Offline
22ª edição do Sarau Preto acontece neste sábado
08/04/2016 09:09 em Literatura

Aberto a todos os públicos, encontro promove uma roda de poesia com o grupo artístico Imani e o poeta Cleyton Mendes, além de debate sobre gordofobia. Contando com apoio da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, sarau acontece neste sábado (9), a partir das 18h30, no Centro Cultural Quintino II

 

 

Ribeirão Preto (SP), 06 de abril de 2016 – Promovido sempre no primeiro sábado de cada mês, o Sarau Preto chega à sua 22ª edição no próximo sábado (9/4), no Centro Cultural do Quintino II, em Ribeirão Preto (SP). O encontro tem o apoio da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e apresenta performances poéticas livres. O objetivo é promover o contato com a literatura por meio da palavra falada, cantada e declamada, envolvendo o público em experiências provocativas e de empoderamento. O encontro é gratuito e aberto a todos com início a partir das 18h30.

 

Nesta edição, o Sarau Preto irá receber, diretamente de São Paulo, o grupo artístico Imani e o poeta Cleyton Mendes para participarem de uma roda de poesia especial. Além disso, a programação também vai trazer Michelle Tavares da Silva para conduzir uma roda de conversa sobre a gordofobia.

 

Manifestação cultural

Com ênfase na valorização da juventude negra, o Sarau Preto nasceu como uma forma de expressão da arte e da cultura dentro da periferia de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Através de manifestação de arte, utiliza a expressão em poemas, em rimas e também com elementos da dança e da expressão corporal. O objetivo é despertar a consciência política e a mobilização dos jovens na luta para o exercício de seus direitos, bem como o evento cobra da sociedade o combate a retrocessos e ainda dos governos - as políticas públicas que melhorem a vida das pessoas.

 

O encontro é organizado por Daniel Ramos, Marcelo Domingos, Ietundê Monteiro e Anna Silva e existe há quase dois anos. Para o grupo, a troca de ideias, de olhares, o fortalecimento da identidade negra, o florescimento de novos poetas, a noção de pertencimento e o processo de desenvolvimento de pessoas que já escreviam, são alguns dos aspectos mais importantes do encontro. “Estamos vivendo, coletivamente, um processo interessante de empoderamento através da palavra cantada, escrita, lida ou falada. Espero que nosso público continue crescendo e que seja cada vez mais heterogêneo”, conclui Daniel Ramos.

 

O organizador diz que é importante ter este espaço de fortalecimento da autoestima da população local, pois, boa parte dos artistas e obras que compõe o sarau é feita por e para pessoas afro-periféricas.   

 

O evento é aberto à comunidade para todas faixas etárias.  Um dos principais objetivos do Sarau é valorizar o negro enquanto produtor cultural, seja na parte da literatura, música, dança, teatro ou qualquer outra manifestação artística. “Além disso, acreditamos que o caminho é literalmente descentralizar os eventos culturais e fazer com que eles ocorram próximo de onde as pessoas moram”, diz organizadora Anna Caroline Silva.

 

O Sarau Preto é voltado para todos aqueles que acreditam no poder da arte. Exemplo desta diversidade é que o evento reúne MC's, roda de capoeira e grupo de dança com poetas.

 

Serviço:

Sarau Preto

Data: 09 de abril (sábado)

Horário: 18h30

Local: Centro Cultural do Quintino II, em Ribeirão Preto

Endereço: Rua Ernesto Petersen, 36.

Entrada gratuita

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!