Offline
Teatro #EmCasaComSesc - 3 a 9 agosto
04/08/2020 11:22 em Brasil
 
 
 

TEATRO #EMCASACOMSESC TRAZ MONÓLOGOS DE KENAN BERNARDES, ISABELLA LEMOS, QUITÉRIA KELLY E EDUARDO MOSCOVIS

Na semana de 3 a 9 de agosto, tem:
Kenan Bernardes em poema-pranto que parte da tragédia grega "Medeia" para contar a história de uma mulher negra escravizada que prefere sacrificar o próprio filho a vê-lo preso à uma mina de ouro;
A trajetória de Cacilda Becker, interpretada por Isabella Lemos, a partir de texto de Zé Celso Martinez Corrêa, adaptado e dirigido por Lenise Pinheiro;
Quitéria Kelly com a história de uma frasqueira que deu origem ao espetáculo "A Frasqueira de Jacy";
Eduardo Moscovis em texto de Newton Moreno sob direção de Christiane Jatahy

youtube.com/sescsp
instagram.com/sescaovivo

Fotos das atrações em alta qualidade para imprensa neste link

São Paulo, 1º de agosto de 2020 - O Sesc São Paulo promove desde maio a série Teatro #EmCasaComSesc, com a transmissão de diferentes trabalhos cênicos, direto da casa dos artistas, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, às 21h30. Na próxima semana, o público confere os monólogos Medea Mina Jeje, com Kenan BernardesViva Cacilda! Felicidade Guerreira!, interpretado por Isabella Lemos, a adaptação A Frasqueira de Jacy, com Quitéria Kelly, do Grupo Carmin, O Livro por Eduardo Moscovis .

Mas antes, neste domingo, 2/8, tem a atriz Soraya Ravenle no solo teatral Instabilidade Perpétua, adaptado para o Teatro #EmCasaComSesc. Baseado no livro homônimo do filósofo e poeta paulistano Juliano Garcia Pessanha, a obra, publicada em 2009, apresenta uma coletânea de ensaios filosóficos e historietas. Assinando a dramaturgia com Diogo Liberano, Soraya instiga o público com aspectos filosóficos da existência humana em sociedade, oferecendo ao espectador uma maneira de enxergar a vida através das próprias feridas.

Na segunda-feira, 3/8, o ator Kenan Bernardes encena Medea Mina Jeje, um poema-pranto de uma mulher negra, escravizada na Vila Rica de Nossa Senhora de Pilar de Ouro Preto, nas Minas Gerais do século 18. Ao saber que seu filho Age seria perseguido, mutilado e novamente aprisionado à boca de uma mina de ouro, Medea decide por sacrificá-lo, numa tentativa de libertá-lo da própria sina. Com dramaturgia de Rudinei Borges, direção de Juliana Monteiro e atuação de Kenan Bernardes, a peça parte da jornada mítica de Medeia, do dramaturgo grego Eurípedes, em fricção com alguns dados históricos de negros escravizados na época do Brasil Colônia. A peça reconstitui a trajetória de uma mãe negra escravizada que opta pela decisão mais difícil a fim de livrar o seu filho do penoso trabalho nas minas de ouro que moveram a economia do Brasil durante séculos. O monólogo é indicado para maiores de 14 anos.

Na quarta-feira, 5/8, Isabella Lemos traz à luz fatos marcantes da trajetória de Cacilda Becker, um dos maiores nomes do teatro brasileiro, em Viva Cacilda! Felicidade Guerreira!. A atriz, que completaria cem anos em 2021, é lembrada neste espetáculo solo criado a partir do texto escrito e encenado por Zé Celso Martinez Corrêa. A adaptação do roteiro e a direção são da fotógrafa Lenise Pinheiro, especializada em teatro. Nesta versão especial para a série #EmCasaComSesc, com ambientação criada na casa da atriz Isabella Lemos, Marcelo Pellegrini assina a trilha sonora composta e gravada exclusivamente para a transmissão. Em gravação, o músico José Miguel Wisnik interpreta o tema de abertura em voz e piano. Formada pela Escola Superior de Artes Célia Helena, em São Paulo, e com especialização em duas importantes academias de artes e dramaturgia de Londres e Nova York, Isabella Lemos atua no teatro e no cinema. A classificação indicativa de Viva Cacilda! Felicidade Guerreira! é 16 anos.

