Offline
Santa Helena promove integração e bem-estar com projetos musicais
05/11/2018 17:06 em Música

SANTA HELENA

Colaboradores participam de coral e banda da empresa e destacam a motivação que a música propicia no dia a dia corporativo

 

Reduzir a ansiedade e levantar o astral são dois dos vários benefícios que a música proporciona, conforme apontam estudos na área. No ambiente corporativo, ela pode ainda motivar e integrar as pessoas. Ciente do poder do universo musical, a Santa Helena promove a cultura entre os colaboradores por meio de coral e banda.

 

Em 2015, a companhia, considerada uma das maiores indústrias de alimentos à base de amendoim da América Latina, criou o programa De Bem com a Vida para promover aspectos como a saúde física, social e emocional entre os colaboradores. A partir daí a música se fez presente. Primeiro, a iniciativa proporcionou uma parceria com o Grupo Alma (Academia Livre de Música e Artes), instituição de Ribeirão Preto (SP) – cidade que também sedia a Santa Helena -, sem fins lucrativos e voltada para o aperfeiçoamento técnico de crianças e jovens iniciados em artes. Depois, teve a concepção do coral da empresa, hoje integrado por 30 colaboradores de várias áreas.

 

"A parceria com o Grupo Alma nasceu para proporcionar a musicalização dos colaboradores interessados, e deu certo. A ação prevê ainda a capacitação instrumental e de canto para os filhos dos funcionários”, conta Elaine Ribeiro, Gerente de Recursos Humanos da Santa Helena.

 

Com ensaios semanais no espaço de lazer da empresa, os participantes do coral se preparam para apresentações em eventos internos e projetos sociais, em datas especiais. “Participar do coral tem efeito terapêutico para mim. É um momento de descontração, que quebra a rotina e aumenta a interação com colaboradores de outras áreas. Tudo isso gera uma sensação de bem-estar”, conta Erika Marinho, recepcionista da empresa e integrante do coral.

 

O incentivo musical da companhia ainda vai além. No ano passado, ao sentir a integração promovida pelo coral, uma das profissionais da Santa Helena propôs a formação de uma banda, e a empresa aderiu à ideia. O conjunto também se apresenta em eventos internos.  

 

Para as apresentações, os músicos se reúnem em um estúdio patrocinado pela Santa Helena e ensaiam o repertório, composto por músicas nacionais de pop rock, sertanejo e MPB. Neste ano, o grupo chegou a tocar na festa junina organizada pela companhia, que contou com a participação de mais de 1.200 pessoas, entre colaboradores e seus familiares.

 

“A música toca o emocional das pessoas. Os grupos trazem o sentimento de união aos colaboradores e têm o propósito de fomentar a alegria, o trabalho em equipe e o equilíbrio emocional”, ressalta Ana Carolina Ferreira, da área de responsabilidade social da Santa Helena.  

 

Essa visão é compartilhada por João Paulo Lira Lima, profissional da área de produção e que atua como tecladista da banda. “Para mim, fazer parte do conjunto musical melhora a qualidade de vida no ambiente corporativo e me torna mais feliz para trabalhar”, diz.

 

O contrabaixista William Marcondes Soares ainda destaca que a iniciativa da empresa é inovadora: “Nunca vi isso antes em nenhuma das empresas em que já trabalhei”.  Já o vocalista do conjunto, João Batista Júnior, pontua que acha “o máximo fazer parte da banda”.

 

Os efeitos positivos do incentivo aos projetos musicais são variados. De acordo com Ana Carolina, é possível perceber um engajamento maior dos colaboradores com a empresa e, também, desenvolver o senso de pertencimento com todos eles, mesmo os que não fazem parte do coral ou da banda. “A equipe, no geral, se orgulha e apoia as atividades dos grupos”, afirma a colaboradora.

 

Para o futuro, os planos são expandir os projetos e levar as apresentações para a comunidade. “A Santa Helena continuará desenvolvendo as atividades com o objetivo de incentivar a cultura, promover o bem-estar entre os colaboradores, além de, num plano maior, melhorar a sociedade com o estímulo à cultura”, reforça Ana Carolina.

 

Sobre a Santa Helena

 

Reconhecida pela qualidade de seus produtos há mais de 75 anos, a Santa Helena é, hoje, uma das principais indústrias de amendoim da América Latina. O portfólio da marca é diversificado e inclui campeões de vendas, como Paçoquita e Mendorato, além das linhas de Snacks, composta por produtos como Troféu e Crokíssimo, e de alimentação saudável com as marcas Cuida Bem e First.

 

Além de levar o melhor do amendoim para todo o Brasil, desde 1997 a Santa Helena exporta seus produtos para mercados extremamente competitivos, como Europa, Ásia e América Latina.

 

Em busca de superar as expectativas de seus consumidores, a empresa faz da inovação uma constante, investe assiduamente na otimização de processos, na qualificação dos colaboradores e no controle de qualidade.

 

 

Com um complexo industrial localizado no interior paulista, em Ribeirão Preto, a Santa Helena conta com um time de, aproximadamente, 1.300 colaboradores. Para saber mais, acesse: www.santahelena.com.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!