Alma apresenta circuito de lives
19/06/2020 09:45 em Música

programação integra o formato virtual, complementando o planejamento das aulas online

 

Ribeirão Preto (SP), 17 de junho de 2020 - Atendendo as recomendações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, relacionadas a pandemia do novo coronavírus (Covid - 19), as aulas presenciais da Academia Livre de Música e Artes - Alma foram suspensas a partir do dia 16 de março. A equipe gestora e coordenação acompanha, desde o início da suspensão, as orientações dos órgãos públicos, priorizando medidas que não causariam prejuízo pedagógico aos alunos.

Mediante o cenário atual, com a indicação de isolamento social, a diretoria pedagógica e artística da academia organizou um planejamento de aulas online, com formato individual via WhatsApp, Skype, aulas gravadas pelo Youtube ou utilização de plataformas com o formato de videoconferência como o “zoom”. A partir desta mudança, os professores buscam uma visão ampliada de acordo com uma formação continuada à distância, com orientações que valorizam a interação dos alunos de forma eficaz e produtiva.

De acordo com este planejamento, complementando o cronograma de aulas, foram promovidos dois encontros virtuais no formato de live experimental, por meio das redes sociais da academia. O conceito “Quintessência” apresenta um encontro por semana, sempre às quintas-feiras, às 19h, com temas relacionados a cultura, música, educação e arte de forma geral.  Até o dia 16 de julho, a Alma receberá diversos convidados, como o Fabio Presgrave, bacharel e mestre em performance pela renomada Juilliard School of Music em Nova Iorque, violoncelista e professor. Nesta quinta-feira, dia 18, Ladson Bruno, coordenador pedagógico da Alma, conversa com Fabio sobre o cenário musical e a pós pandemia, pelo Instagram da Alma (@alma_ribeirao), às 19h. A programação completa estará disponível nas redes sociais da academia.

Para Ladson, os vínculos com as instituições são modificados neste período atípico, mas podem ser fortalecidos de outras maneiras, como a globalização da informação sendo um fator positivo nesta fase de desenvolvimento didático remoto. “Como a academia tem este caráter de formação, inclusive com alunos que estão se preparando para ingressar em universidades, as aulas à distância englobam técnica, teoria e prática, além da produção de conteúdo online, que podem ser utilizados nos canais de comunicação internos, redes sociais ou arquivo pessoal do aluno”, enfatiza.

A Academia Livre de Música e Artes - Alma é uma associação privada sem fins lucrativos, enquanto ação cultural, iniciou suas atividades em agosto de 2014, nas dependências do Centro Cultural Palace. A Alma trabalha com o aperfeiçoamento de jovens talentos, principalmente na música, cumprindo seu propósito de oferecer excelência artística a alunos de Ribeirão Preto e região. Em sua história, expandiu sua atuação com novos cursos, incluindo teatro, dança inclusiva e balé. Seus cursos são gratuitos e contam com o apoio de empresas que utilizam leis de incentivo para patrocinarem os projetos.

A Alma confirma seu compromisso com a arte, e se mostra confiante em relação a evolução da educação, do ensino e do aprendizado, através das mudanças e adaptações necessárias ao momento atual.

Serviço:

Live: Música - Pós pandemia

Data: Quinta-feira, 18 de junho

Horário: às 19h

Transmissão: https://www.instagram.com/alma_ribeirao/

Programação:

18/06 - Ladson Bruno e Fabio Presgrave (Música - Pós pandemia )

25/06 - Rafael Fortaleza e Harvey Thurmer (Interações Internacionais: a experiência do Fiato al Brasile - International Interactions: the Fiato al Brasile experience)

02/07 - Igor Picchi Toledo e Samuel Pompeo (Música: Rotina e planejamento de estudo)

09/07 - Marisol Gallo e Patty Brown (Diálogos com Dança)

16/07 - Dulce Neves e Rubens Russomanno Ricciardi (A Música Sacra Brasileira)

Horário: 19h

Plataforma: Instagram @alma_ribeirao

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!