Offline
Terceiro dia da Feira Nacional do Livro reúne debates sobre as obras de grandes escritores e apresentações artísticas
21/05/2018 21:03 em Literatura

Na abertura desta terça-feira (22), entra em cena na Feira do Livro o universo sincronizado entre a Literatura, Zines e Quadrinhos logo às 9h, na Biblioteca Padre Euclides. Às 16h30 acontece o Salão de Ideias com o autor Cristovão Tezza, no Auditório Meia Junior. Já a Sala Principal do Theatro Pedro II vai receber uma conferência sobre um dos livros de maior sucesso de Zuenir Ventura – 1968 o Ano que Não Terminou, com presença do escritor e de Florestan Fernandes Jr, às 19h30. Teatro, poesia, música, dança e contações de histórias também são destaques do dia.

 

 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web

Ribeirão Preto (SP), maio de 2018 – A 18ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto chega ao seu terceiro dia nesta terça-feira (22) com uma programação que promete celebrar a história contada através dos livros e a cultura, com atividades artísticas de todas modalidades e expressões. Às 9h, a Biblioteca Padre Euclides sedia o Salão de Ideias - Literatura, Zines e Quadrinhos: um Diálogo Possível. Os debatedores estão transpondo textos de Ignácio de Loyola Brandão para a linguagem de quadrinhos para a criação de um fanzine. Essa experiência, que traz pela primeira vez as crônicas de Brandão para o HQ, faz uma ponte entre literatura, fanzines e quadrinhos. Participam: Angelo Davanço, jornalista e fanzineiro desde 1991; o quadrinista Vinícius Falcão, o Vinil; Arnaldo Martinez de Bacco Junior, professor, poeta, escritor, quadrinista, ilustrador e autor de livros infantis e infantojuvenis; Arnaldo Martinez de Bacco, professor, cartunista, quadrinista e ilustrador e João Francisco Aguiar, graduado em Letras, professor e atua na Unidade Prisional I de Serra Azul.

Importante palco em todos os anos da feira, o Auditório Meira Junior do Theatro Pedro II, recebe primeiro, às 10h30, a Sessão Clássicos da Minha História com o escritor e professor César Nunes para falar sobre o tema "As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz de O Banquete de Platão" – um dos mais conhecidos diálogos do filósofo ateniense, que viveu entre 428 a.C e 347 a.C.. Mestre, doutor e livre-docente em Filosofia e Educação, Nunes é professor da Unicamp, já escreveu 33 livros e é coordenador do Grupo PAIDEIA.

No mesmo local, às 16h30, o escritor Cristovão Tezza participa de um Salão de Ideias promovido em parceria com o Sesc Ribeirão. Considerado pela crítica como um dos escritores que posicionou o romance brasileiro a um novo patamar, Tezza é autor de diversas obras que já lhe renderam alguns dos mais importantes prêmios literários. Ele é considerado pela crítica como um dos escritores que posicionou o romance brasileiro a um novo patamar, principalmente com o lançamento do livro Filho Eterno. A obra usou a experiência autobiográfica do autor para revelar o trajeto de um personagem, que no caminho da vida do escritor, tem seu primeiro filho portador de Síndrome de Down. O livro foi publicado em 15 países, adaptado para o teatro e virou filme.

Celebrando os 70 anos de Caio Fernando Abreu, o Auditório Meira Junior também recebe Salão de Ideias com os estudiosos da obra do escritor, André Alselmi e André Luis Gomes de Jesus, a partir das 19h30. No evento, os participantes discutem a produção de Caio Fernando Abreu a partir de diferentes gêneros textuais, como o conto, a crônica e a carta. Na sequência, às 21h, alunos do curso de Letras do Centro Universitário Barão de Mauá apresentam a Leitura Dramatizada "Dize-me para Quem Tu Escreves, e Eu Te Direi Quem és: as Muitas Vozes de Caio F." com leitura de trechos da correspondência pessoal do autor.

