Offline
21ª Bienal Sesc_Videobrasil lança livro de ensaios
29/01/2020 12:41 em Literatura
Publicação organizada pela curadora Luisa Duarte traz textos inéditos de 14 autores
Link para imagens da mostra: http://www.flickr.com/photos/a4eholofotecultura/albums/72157711349033581


A 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil promove na quarta-feira (29/1), no Sesc 24 de Maio, o lançamento do Livro de Leituras: Comunidades Imaginadas. O livro traz 14 ensaios inéditos assinados por autores que participaram dos seminários da mostra.

A publicação é distribuída ao público de forma gratuita e reúne análises de Amara Moira, Clarissa Diniz, Guilherme Wisnik, João Silverio Trevisan, Juliana Borges, Laymert Garcia dos Santos, Luccy Lippard, Márcio Seligmann-Silva, Maria Rita Kehl, Mariana Cavalcanti, Mario Caro, Marisa Flórido, Peter Pál Pelbart e Vladimir SafatleLivro de Leituras: Comunidades Imaginadas é o terceiro volume de uma série de publicações teóricas realizadas conjuntamente pelo Sesc e Videobrasil que inclui títulos como Uma Comunidade Múltipla (2018) e Perspectivas Para Outras Geografias do Pensamento (2015).

“O eixo central da publicação é a necessidade de frisar, a partir da pluralidade de perspectivas dos autores, um posicionamento contra um projeto que, de modo suicida, trabalha por um mundo sem florestas, sem livros, sem imaginação e lançar luzes sobre todo um processo de revisão histórica, desde um ponto de vista descolonial, colocando em cena uma nova cartografia que põe em xeque visões tradicionais de raça, gênero, família, propondo novas epistemologias”, explica Luisa Duarte, integrante da equipe curatorial da 21ª Bienal e organizadora da publicação.

Na ocasião do lançamento, ela e o também curador Gabriel Bogossian realizam uma visita mediada à exposição levando em conta os temas e a perspectiva da publicação. Os vídeos com a íntegra dos seminários “Comunidades Imaginadas”, ocorridos em outubro e novembro de 2019, estão disponíveis no site do Videobrasil.


SOBRE A 21ª BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA SESC_VIDEOBRASIL | COMUNIDADES IMAGINADAS
Em cartaz até 2 de fevereiro, no Sesc 24 de Maio, a 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Comunidades Imaginadas se debruça sobre a presença dos nacionalismos para a compreensão das disputas que marcam o nosso tempo. Com direção artística de Solange Farkas e curadoria de Gabriel Bogossian, Luisa Duarte e Miguel A. López, a mostra traz mais de 60 obras e duas coleções, de 55 artistas de 28 países, entre vídeos, pinturas, fotografias e instalações.


SOBRE O VIDEOBRASIL
O Videobrasil é uma plataforma de arte e uma associação cultural que pesquisa e difunde a produção artística das regiões do Sul geopolítico do mundo -- América Latina, África, Leste Europeu, Ásia e Oriente Médio. Criado e dirigido por Solange Farkas, integra uma rede de ações que inclui exposições, mostras, publicações, documentários, encontros e residências artísticas. Com mais de mil obras em vídeo e quatro mil itens, seu acervo é referência para conservação de vídeos, videoinstalações e registros de performance no continente.


SOBRE O SESC
O Sesc -- Serviço Social do Comércio é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada em 1946 pelos empresários do comércio e de serviços presente em todo o Brasil. No estado de São Paulo, o Sesc conta com 40 unidades, em sua maioria, instalações que congregam suas áreas de atuação nos campos da Cultura, Educação, Esportes, Lazer e Saúde. As ações do Sesc São Paulo se norteiam por seu caráter educativo e pela busca do bem-estar social com base em uma compreensão ampla do termo cultura.


SERVIÇO
Lançamento | Livro de leituras: Comunidades imaginadas
Data: 29 de janeiro, quarta-feira, às 18h
Sesc 24 de Maio -- 5° andar
*O livro será distribuído gratuitamente

Visita mediada com os curadores Gabriel Bogossian e Luisa Duarte
Data: 29 de janeiro, quarta-feira, às 16h
Sesc 24 de Maio -- 5° andar

21ª BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA SESC _VIDEOBRASIL I COMUNIDADES IMAGINADAS
Período expositivo: Até 2 de fevereiro de 2020
Visitação: De terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h
www.bienalsescvideobrasil.org.br
facebook.com/ACVideobrasil
instagram.com/videobrasil

SESC 24 DE MAIO
Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo, 300m do metrô República
Fone: (11) 3350-6300
Horário de funcionamento da unidade
Terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
Facebook: facebook.com/sesc24demaio
Instagram: instagram.com/sesc24demaio
Portal: sescsp.org.br/24demaio
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!