Offline
Núcleo de Contadores de Histórias e Clube do Livro promovem encontros neste sábado (23)
22/11/2019 11:09 em Literatura

Atividades acontecem das 9h às 12h e 16h, respectivamente, na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e são abertos e gratuitos ao público

 

Ribeirão Preto (SP), 18 de novembro de 2019 – A agenda cultural do mês de novembro da Fundação do Livro de Ribeirão Preto se encerra neste sábado (23), com os tradicionais encontros do Núcleo de Contadores de Histórias e do Clube do Livro. As atividades acontecem na sede da instituição, localizada na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América, em Ribeirão Preto (SP). Ambas são gratuitas e abertas à população.

O Núcleo de Contadores de Histórias, que começa logo pela manhã, das 9h às 12h, será dividido em duas partes. A primeira, das 9h às 10h30, será destinada a pessoas que queiram vivenciar as atividades do Núcleo. Segundo a coordenadora do núcleo e atriz, Míriam Fontana, nesse momento, os participantes trocam informações sobre a atividade de contação de histórias, os trabalhos desenvolvidos e as dificuldades encontradas, com práticas de atividades corporais e lúdicas, misturando brincadeiras e cantorias.

 

Em seguida, das 10h30 às 12h, o encontro do núcleo é voltado ao público que queria ouvir e participar de histórias que normalmente são destinadas para todas as idades, mas neste encontro adultos serão bem-vindos. Segundo Míriam, o encontro é para pessoas que fazem da contação sua profissão e também para quem quer conhecer e apreciar a arte de contar histórias. “Nosso objetivo é reunir interessados na prática e também aos que queiram somente ouvir. Todos são bem-vindos nos dois encontros”, convida Míriam.

 

Já as 16h acontece mais uma edição do Clube do Livro, sob a curadoria de Gabriela Pedrão. Para este encontro, o livro escolhido é “Capote”, de Nikolai Gógol, peça fundamental para o desenvolvimento da literatura russa. A obra foi escrita em 1842, sendo considerada um dos pilares do realismo russo do século 19.

Segundo a curadora, o clube tem pontos positivos como a troca de pontos de vista e opiniões sobre os livros, a oportunidade de conhecer obras fora da zona de conforto e de ler autores do mundo todo.

 

“Acho que a experiência da discussão em grupo é muito rica. Em diversos encontros tive a oportunidade de rever minhas próprias opiniões. Ter esse momento de troca é sempre algo que nos modifica e acrescenta em algo”, recomenda Gabriela.

 

Plano Anual

Núcleo de Contadores de Histórias e o Clube do Livro fazem parte do Plano Anual da Fundação e contam com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. A entrada aos dois programas é aberta e gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (16) 3911-1050 ou por e-mail. No caso do Clube do Livro as inscrições podem ser feitas pelo clubedolivro@fundacaodolivroeleitura.com.br.

 

Serviço:

23 de novembro

Núcleo de Contadores de Histórias

Horário: das 9h às 10h30 (encontro com práticas e dinâmicas) e 10h30 às 12h (contação de histórias - encontro especial para adultos)

Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América, Ribeirão Preto-SP).

Atividade gratuita e aberta à população

 

23 de novembro

Clube do Livro | “O Capote”, de Nikolai Gógol

Horário: 16h

Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América, Ribeirão Preto-SP).

Atividade gratuita e aberta à população

 

 

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!