DIA NACIONAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - O GÊNERO É UM DOS MAIS LIDOS PELOS BRASILEIROS
30/01/2020 12:24 em Mundo
Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil aponta que de 13% a 29% dos leitores brasileiros, de diferentes faixas etárias, apreciam o gênero

Em 30 de janeiro de 1984, foi instituído o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, a data foi escolhida porque neste dia em 1869, o cartunista Ângelo Agostini publicou a primeira história em quadrinhos brasileira, As Aventuras de Nhô-Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte.

Conhecido como 9ª arte, os gibis encantam crianças e adultos. Na 4º Edição da Pesquisa Retratos da Leitura do Instituto Pró-Livromaior e mais completo estudo sobre o comportamento leitor do brasileiro, o gênero foi escolhido como preferido por 13% dos entrevistados. Essa porcentagem sobe para 29% na faixa etária de 5 a 10 anos e se mantém alta dos 11 aos 13 anos, representando 21% de jovens que apreciam as revistas em quadrinhos e, ainda, ajudam os leitores a se aproximarem de outros tipos de literatura.

O escritor Pedro Bandeira, patrono do Prêmio Retratos da Leiturapromovido pelo Instituto Pró-Livro, relembra como a leitura de quadrinhos o influenciou na sua carreira. "Para mim esta é uma data nostálgica, daquelas que nos levam a recordar as delícias da infância. Isso porque posso dizer que sou um produto dos quadrinhos. Desde muito pequeno, antes de aprender a decifrar as formiguinhas pretas que eram contidas nos balõezinhos de fala, folheávamos as revistas admirando os desenhos e inventando nossos próprios enredos. Acho que aí eu comecei a treinar minha futura carreira de escritor...", recorda.

Assim como a Pesquisa Retratos da Leitura apresenta, Pedro concorda que a leitura de gibis faz parte da sua formação leitora, "me formei leitor a partir do momento que tive acesso às histórias em quadrinhos, e, daí, fui me apaixonando pelas aventuras". O escritor ainda completa, "os quadrinhos criaram o prazer de ler, criaram leitores e podem voltar a prestar esses serviços à nossa cultura".

 

5º Edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil do Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural será lançada ainda no primeiro semestre de 2020. "Estamos na expectativa para conhecer os resultados desta edição e na torcida para ter boas surpresas em relação aos leitores brasileiros, inclusive de quadrinhos", ressalta Zoara Failla, coordenadora da Pesquisa.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!