Offline
NO MÊS DA MULHER, CAMPANHA MOVE BRASIL REALIZA AÇÃO “MOVE MULHER”, VISANDO INCENTIVAR O PÚBLICO FEMININO A INSERIR O ESPORTE E A ATIVIDADE FÍSICA EM SUA ROTINA
24/03/2016 17:56 em Brasil

 

Iniciativa integra ações nas redes sociais, com uma série de

atividades gratuitas como vivências e bate-papos em unidades do Sesc São Paulo

 

 

Ribeirão Preto (SP), março de 2016 - Ao longo do mês de março, a Campanha Move Brasil – que tem o objetivo de aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até o final do ano olímpico, 2016 – utilizará o Mês da Mulher como proposta para incentivar e estimular o público feminino a inserir o esporte e a atividade física em sua rotina, por meio do projeto Move Mulher.

 

A iniciativa será realizada em duas frentes. A primeira consiste em uma ação nas redes sociais para propagar histórias de mulheres que conseguem colocar o esporte em sua rotina. Para participar, o público feminino deverá gravar um vídeo respondendo à pergunta “Como você coloca o esporte no seu dia?” e compartilhar nas redes sociais com a hashtag#MoveMulher.

 

Além disso, todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo terão uma programação gratuita especialmente dedicada à participação da mulher no esporte, comvivências e bate-papos com importantes nomes que marcaram a história do esporte feminino nacional e mulheres que de alguma maneira incentivam e/ou influenciam a prática da atividade física pelas mulheres.

 

A proposta é inspirar e estimular as mulheres a superar as barreiras e obstáculos do dia-a-dia, como estresse, cansaço e falta de tempo para encontrarem a modalidade que mais gostam, para então, promover a mudança nessa rotina.

 

Sedentarismo feminino

Recentes pesquisas divulgadas nos últimos anos mostram que o quadro de sedentarismo entre as mulheres brasileiras ainda é alto. De acordo com dados do Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte - 2014), estudo realizado sob encomenda pelo Ministério do Esporte, 50,4% das mulheres declarou não realizar nenhuma atividade físicaem seu tempo livre em um período de um ano.

 

Outras pesquisas mostram dados semelhantes. A Vigitel (Vigilância para Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico - 2014), levantamento do Ministério da Saúde, mostra que 56% das mulheres são insuficiente ativas (declararam não dedicar 150 minutos de seu tempo livre na semana com exercícios/atividades físico-esportivas – Parâmetros: OMS). Já a pesquisa do Instituto Ipsos (2013), apontou que entre as mulheres 71% são sedentárias (declararam não praticar esportes e atividades físicas em seu tempo livre semanal).

 

Nas redes

Uma das ferramentas utilizadas no Move Mulher, com objetivo de motivar essa parte da população feminina considerada sedentária, são as redes sociais. Para tanto as mídias da web da Campanha Move Brasil está mobilizando mulheres dos mais diversos segmentos: atletas, artistas e blogueiras para compartilhar depoimentos em diferentes contextos e rotinas, compartilhando suas histórias com a atividade física. Já estão confirmadas as participações das cantoras Zélia Duncan e Ana Cañas, dasatletas Luiza Almeida (hipismo), Fernanda Keller (triatlo), Ana Marcela Cunha (natação) e das blogueirasThink OlgaBel PesceDivas Que CorremCorre MulheradaFutebol Meninas e Run Ju Run.

 

MOVE BRASIL

É uma campanha aberta para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016, além de expandir e facilitar a oferta de esporte em todo o Brasil. Busca-se, também, caracterizar o esporte a atividade física como algo prazeroso, que podem melhorar a qualidade de vida da população e promover o desenvolvimento social.

 

A campanha busca Movedores, nome dado a instituições, empresas e pessoas que se identificam com o mesmo objetivo. Durante os próximos anos, os Movedores realizarão ações conjuntas relacionadas ao esporte e atividades físicas, sempre estimulando o desenvolvimento social e respeitando os direitos e a diversidade cultural dos brasileiros. O Move Brasil foi criado em 2012 pelas seguintes instituições fundadoras: Serviço Social do Comércio (Sesc), Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), os Atletas pela Cidadania, a Autoridade Pública Olímpica (APO) e a Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA).

 

Abaixo destaques da Programação do Move Mulher:


MOVE BRASIL

videoinstalação
MOVE MULHER - Memória do Esporte Olímpico Brasileiro
Exibição dos documentários da Memória do Esporte Olímpico Brasileiro. Foram selecionados os documentários que fazem referência às mulheres atletas.
Terça a sexta, das 14h às 21h30
Sábado e domingo, das 10h às 17h30 
Hall Sala de Ginástica. Grátis. 

palestra
MOVE MULHER 
Dicas de atividades físicas e esporte para o público feminino
Dia 3, quinta, das 14h às 15h30 .Oficina 3. Grátis.

 

AULAS ABERTAS
Atividades corporais com ênfase no equilíbrio físico e mental, com rotinas de exercícios com exigência de força muscular, flexibilidade, equilíbrio e coordenação. Destinado ao público frequentador da Unidade com credencial plena ou credencial atividade.

25 vagas por aula. Retirada de convites na bilheteria a partir de 1 hora antes do início de cada aula.
De 2 a 30/3.

Yoga

Quartas e sextas, às 19h30. Coordenação de Carolina Pinheiro
Sábados, às 16h30. Coordenação de Mel Ribeiro.

Pilates de solo
Coordenação de Tayane Gimenes.

Aos domingos, às 10h30.

 

 

 

MOVE BRASIL – REDES SOCIAIS

Facebook - facebook.com/campanhamovebrasil

Instagram - instagram.com/movebrasil

Twitter - twitter.com/move_br

Youtube - youtube.com/user/campanhamovebrasil

 

Mais informações no site: www.movebrasil.org.br

 

 

 

 

Sesc Ribeirão Preto

Rua Tibiriçá, 50, Centro

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!