Segundo a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, trazer livros clássicos para serem discutidos durante a Feira do Livro é uma novidade que promete atrair o público da feira. "Quem coloca um livro nas mãos trilha um caminho novo. Feito essa travessia não há mais volta e o leitor nunca mais é o mesmo. É essa transformação gerada nas pessoas que tem movido o foco do trabalho da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto", afirma.

Já a Sala Principal do Theatro Pedro II traz a Conferência com o tema "As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz do poder: 1968 – O ano que Não Terminou", com base em um dos livros de maior sucesso do escritor Zuenir Ventura, que retorna à Feira do Livro ao lado do jornalista Florestan Fernandes Jr. para bate-papo aberto com a plateia sobre importante momento da história do Brasil.

Além disso, a feira recebe durante todo o dia diversas apresentações culturais envolvendo teatro, poesia, música, dança e contações de histórias. Os espetáculos podem ser acompanhados em diferentes espaços do evento como o Teatro Municipal, Esplanada do Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Tenda Sesc e Espaço do Leitor no Estande da Fundação do Livro e Leitura.

Combinando Palavras

O projeto Combinando Palavras, promovido pela Fundação do Livro e Leitura com apoio do Sesc e da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, contará com um encontro especial entre Marina Colasanti, autora infantojuvenil homenageada pela 18ª Feira Nacional do Livro e estudantes neste terceiro dia, a partir das 14h30, na Sala Principal do Theatro Pedro II. A atividade é agendada e exclusiva para estudantes do 6º ano da rede municipal. A expectativa é que ao longo da feira cerca 7 mil estudantes participem desta interação com os escritores. Os encontros acontecem até o dia 25 (sexta-feira).

Marina Colasanti nasceu em 1937, em Asmara, capital da Eritréia. Residiu em Trípoli, depois na Itália e em 1948 veio para o Brasil. Com formação em Artes Plásticas, ingressou no Jornal do Brasil, dando início à sua carreira de jornalista. Trabalhou com televisão e com publicidade. Seu primeiro livro foi publicado em 1968.

Hoje são mais de 60, de poesia, contos, crônicas, livros para crianças e jovens, ensaios –muitos ilustrados por ela mesma. É detentora de sete prêmios Jabuti; do Grande Prêmio da Crítica da APCA; de dois Melhor Livro do Ano, da Câmara Brasileira do Livro; do prêmio da Biblioteca Nacional para poesia; de dois prêmios latino-americanos. Foi o terceiro prêmio no Portugal Telecom. Depois de muitas vezes premiada, tornou-se hors concours da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil. Traduzida em várias línguas, sua obra é tema de numerosas teses universitárias.

Outras atividades do dia

8h30 | Salão de Ideias – Kiusam Oliveira 
Local: Teatro Municipal

Kiusam de Oliveira é escritora, artista multimídia, contadora de histórias, bailarina, coreógrafa, produtora cultural, iyalorixá e ativista do movimento negro. É mestre em Psicologia e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Autora dos livros infantis Omo-Oba: Histórias de Princesas, selecionado pelo PNBE/2011; O Mundo no Blackpower de Tayó - prêmio PROAC/2012 de Cultura Negra; O Mar que Banha a Ilha de Goré. É professora de Educação Especial (especialista em Deficiência Intelectual).

9h | Clube de Leitura Palavra Mágica/Funap em Presídios: 10 anos de Transformações – [ Carlos Andrade, ex-presidiário e estudante de Direito Mediação de Galeno Amorim] 
Local: Café do Theatro Pedro II

9h | Semana Municipal do Brincar Espaço do Leitor 
Local: Espaço do Leitor / Estande Fundação

A Semana vai reunir brincadeiras com a participação do Projeto Social "Salva Guarda" e voluntários. Pula corda, bugalha, dança da cadeira, também estará presente o músico Rafael Marangoni, bacharelando em Violão Erudito sob orientação do Prof. Gustavo Costa que está à frente do Projeto Social "USP e Música", e também bolsista da Faculdade de Medicina da Saúde Familiar."


