som que essa história foi sendo lapidada”, diz.
Como nas outras duas obras, “Tiê Sendo” também traz ilustrações, desta vez feitas pela filha da autora, Maya Binns. “É uma alegria sem fim testemunhar a potência do ato criativo - junto com a escuta de medos, julgamentos, auto-crítica, perceber as emoções sendo transmutadas e os traços encontrando o papel. Partimos de um mapeamento das imagens e demos títulos para cada uma delas. Assim, as aquarelas foram sendo elaboradas", afirma.
Quem é Barbara Araujo:
Barbara Macedo Soares de Araujo é escritora, narradora, brincante, atriz, dramaturga, educadora, palhaça, entusiasta das artes e mãe de duas meninas. É graduada em Letras Inglês Licenciatura (PUC-SP) e mestra em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Para conhecer mais sobre ela, entre em suas redes sociais: baraujo.art.br
Serviço:
Leitura cênica do livro infantojuvenil “Tiê Sendo”
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira
Endereço: Rua Duque de Caxias, 547, no Centro de Ribeirão Preto
Data: sábado, 28/09
Horário: 10h
Entrada gratuita