Uma frasqueira encontrada no lixo contendo vestígios de vida de uma mulher de 90 anos é o enredo do monólogo de sexta-feira, 7/8, com Quitéria Kelly e participação de Henrique FontesA Frasqueira de Jacy é um novo recorte de uma história real que resultou na peça de teatro documental Jacy, que estreou há sete anos fruto de uma investigação do Grupo Carmin, de Natal (RN), na qual Quitéria e Henrique fazem parte. O encontro da frasqueira pela companhia teatral completa uma década em 2020, ano em que Jacy faria 100 anos. A versão que será apresentada no #EmCasaComSesc é uma transcrição da peça original para o formato online, sob direção de Henrique Fontes, que também assina a dramaturgia com Pablo Capistrano, e terá interação de documentos gravados. O espetáculo é livre para todas as idades.

E no domingo, 9/8, o ator Eduardo Moscovis dá continuidade ao encontro artístico com a encenadora Christiane Jatahy, que é uma das grandes diretoras do teatro brasileiro e assina a dramaturgia e a direção desta adaptação de O Livro. O texto de Newton Moreno conta a história de um homem que recebe um livro do pai, mas o presente é o anúncio de que ele cegará em breve, talvez em algumas horas, em alguns minutos...ali. Nesta versão para o #EmCasaComSesc, a peça propõe novos diálogos, com o texto original e com quem assiste, caminhando na fronteira da realidade e da ficção. Um monólogo para refletir sobre o momento em que vivemos, os cortes abruptos e as transformações inevitáveis.

Agenda 3 a 9 de agosto, 21h30

3/8, segunda: Kenan Bernardes em Medea Mina Jeje
5/8, quarta: Isabella Lemos em Viva Cacilda! Felicidade Guerreira!
7/8, sexta: Quitéria Kelly, do Grupo Carmin, em A Frasqueira de Jacy
9/8, domingo: Eduardo Moscovis em O Livro

Até aqui, o Teatro #EmCasaComSesc apresentou 45 espetáculos a uma audiência de mais de 217 mil visualizações. Já passaram pela série os artistas Celso Frateschi, interpretando, de sua autoria, Diana, Georgette Fadel em Terror e Miséria no Terceiro Milênio, de Bertolt Brecht, Sérgio Mamberti em Plínio Marcos, Um Homem do Caminho, Ester Laccava com Ossada, Jé Oliveira em Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens, de sua autoria, Gustavo Gasparani em Ricardo III, de Shakespeare, Lavínia Pannunzio com Elizabeth Costello, Grace Passô, interpretando Frequência 20.20, Denise Weinberg em O Testamento de Maria, Ailton Graça com Solidão, Cacá Carvalho em O Carrinho de Mão in A Poltrona Escura, Bete Coelho interpretando Mãe Coragem, Gero Camilo em A Casa Amarela, Eduardo Mossri com Cartas Libanesas e Cláudia Missura em Paixões da Alma, Matheus Nachtergaele com seu Desconscerto, o ator pernambucano Dinho Lima Flor com o espetáculo Ledores no Breu, Jhonny Salaberg em Buraquinhos ou o vento é inimigo do Picumã, Cassio Scapin com Eu Não Dava Praquilo, Clara Carvalho em A Mais Forte, Rodrigo França na leitura de Contos Negreiros do Brasil, Mariana Lima com a peça SIM - Cérebro|Coração em conferência para a terra, Amanda Lyra em Quarto 19, Denise Fraga com Galileu e Eu - A Arte da Dúvida, Yara de Novaes com o monólogo Justa, Leonardo Netto em 3 Maneiras de Tocar no Assunto - O Homem com a Pedra na Mão, Lucelia Sergio em Engravidei, Pari Cavalos e Aprendi a Voar Sem Asas, Débora Falabella com O Amor e Outros Estranhos Rumores e Debora Lamm encenando Mata Teu Pai, Ondina Clais apresentou Katierina Ivânovna, Antônio e Rocco Pitanga em Embarque Imediato, Teuda Bara em Queria Teatro, Pascoal da Conceição em Os Malefícios do Tabaco, Renato Borghi com Meu Ser Ator, Irene Ravache em Alma Despejada, Felipe Oládélè na performance Fragmentos, Ana Cristina Colla trouxe o solo SerEstando Mulheres, Darson Ribeiro encenou O Homem que queria ser livro, Rodrigo Bolzan apresentou projeto b, Thiago Lacerda encenou Quem Está Aí? e Christiane Tricerri mostrou Frida Kahlo - Viva la Vida, Caco Ciocler encenou Medusa e Fabiana Gugli apresentou Terra em Trânsito.

+ SESC NA QUARENTENA

Durante o período de distanciamento social, em que as unidades do Sesc no estado de São Paulo permanecem fechadas para evitar a propagação do novo coronavírus, um conjunto de iniciativas garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

+ SESC DIGITAL

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.

Saiba +: Sesc Digital

 
 
   


 









COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!