TIM chega com cobertura 4G em todos os municípios de SP
04/04/2018 17:22 em Tecnologia

TIM Brasil

Operadora é a primeira a cobrir 100% dos municípios do estado de SP com a tecnologia, assim como o RJ. A previsão é que no início do 2º semestre, após liberação da EAD/Anatel, a TIM ative também o 4G em 700 MHz em SP, melhorando ainda mais a qualidade indoor

A TIM acaba de conquistar mais um marco ao cobrir todos os 645 municípios do estado de São Paulo com a tecnologia de quarta geração. Líder na cobertura 4G no Brasil, a operadora fechou 2017 com mais de 3 mil cidades cobertas com a tecnologia, cobrindo 91% da população urbana. Com investimentos de 12 bilhões de reais de 2018 a 2020, a TIM continua priorizando a expansão e qualidade da rede com foco na melhor experiência dos seus clientes.

Hoje temos não só a maior cobertura 4G do Brasil, como a melhor. Somos uma empresa marcada pelo pioneirismo e inovação. Fomos a primeira operadora a cobrir um estado inteiro do país, o RJ, em junho do ano passado. E agora chegamos na frente novamente ao levar o 4G para 100% dos municípios de São Paulo. A qualidade da nossa rede nos permitiu ser pioneiros na América Latina ao lançar novos serviços na rede 4G, como a voz em HD (VoLTE). Com a capilaridade e a qualidade da nossa infraestrutura, será possível lançar cada vez mais soluções em prol da melhoria da vida dos consumidores, do desenvolvimento da tecnologia e inovação no Brasil.” Leonardo Capdeville, VP de Tecnologia da TIM Brasil. 

 

Melhoria da cobertura indoor

A acelerada expansão da rede 4G vem acompanhada da velocidade na prestação de serviços aos seus clientes. A operadora foi a primeira a utilizar a agregação de três frequências (1.800 MHz, 2.600 MHz e 700 MHz, nos locais onde já houve a ativação), melhorando principalmente a experiência indoor de navegação móvel de seus usuários. São Paulo já utiliza duasefrequências do 4G (1.800 MHz e 2.600 MHz) e, de acordo
com o cronograma da EAD (Entidade Administradora da Digitalização)/Anatel, a faixa de 700 MHz tem previsão de ser liberada no início do segundo semestre deste ano para o estado, e será ativada na sequência pela TIM, melhorando ainda mais a cobertura dentro de casas, escritórios e shoppings centers, por exemplo. Hoje, o 4G na TIM é a rede dominante. Mais de 80% do tráfego gerado nos smartphones dos clientes de
SP vem da tecnologia de quarta geração, que contam com uma velocidade mais alta e uma latência menor (tempo de resposta de dados mais curta).

 

Outros investimentos em 4G

Com esta rápida e consolidada expansão, soluções como a voz em HD (VoLTE), que permite ligações em alta definição via rede 4G, puderam ser lançadas em mais de 1.400 cidades até agora, como São Paulo. A TIM foi pioneira neste serviço, no qual ligações são realizadas sem ruídos, o consumo de bateria é reduzido e o tempo para efetuar a ligação é menor, passando de oito para dois segundos, em média. A TIM prevê um investimento de R$ 12 bilhões no triênio 2018-2020 que serão indispensáveis para o cumprimento das entregas. A companhia vai ampliar o 4G a mais de 4.000 cidades até 2020, alcançando 96% da população urbana coberta com a tecnologia e levando a cobertura de fibra a três milhões de casas no Brasil e todas as cidades terão 4G na frequência de 700 MHz.

 

 

Sobre a TIM

A TIM tem como missão conectar e cuidar de cada um e para que todos possam fazer mais. Sua assinatura – “Evoluir é fazer diferente” – destaca a evolução da empresa no país e sua postura inovadora e pioneira. Tendo como base o Plano de Investimentos, focado nos pilares infraestrutura de rede, oferta e experiência do usuário, a TIM continua a liderar diversos movimentos do mercado. A operadora é líder disparada na cobertura da tecnologia 4G no país. A TIM é referência em práticas de governança e ainda a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de ser a empresa do setor há mais tempo consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).Vale ressaltar também as iniciativas do Instituto TIM www.institutotim.org.br, que buscam criar e potencializar recursos estratégicos para a democratização da ciência e inovação no Brasil. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.



Imagens relacionadas

 
baixar em alta resolução 


 
baixar em alta resolução 


 
baixar em alta resolução 


 
baixar em alta resolução
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!