Offline
Núcleo de Contadores de Histórias promove encontro no próximo sábado (27)
25/10/2018 18:38 em Literatura

Neste encontro, o núcleo apresentará parte da produção literária da autora e ilustradora Semiramis Paterno e do autor André Luis de Oliveira, com interpretação das contadoras de histórias Míriam Fontana, Gracyela Gitirana, Renata Martelli e Tina Oliveira. A entrada é gratuita e aberta ao público de todas idades

 

 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web
 
Alta | Web

Ribeirão Preto, de 24 outubro de 2018 - No próximo sábado (27), o Núcleo de Contadores de Histórias, programa permanente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, promove mais um encontro aberto e gratuito, das 9h às 12h, na sede da fundação, que fica na Prof. Mariano Siqueira, 81, no Jardim América.

Neste mês, além das atividades programadas para o encontro mensal, o núcleo presta uma homenagem à ilustradora e autora Semiramis Paterno, que estará presente e apresentará algumas de suas obras ao grupo. Ela também vai abordar como funciona o seu trabalho de ilustradora e falará sobre a produção do livro Vovô Ipê Amarelo, do autor local, André Luís de Oliveira. Na ocasião, as contadoras de histórias, Míriam Fontana, Graciela Gitirana, Renata Martelli e Tina Oliveira, membros do Núcleo de Contadores de Histórias, vão apresentar histórias da autora.

Semiramis Paterno nasceu em Belo Horizonte (MG), mas veio muito jovem para Ribeirão Preto. Com seu livro de imagem D. Tricotina Tapeceira recebeu a Láurea Altamente Recomendável da FNLIJ. Foi editora do Caderno Infantil Criança, suplemento do Jornal A Cidade, de Ribeirão Preto. Seu livro O Mistério da Caixa Vermelha foi selecionado para o PNBE/2010, Programa Nacional Biblioteca na Escola.

Além da contação de histórias e exercícios de preparação, o evento oferecerá atividades técnicas e brincadeiras. O encontro ainda permite que, além de ouvinte, o público tenha um ambiente livre para narrar suas histórias e se envolver inteiramente com as atividades. "Conceder espaço para as pessoas presentes participarem ativamente da ação é uma proposta enriquecedora, porque oferece novas histórias e experiências, tanto para quem ouve, quanto para quem narra", explica a atriz e contadora de histórias, Míriam Fontana, coordenadora do núcleo.

O encontro do Núcleo de Contadores de Histórias é gratuito e aberto às pessoas que queiram conhecer essa arte. A atividade é também indicada para quem aprecia a leitura e a literatura. A atividade faz parte do Plano Anual da Fundação do Livro e Leitura e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural - ProAC. O núcleo se reúne para fomentar experiências, contação de histórias e planejamento para a sequência de atividades programadas. Os encontros acontecem uma vez por mês.

SERVIÇO:

O que : Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Data: 27 de outubro

Horário: 9h às 12h

Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América.

Informações: (16) 3911-1050

OBS - Atividade gratuita

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Atualmente, a diretoria da Fundação é representada pela jornalista Dulce Neves na presidência; vices-presidentes: Edgard de Castro (advogado e cineasta) e a jornalista, educadora e escritora, Adriana Silva; além de equipe com nove profissionais, um conselho com 22 membros e prestadores de serviços na área de comunicação.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!