Ciclo de Palestras do Comad (Conselho Municipal sobre Álcool e Drogas de Ribeirão Preto)

Local: todas as atividades do Comad acontecerão no Auditório do Sincovarp

9h | Se droga fosse bom, não chamaria droga - Samuel Ferreira

14h | Sexualidade e Drogas - Isadora Bettarello

9h | Oficina - Um Livreto para Chamar de Meu (atividade Sesc)

Local: Esplanada do Theatro Pedro II

Produção de um livreto artesanal com capa colorida e personalizada, criando um estímulo para o participante anotar seus pensamentos, histórias, poemas.

10h | Contação de História - A Cor da Vida, de Semírames Paterno

Local: Estande Fundação | Espaço do Leitor

A atriz e contadora de histórias, Míriam Fontana, narra a história Cor da Vida, da autora e ilustradora, Semírames Paterno. Duas mães, duas crianças e entre elas as cores variadas. Mas o que era importante para as mães, não era para as crianças. Resultado: confusão, briga, discussão até que...

10h | Espetáculo - A Saga do Herói Morto (atividade Sesc)
Local: Esplanada do Theatro Pedro II

O espetáculo cômico resgata o imaginário do herói por meio de sua jornada, recriando personagens típicos e figuras que o habitam e, também reconstrói um contexto histórico da Idade Média, em plenos dias atuais, mostrando que as relações sociais e os arquétipos ainda sobrevivem ao convívio, história e imaginário popular.

12h | Intervenção - Troco um Causo por um Conto (atividade Sesc)
Local: Esplanada do Theatro Pedro II

Em um cenário composto por uma máquina de escrever, uma mesa e duas cadeiras, surge o convite do poeta: Troco um Causo por um Conto. As histórias de vida compartilhadas pelo público se transformam em poesia. O resultado é datilografado em guardanapos coloridos e presenteado ao contador da história.

14h | Espetáculo de Teatro Infantil - O Bobo do Rei 
Local: Tenda Sesc

Uma livre adaptação de Rei Lear, de William Shakespeare. Na história, o monarca desafia as três filhas a demonstrarem maior afeto e gratidão a ele. Quem vencer a disputa ganha mais terras na divisão do reino.

14h | Oficina Pé de Brincadeira - Histórias na Ponta da Agulha (atividade Sesc)

Local: Esplanada do Theatro Pedro II

Os participantes terão um contato com costuras manuais, bordados coletivos e individuais tendo como inspiração as histórias dos livros prediletos.

14h | Apresentação Musical Coral Unaerp 
Local: Centro Cultural Palace

Maestrina: Cristina Modé / Pianista: Suzana Samorano

14h30 | Salão de Ideias - Leitura, Escrita e Produção de Textos 
Local: Centro Cultural Palace - Auditório Pedro Paulo da Silva

Nely Cyrino de Mello é pedagoga, foi professora, diretora de escola e supervisora de ensino. É autora dos livros: Abro as Mãos-Poemas; Velha, Eu?; Histórias da Vó Lili; Histórias que a Vovó Não Contou. Marlene B. Cerviglieri é professora pedagoga, psicóloga clínica e escritora. Livros editados: ELF Conto Infantil, 1ª Coletânea de Histórias Infantis, Poemas da Maturidade, E a Alma Chorou - Poemas. Elaine Assolini é pedagoga e linguista. Professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. É autora de livros e artigos científicos e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento. Cláudia Helena Araújo Baldo é pedagoga com pós-graduação em Didática do Ensino Superior e em Informática na Área de Educação.Mestranda em Educação na USP. É professora e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento da USP.

14h30 | Apresentação Musical - Ópera Judas em Sábado de Aleluia

Local: Teatro Municipal

14h30 | Contação de História - Festa Junina no Campo 
Local: Estande Fundação | Espaço do Leitor

O projeto Festa Junina no Campo da escritora e psicopedagoga, Eliana Manzan, vai mostrar às crianças, por meio do conto literário e da musicalidade, a importância do respeito ao próximo, da diversidade entre gerações e o resgate da cultura popular brasileira. Após a apresentação, serão distribuídos, gratuitamente ao público, livros infantis impressos em tinta e em braille, que abordam o mesmo tema da contação de história.

