Offline
Sistema de Ensino Poliedro apoia mais de mil alunos de baixa renda que buscam a aprovação nas principais universidades do Brasil
15/06/2020 13:20 em Brasil
A instituição apoia seis cursinhos solidários, entre eles o Cursinho Popular de Medicina - USP de Ribeirão Preto
 
Com o objetivo de preparar estudantes menos favorecidos economicamente para os principais vestibulares do país e amenizar o gap educacional brasileiro, o Sistema de Ensino Poliedro apoia, atualmente, seis cursinhos solidários em diferentes cidades de São Paulo. Ao todo, são 1.150 jovens beneficiados. Entre esses cursinhos estão o Madre Teresa e o CASD, na cidade de São José dos Campos; MedEnsina - USP e Quantum - Einstein, na cidade de São Paulo; Cursinho Popular de Medicina - USP de Ribeirão Preto e Cursinho Popular Zilda Arns - Unicamp, de Campinas.

Com a parceria, os alunos recebem todo o material didático necessário, garantem acesso aos eventos do Poliedro, participam de simulados e obtém consultorias pedagógicas que indicam as melhores rotinas de estudos para que alcancem seus objetivos. Já o cursinho passa a contar com o apoio dos consultores do Poliedro, que analisam os resultados conquistados nos exames para traçar as melhores estratégias educacionais, elaboradas para a potencialização do desempenho dos estudantes. A iniciativa visa a contribuir para a transformação de um cenário em que a desigualdade educacional é marcante: segundo relatório do IBGE, apenas 36% dos alunos que completaram o ensino médio na rede pública entraram numa faculdade.

O diretor pedagógico do Sistema Poliedro, Alberto Serra, explica que a parceria entre os cursinhos e o Sistema leva em consideração a compatibilidade de perfil do projeto com a instituição, os resultados obtidos e o potencial. "Às vezes, o que falta para que um estudante alcance seus objetivos é um apoio reforçado e um maior incentivo. Por isso, a iniciativa oferece todas as ferramentas e o aparato psicológico e educacional necessário para que o aluno conquiste a vaga desejada. Temos muitos alunos brilhantes e esforçados, que só precisam de suporte para preencher algumas lacunas e se desenvolverem. Os resultados das instituições apoiadas deixam claro que o esforço vale a pena", completa.

Em 2020, os cursinhos apoiados pelo Sistema Poliedro conquistaram 409 aprovações em vestibulares. O Cursinho CASD de São José dos Campos foi o que mais aprovou, somando 214 vagas. Já os Cursinhos Populares de Medicina conquistaram, juntos, 195 aprovações no mesmo ano, garantindo alunos em 13 das principais faculdades públicas e privadas do Brasil, como USP, UNESP, UNIFESP, UNICAMP, PUC - MG, UFSC, UFSCAR, entre outras.

Suporte para a realização de um sonho

O apoio do Poliedro aos cursinhos foi transformador para vida de muitos alunos, como é o caso da Amanda Tavares, ex-aluna do CASD e aprovada para o curso de Serviço Social na Universidade Estadual de Minas Gerais, em 2019. "Estudei todos os anos em escola pública e sempre tive o sonho de entrar em uma universidade de qualidade e gratuita para, futuramente, atuar como Assistente Social. O Sistema Poliedro foi de suma importância para conquistar meus objetivos. Os professores seguiam o material que era oferecido, com exercícios ótimos para o treino, e conseguíamos ter muita base com as ferramentas virtuais e físicas disponibilizadas", diz a estudante.

"Acredito que parcerias como a do CASD e do Poliedro tenham uma importância gigantesca, além de uma responsabilidade social relevante. Mais que um apoio, a iniciativa também represente a oportunidade de estudo a adolescentes, assim como eu, de renda baixa, que não teriam a oportunidade e o respaldo financeiro de pagar um cursinho pré-vestibular da qualidade do Poliedro. Além de todo o apoio pedagógico do CASD, com professores mais que excelentes, temos também o acesso a todos os recursos necessários para a nossa trajetória enquanto vestibulandos", afirma Amanda Tavares.

Sulamita Hadassa, de 17 anos, também segue sua jornada, no CASD, para conquistar a vaga sonhada na faculdade. Era bolsista de uma escola particular, que também utilizava o Sistema Poliedro. "Já estava acostumada com os materiais didáticos. Sempre achei o conteúdo muito bom. Quero cursar Medicina na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, um sonho que carrego desde criança. Sentir que posso salvar ou ajudar alguém é uma realização, uma meta. No entanto, sabemos que a concorrência é grande. Então é importante ter uma base educacional reforçada, que a parceria entre as instituições nos proporciona".

Para Hadassa, o que mais chama a atenção é a proximidade entre os simulados oferecidos e os vestibulares originais. "São muito parecidos! Também gosto muito da diversidade de ferramentas e, inclusive, conteúdos virtuais aos quais temos acesso. Com certeza, o Sistema Poliedro tem agregado muito para o CASD".

"O apoio que recebemos é muito importante para viabilizar um reforço para estudantes que podem não ter tido uma educação básica de tanta qualidade. O Poliedro está abrindo portas para que pessoas com menos poder aquisitivo, que não têm condições de pagar por cursinhos tão caros, conquistem o que tanto sonharam e deem início às suas carreiras. A parceria é excepcional e tenho certeza de que gerará ainda mais resultados positivos", conclui a estudante.

Sobre o Sistema de Ensino Poliedro

Desde 2001, o Sistema de Ensino Poliedro tem a meta de oferecer a melhor experiência educacional a escolas em todo o Brasil. Originalmente adotado nos cursos Pré-Vestibular do Poliedro, reconhecidos pelo alto índice de aprovações nas melhores universidades do País, o Sistema expandiu-se para o Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Anos Finais e Educação Infantil, abrangendo, assim, toda a vida escolar do aluno. Atualmente, conta com mais de 450 instituições de ensino e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.  

Ao promover uma educação de excelência, o Sistema de Ensino Poliedro obteve 7.407 aprovações em 117 das 128 instituições que utilizam o Sistema de Seleção Unificada (SISU) em 2019. Do total, 752 estudantes foram aprovados em 1º lugar.

Para saber mais a respeito do Sistema Poliedro, acesse: http://www.sistemapoliedro.com.br
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!