Escritor amazonense Ilko Minev lança Na Sombra do Mundo Perdido
21/05/2018 20:54 em Literatura

Raízes búlgaro-judaicas se mesclam com o conhecimento e amor do autor pela região Norte

 

Ilko Minev é um judeu búlgaro nascido no pós-guerra que veio para o Brasil fugindo do regime comunista no início dos anos 70 e se naturalizou brasileiro.

 

Há 45 anos morando no país, o escritor escolheu Manaus para morar, trabalhar e criar sua família. Apaixonado pela região, o "caboclo", como ele mesmo se define, aprendeu muito sobre a economia e a natureza da região, suas histórias e sua ocupação, especialmente sobre a imigração européia e judaica. Das suas andanças pelo norte do País, nasceram muitas histórias, entre elas , "Na sombra do Mundo Perdido", sua mais recente obra lançada pela Buzz Editora.

 

Em seu novo trabalho, Minev conta a história das famílias Costa e Hazan ao longo de duas décadas. O pano de fundo é a batalha jurídica e policial da demarcação contínua da reserva indígena Raposa da Serra do Sol em Roraima e os violentos confrontos entre índios e colonos que ocorreram neste período.

 

Minev revelou ainda que suas raízes búlgaro-judaicas não permitem que este livro seja simplesmente uma trama regionalista, "amazônica". O destemido cosmopolitismo do narrador Oleg Hazan, de tintas autobiográficas, nos apresenta de modo igualmente afetuoso tanto a montanha Vitosha, da sua Sofia natal, quanto o amarelecido lavrado de Roraima, onde selvagens cavalos lavradeiros pastam o capim 'fura-bucho'".

 

Ao final do romance, uma calorosa, porém crítica, celebração da nossa mestiçagem cultural e linguística, o leitor não terá dúvidas que conseguiu "bamburrar" uma pedra preciosa sem ter enfrentado os perigos de estar em uma draga no rio Madeira.

 

O lançamento acontece em 22 de maio às 19h, na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, em São Paulo. Não perca!

 

Ilko Minev

Nasceu na Bulgária, em 1946, mas se define como brasileiro. Há 45 anos no País, o escritor gosta tanto da região amazônica, lugar que escolheu morar e criar sua família, que se considera um caboclo. Das suas andanças pela região, nasceram muitas histórias, três delas registradas em livro: "Onde Estão as Flores?", "A Filha dos Rios" e "Na sombra do Mundo Perdido", sua mais recente obra lançada pela Buzz Editora.

 

O gosto pela literatura o acompanha desde que era um menino na Bulgária dos anos 50 e 60 que vivia sob a Cortina de Ferro. Foi em Sófia, a capital do país, que decidiu cursar faculdade de Letras. Lá se aproximou de um grupo de dissidentes do regime comunista e passou a ser perseguido. Era ser preso ou fugir. Pediu asilo a Bélgica, onde estudou economia. O destino e conexões familiares o trouxeram para o Brasil, o trabalho, para Manaus.

 

Apesar da repressão a qualquer educação religiosa e dissidente do marxismo, aprendeu ainda menino com sua mãe, Eva, os princípios do judaísmo e do humanismo. Paralelo ao idioma búlgaro, os Minev falavam alemão em casa e tinham noções de ladino, a língua que os judeus do Mediterrâneo continuaram a praticar depois de expulsos da Espanha no final do século XV. Assim, o jovem Ilko herdou não só a rica cultura búlgara, mas também conheceu outras culturas.

 

A paixão por novas culturas e povos aumentou após vir para o Brasil em 1972, com uma oferta de emprego. Primeiramente para São Paulo, depois para Manaus para tocar a operação de uma empresa de eletrônicos na emergente Zona Franca. Dois anos depois é contratado pela loja de departamentos Bemol onde fica até se aposentar em 2012 como sócio. Paralelo às atividades empresariais, Ilko exerce o cargo de Cônsul Honorário dos Países Baixos (Holanda) no Amazonas durante quase 30 anos, além de fundar e presidir o clube Hebraica em Manaus. Palestrou também no evento Navegar é Preciso em 2014, evento literário organizado pela Livraria da Vila que acontece a bordo de um navio pelos rios amazônicos.

 

Ilko Minev é casado com Nora Benchimol Minev há 43 anos. Tem dois filhos, Denis e Ilana, e três netos, Samuel, Eli e Ben. Uma família de amazônidas, termo usado para denominar quem ama o Amazonas, suas belezas e sua cultura.

 

Na sombra do mundo perdido

Autor: Ilko Minev

Selo: Buzz Editora

ISBN: 978-85-93156-58-8

Formato: 14x21cm

Páginas: 144

Lançamento: Maio de 2018

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!