Integrante da equipe clínica do Hospital Especializado participa de cursos de aperfeiçoamento nos EUA e Espanha
08/04/2016 14:12 em Ciência e Saúde

Junto com microcirurgiões de diversos países, Dr. Daniel Lazo se habilitou nas universidades de Duke e de Barcelona em técnica cirúrgica que representa um grande avanço na qualidade de vida das pacientes com câncer de mama.

O câncer de mama representa hoje uma das principais causas de morte das mulheres no Brasil e, mesmo com o diagnóstico precoce e a evolução das cirurgias, muitas pacientes têm sua qualidade de vida ou mesmo a sobrevida comprometida quando ocorre o esvaziamento dos gânglios das axilas gerando, entre outros problemas, o inchaço do braço atingido (linfedema). No entanto, existe agora uma nova técnica que permite, juntamente com a reconstrução mamária, o transplante de gânglios e linfonodos para a axila, inovação que equaciona este gargalo no tratamento e cura da doença.

Para aperfeiçoar esta técnica, até então disponível no Brasil apenas nos grandes centros médicos da cidade de São Paulo, o microcirurgião e diretor do Hospital Especializado de Ribeirão Preto, Dr. Daniel Lazo, participou neste início de ano de dois cursos de alta complexidade em centros mundiais de referência médica.

O primeiro deles aconteceu na Universidade de Duke, na Carolina do Norte, Estados Unidos, de 19 a 21 de fevereiro; e o segundo, na Universidade Autônoma de Barcelona, de 16 a 18 de março, reunindo microcirurgiões de vários países em busca do que existe hoje de mais avançado e moderno em procedimentos cirúrgicos relacionados ao câncer de mama.

Basicamente trata-se da técnica que permite o transplante microcirúrgico de retalhos de até 10x4,5 cm de área das regiões inguinal ou do pescoço contendo veia, artéria e gânglios ou vasos linfáticos para a região da axila, reestabelecendo as conexões e o funcionamento do sistema linfático interrompido com o esvaziamento preventivo realizado durante a extração parcial ou total da mama.

“Desta maneira, a paciente se previne do linfedema e de outros problemas relacionados melhorando sensivelmente sua qualidade de vida pós-cirurgia”, afirma o Dr. Daniel. Ele reforça que a equipe médica do Hospital Especializado está devidamente habilitada para a realização deste procedimento. “Temos em nosso DNA a busca constante de inovações, técnicas, tecnologias e conhecimento relacionados à evolução da microcirurgia e disponibilizados para toda a região de Ribeirão Preto”, finaliza ele.

Hospital Especializado

A microcirurgia reconstrutiva, área de atuação da medicina na qual a equipe médica, através de meios de magnificação (microscópios e lupas de grande aumento) torna-se capaz de reimplantar segmentos do corpo - mãos, dedos, braços, nervos, etc - e/ou reconstruir outros como mandíbula, língua, pênis e mama, representa um dos principais diferenciais do Hospital Especializado de Ribeirão Preto (www.hospitalespecializado.com.br)

Fundado em 1994, a instituição e sua equipe multidisciplinar de cirurgiões plásticos, ortopedistas, cirurgiões da mão, microcirurgiões e cirurgiões de câncer, têm trabalhado em conjunto atingindo resultados surpreendentes do ponto de vista funcional e estético. Transformou-se rapidamente num dos poucos centros médicos do país a atuar nesta área de alta complexidade, consolidando-se também como referência em toda a região de Ribeirão Preto e interior de São Paulo e Minas Gerais.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!