Seis dicas para preparar o ambiente de sua casa para escrever seu livro
28/09/2020 09:39 em Literatura
Por Eduardo Villela

Não importa que tipo de escritor você seja. Um espaço adequado de escrita, onde possa ser produtivo e trabalhar sem distrações, te ajudará a escrever com mais eficácia, pois tudo nele existe para fazer você se sentir confortável, entrar em fluxo e produzir com mais qualidade e desenvoltura.

Portanto, aqui estão algumas dicas para você transformar uma área de sua casa em um bom espaço para escrever:

Escolha um ambiente que você possa ficar isolado
É muito fácil se distrair com objetos e ruídos ao seu redor, como TV, barulhos diversos da rua etc. Por isso, se possível, escolha um cômodo em que você possa ficar sozinho e que te permita ficar relaxado e focado. Mantenha todos os itens e dispositivos eletrônicos não relacionados ao trabalho longe. Todas essas coisas podem distraí-lo do seu tempo de trabalho, afetando sua produtividade. Se os ruídos estão distraindo você, compre um bom fone anti ruido - você ficará surpreso com a diferença que fará na sua capacidade de concentração e foco quando puder bloquear de forma rápida e fácil qualquer ruído externo. Silêncio é muito importante.

Mantenha organização
É importante que o ambiente esteja organizado. Um lugar bagunçado ou uma mesa lotada de livros, papéis, contas, entre outros objetos desnecessários, gera caos e desorganização no pensamento do autor no momento de escrita. Uma mesa desordenada tira sua atenção de seu trabalho. Além disso, causa estresse que pode afetar negativamente sua escrita. Tudo sobre e perto de sua mesa deve ajudá-lo a ser produtivo e contribuir para que a sua escrita flua bem. Se algo em seu espaço está causando transtorno ao seu momento de escrita, tire-o de lá! Você será muito mais produtivo e realizado trabalhando em um espaço organizado ou com o mínimo de desordem.

Busque conforto
Nada interrompe a produtividade como um espaço de trabalho desconfortável. Se possível, certifique-se de que tudo o que você tem em seu espaço de escrita inspire sentimentos positivos e aumente seu conforto. Mas, não exagere! O ideal é não ser tão confortável a ponto de relaxar muito o corpo e a mente. Se você tiver em seu espaço uma rede ou uma poltrona muito gostosa, use-os em momentos de pausa para descansar um pouco.

Tenha tudo o que você precisa por perto
O ambiente precisa ter tudo que você precisa para escrever com fácil acesso. Além de ferramentas básicas como canetas, lápis e papéis, alguns escritores, por exemplo, gostam de manter um caderno ao lado do notebook para fazer anotações, outros deixam algumas revistas e livros na mesa para pesquisas e consultas. Seja qual for o material que você precisa para escrever, certifique de tê-los próximos de você.

Preste Atenção à ergonomia
Ficar sentado por muito tempo de forma inadequada pode causar danos a sua coluna e saúde. E, como escritor, você passará muito tempo sentado. É importante, então, investir em uma cadeira de escritório confortável para sentar - o tipo que apoia suas costas e incentiva a postura adequada. A postura é muito importante na hora da escrita, desconfortos no corpo podem atrapalhar o raciocínio. Certifique-se também de que sua mesa e teclado estejam a uma altura confortável para reduzir a tensão e o estresse de longas horas de trabalho.

Hidrate-se e alimente-se
Ao entrar em estado de fluxo e trabalhar por várias horas seguidas, geralmente o escritor não percebe o tempo passar. Escrever é uma atividade intelectual que causa um gasto de energia muito grande, por isso, é fundamental se hidratar e alimentar-se. Se não for possível ter um pequeno frigobar no cômodo para manter lanches e bebidas, é importante ter sempre água e algo para comer à mão. Opte por lanches nutritivos e leves, como frutas e castanhas. Se você ficar sem comer por muito tempo, seus níveis de glicose podem cair e prejudicar a velocidade de raciocínio e a qualidade de análise durante a escrita.


 
Sobre Eduardo Villela - Graduou-se em Relações Internacionais e cursou mestrado em administração, ambos na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica). Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004, já lançou mais de 600 livros de variados temas, entre eles comportamento e psicologia, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias e ficção infanto-juvenil e adulta. Trabalhou como editor de aquisições de livros universitários e de negócios na Editora Saraiva, editor de livros de negócios na editora Campus-Elsevier, gerente editorial de todas as linhas de publicações na Editora Gente e copublisher e diretor comercial na Editora Évora. Mais informações em www.eduvillela.com
 
 
 
 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!