14h30 – Entrega do Prêmio Professor Electro Bonini – Unaerp
Local: Biblioteca Padre Euclides

14h30 | Espetáculo Teatral - O Pote Vazio (atividade Sesi)
Local: Centro Cultural Palace - Sala dos Grafites

A elaboração de peças teatrais é uma das atividades pedagógicas do Sesi, a partir da leitura dos textos contidos no material didático. O conto O Pote Vazio, do autor e ilustrador Demi, relata a história de um imperador que precisava escolher um sucessor e utiliza o plantio de uma semente de flor, para escolher uma criança que o sucederia no trono. A história é encantadora e nos remete ao simples e verdadeiro.

15h | Intervenção - Maresia: O Mar em Poesia (atividade Sesc)
Local: Esplanada do Theatro Pedro II

Um barco de papel gigante anuncia que a embarcação de poesia está em terra firme, trazendo na bagagem garrafas coloridas com poesias sobre mares e amores. O público é convidado a pescar as mensagens das garrafas e descobrir os tesouros que estão escondidos no fundo do mar.

17h | Intervenção em Dança - Funk Soul Groove (atividade Sesc)

Local: Esplanada do Theatro Pedro II

Intervenção urbana interativa que envolve o público participante em uma atmosfera divertida e dançante, inspirada no programa da TV norte-americana Soul Train, promovendo uma grande Jam Session, com momentos de "cyphers" de improviso, "lines" de passos marcados e "pocket shows".

19h | Salão de Ideias - Cristina Pedroso 
Local: OAB

Docente na Universidade de São Paulo, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Educação, Informação e Comunicação, Cristina Pedroso é graduada em Pedagogia, mestre em Educação Especial e doutora em Educação. Atua na área de formação de professores com ênfase em Didática, Educação Especial e Educação Inclusiva.

19h | Apresentação Musical – Unaerp 
Local:Centro Cultural Palace - Auditório Pedro Paulo da Silva

O grupo de alunos de Atividades Práticas do Curso de Licenciatura em Música da Unaerp apresentam um recital em homenagem a compositores populares da América Hispânica, com peças consagradas da Argentina, Chile, Brasil, Bolívia e Cuba. Direção musical: Lucas Galon (mestre e doutor em Música pela USP).

20h | Apresentação Musical - Ópera Judas em Sábado de Aleluia e Debate sobre a Obra [Lucas Galon, José Gustavo Julião de Camargo, Magno Bucci e José Maurício Cagno]
Local: Teatro Municipal

Após o espetáculo será realizado um debate sobre a adaptação e o processo de criação da obra Ópera Judas em Sábado de Aleluia, baseada no texto de Martins Pena, autor de importância vital para o teatro brasileiro. A apresentação nos faz refletir sobre aquilo que somos enquanto nação.

 

18ª Feira Nacional do Livro

Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro completa 18 anos e acontece entre os dias 20 a 27 de maio de 2018. Com o tema "As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz", a programação conta com atividades gratuitas entre salões de ideias, conferências, sessões Clássicos da Minha História, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras. Neste ano, a programação não só lança diversas novidades, como as Sessões Clássicos da Minha História, conferências com o tema da feira baseadas em livros clássicos e espetáculos musicais inéditos, entre outras. Uma programação bem variada, com cerca de 250 atividades culturais - com atrações para todos os públicos e idades - e participação de grandes estrelas da literatura nacional para Ribeirão Preto.

Homenageados

Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Realização

O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Alta Mogiana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia e Gás Brasiliano. Patrocínio Prata Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial e Ribeirão Shopping Patrocínio ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit, Passalacqua e Via Brasil Seminovos. Instituição Cultural Parceira SESC – Serviço Social do Comércio. Parceiro Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Immaginare Escola de Criação e Design, Santa Helena, Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação e Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto. Apoio Cultural Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Estevan Soares, Heurys Tecnologia, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1 e A Cidade On. Apoio Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Teatro Municipal de Ribeirão Preto , Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, Colégio Auxiliadora, OAB, Sincovarp-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Usina São Martinho, Grupo Utam, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Ribeirão Preto Film Comission, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal , Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!