Offline
CONTOS DE MOÇAMBIQUE REVELAM CONFLITOS E CULTURA DESTE PAÍS AFRICANO
30/03/2016 08:45 em Literatura

O domador de burros e outros contos é a primeira edição brasileira de um livro de Aldino Muianga, autor moçambicano renomado com contos publicados em Portugal, Suíça e França

Clique na imagem para fazer o Download...
Alta | Web
Ficha técnica
Autor: Aldino Muianga

Ilustrador: Dan Arsky
Idioma: Português (de Moçambique)
Série: Vozes da África
ISBN: 978-85-68846-07-0
Tamanho: 16 x 23 cm
Páginas: 126
Preço: R$ 32,90

 

 

A Editora Kapulana tem a honra de apresentar a coletânea de contos de Aldino Muianga, vencedora do Prêmio Literário Da Vinci (Editorial Ndjira, Moçambique): O domador de burros e outros contos.

Nas sete narrativas da obra, percebe-se com clareza a intimidade de Muianga com a paisagem sobre a qual escreve, não apenas física, mas sócio-cultural. O conto que dá nome ao livro, por exemplo, apresenta descrição minuciosa do ambiente no qual os personagens estão inseridos, bem como seus costumes, ambições e valores.

O que mais a aflige é esta incontida vontade de atravessar estes horizontes que a manietam e asfixiam o desejo de conhecer mais e ser mais. As irmãs já lá andam, donas das suas vontades e condutoras dos seus destinos. E o exemplo delas que quer seguir, ir ao encontro da liberdade de escolher o seu futuro, de decidir ter o homem que amasse e com ele constituir o seu lar e a sua família. Desde há tempos que começou a abominar a vida neste desterro, onde nem opinião podia ter. As mulheres mais velhas, essas, não passavam de figuras obscuras, eternamente submissas aos caprichos do seu amo. Na mente, aos poucos, a ideia germina, cresce e ganha formas. Torna-se uma obstinação a ideia de partir

P. 93 e 94

Por fim, é o conflito que confere unidade às sete narrativas do livro: O Domador de Burros, O TotemO Filho de RaquelinaO EstivadorA Rosa de KariacóDjossi, o Crocodilo e o Conto de Natal.

Para saber mais sobre o título e ler alguns trechos, acesse:http://www.kapulana.com.br.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!