Offline
Em exibição pela primeira vez no país, Sesc recebe Mostra SET TO GO dia 6 de abril
06/04/2016 09:03 em Cinema

Mostra de Audiovisual, dia 6 de abril, com curadoria de Marcio Harum é exibida dentro do evento “e de novo montanha, rio, mar, selva, floresta”, do JA.CA.

JA.CA - Centro de Arte e Tecnologia apresenta a sua segunda mostra de audiovisual no dia 6 de abril, quarta-feira, às 18h. A programação faz parte do evento e de novo montanha, rio, mar, selva, floresta, no Sesc Palladium, e tem entrada franca mediante retirada de ingressos uma hora antes da sessão.

A segunda mostra reúne trabalhos selecionados por Marcio Harum, curador de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo. Pela primeira vez em exibição no país, o programa é resultado da recente passagem de Harum pelo Estonian Contemporary Art Center (Tallin, Estônia) e pelo Sinne de Helsinki (Finlândia), em dezembro de 2015 e janeiro de 2016, como pesquisador residente do Contemporany Art Center (CAC) de Vilnius, na Lituânia, e do Helsinki International Artist Programme (HIAP).

O programa de filmes e vídeos reúne trabalhos de artistas que estão em franca atuação no sistema de arte do Brasil, alguns deles com projeção internacional estabelecida, e outros em vias de seguir o mesmo caminho. Nascidos entre os anos 1970 e 1980, viveram, quase todos, nas mais diversas regiões do país, e cresceram sob o afastamento progressivo dos efeitos sentidos pela sociedade durante o período da ditadura civil e militar (1964 - 1985). Sua formação se deu em uma zona considerada pelo poderio hegemônico daquela época de 'terceiro mundo, subdesenvolvido ou em desenvolvimento', fortemente caracterizado por uma política instável de seus governos - processo gerador de uma complexa transição econômica, que viu o formato do capitalismo de periferia ser transformado no aclamado modelo global protagonista na atualidade.

Dividido em duas partes, a primeira do programa é chamada de Estrela do Norte / Northern Star, compila pensamentos, manifestações e ações em seus aspectos artísticos mais combatidos pelo giro conservador que o mundo tem engendrado mais recentemente. Os vídeos discorrem sobre a ressaca moral que vem se abatendo de maneira geral sobre sobre todos nós, ao exibir conflitos de pronunciado interesse cultural, como problemas de preservação de patrimônio, identidade tradicional, memória e corpo-território versus a escalada da especulação comercial, violenta gentrificação e o surgimento de uma hostilidade instaurada oficialmente, seja pela mídia ou pelo estado, cada vez menos ética contra a vida coletiva. Por todos os lados vislumbramos o espaço em ruína e reconstrução, as perdas e ganhos dos direitos de cidadania.

Luz do Sul / Southern Light, a segunda parte de FAZ QUE VAI / SET TO GO, agrupa filmes e vídeos que apontam para uma nova geografia como possibilidade de futuro. Os trabalhos aqui selecionados baseiam-se na presença da imaginação como o substrato artístico do tempo, e apresentam utopicamente tal manipulação imagética, ora beirando a crítica alienação de subculturas estéticas correspondentes a estilos de vida e a comportamentos experimentais da realidade, como se fossem fórmulas anti-exportação.

 

Veja a programação

 

I Estrela do Norte / Northern Star

1:34'03''

 

1- Jonathas de Andrade

O levante, 2013, 08'

 

2- Virginia de Medeiros

Cais do Corpo, 2015, 07'03''

 

3- Yuri Firmeza

Nada é, 2014, 32'

 

4- Danielle Fonseca

A Vaga, 2010, 35'

 

5- Barbara Wagner e Benjamin de Burca

Faz que vai (Set to go), 2015, 12'

 

II Luz do Sul / Southern Light

1:34'38''

 

1- Letícia Ramos

VOSTOK, 2014, 07'27''

Música composta por Rossano Snel.

 

2- DISTRUKTUR

Cat Effekt, 2011, 40'40''

 

3- Martín Aramburú

Terrarium, 2015, 08'01''

Música de Thomas Tello.

 

4- Luiz Roque

Modern, 2014, 04'

 

5- Luiz Roque

O Novo Monumento, 2013, 05'30''

 

6- Cristiano Lenhardt

Superquadra-Sací, 2015, 09'40''

 

7- DISTRUKTUR

In the Traveler's Heart, 2013, 20'

 

Serviço ______________________________________________________________________

Data: 06 de abril, quarta-feira

Horário: 18h

Local: Sesc Palladium

Endereço: Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro – Belo Horizonte, Minas Gerais

A entrada franca mediante retirada de ingressos na bilheteria 30 minutos antes da sessão.www.facebook.com/edenovo.montanha.rio/        

http://www.sescmg.com.br/wps/portal/sescmg/institucional/imprensa/releases

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!