Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Dicas para garantir a locação do seu imóvel em Ribeirão Preto
20/11/2020 19:16 em Economia e Negócios

Saiba o que é preciso fazer para reduzir a vacância do seu imóvel


Figura 1: Freepik

Em um momento como o atual, onde a crise política e econômica atinge patamares complexos, os diferentes setores da economia têm que buscar e encontrar ferramentas que sejam úteis e eficientes para ao menos manter a sua lucratividade e isso incluo o mercado de aluguel de imóveis em Ribeirão PretoO mesmo vale, de certa forma, para as pessoas que possuem um imóvel e o alugam por conta própria.

Nada pior e mais indesejável que o imóvel atravessar um período mais longo de vacância. Em outras palavras, ninguém que trabalhe com locação de imóveis quer que o espaço fique parado por muito tempo. Além disso obviamente não render lucro, traz despesas.

Diante desse cenário, nada mais justo e interessante do que se tomar algumas medidas para assegurar a locação do imóvel. Confira adiante algumas dicas valiosas para garantir que seu imóvel seja alugado.

1.Trace o perfil desejado de locatário

Normalmente, o público de locação de um imóvel é o mais diverso possível. Com efeito, desde que o locatário tenha condições financeiras de arcar com o valor da locação, os proprietários e imobiliários muitas vezes não fazem distinção dos perfis desejados para locação.

Entretanto, para que se assegure que o imóvel seja locado e assim permaneça por muito tempo, é importante que se trace o perfil que se deseja que um potencial locatário tenha. Reflita se o perfil de locatário que você deseja é o de famílias, casais, jovens solteiros, universitários ou qualquer outro.

Com esse tipo de definição, você poderá, por exemplo, apostar em melhorias que se enquadrem nas características do perfil de locatário desejado.

Quem compra um imóvel muitas vezes gosta de fazer pequenas alterações ou reformas. No entanto, quem vai alugar muito improvavelmente irá dispensar dinheiro para fazer alterações pontuais no espaço. Desse modo, para trazer mais dinamismo a operação, procure você deixar o imóvel do jeito que o locatário gosta e as chances de locá-lo aumentarão.

2.Preze para que o imóvel esteja sempre muito bem apresentável

Pode parecer bobagem, mas a apresentação de um imóvel conta muito para o sucesso da sua locação. Por mais que o seu imóvel reúna todas as características que o locatário procura, em termos de estrutura, localização, entre outros, mas não tiver uma boa apresentação, as chances de um potencial locador não querer locar o espaço são grandes.

Uma ótima apresentação é essencial para o processo de locação. Os defeitos e as falhas na manutenção podem atrasar ou até mesmo fazer com que se perca as negociações. Com tantos imóveis sendo ofertados por aí, não se pode ficar atrás na concorrência.

Por essa razão, deixe o imóvel sempre muito bem limpo, organizado e devidamente vistoriado. Confira absolutamente tudo, desde os rodapés até o teto e não deixe de investir na feitura dos reparos, caso seja necessário.

3.Realize uma boa e ampla divulgação

Seu imóvel precisa ser devidamente divulgado, a fim de que o maior número possível de pessoas fique sabendo da existência deles e ele se destaque perante uma concorrência tão grande. Se você tem um apartamento para alugar em Ribeirão Preto, por exemplo, não deixe de fazer uma boa divulgação.

Para uma boa divulgação, é imprescindível que você seja o mais honesto e transparente possível. Nada de esconder ou camuflar eventuais defeitos e coisas do gênero. Além disso, tire fotos de notável qualidade, usando ângulos e iluminação que não apenas ajudem a valorizar o espaço, como também evidenciam como o imóvel realmente é.

Se ele tiver alguns detalhes específicos, como garagem, jardim, armários ou até mesmo luminárias, vale a pena mostrar esses detalhes nas fotos.

É imprescindível também que o texto do anúncio seja bem completo e detalhado. Ele precisa conter todas as informações certas. Isso vai facilitar e muito não apenas a visita do cliente, mas a sua vida também.

É válido dizer que além de anunciar na imobiliária, em panfletos a serem distribuídos pelas ruas da cidade, nas redes sociais e site próprio, é crucial que você o anuncie também em um portal imobiliário. Isso aumentará imensamente a visibilidade do seu imóvel e, consequentemente, as suas chances de alugá-lo.

4.Reflita bastante sobre o preço da locação

É mais do que correto que você queira ter lucro com a locação do imóvel. Todavia, é fundamental que você saiba ser justo, flexível e, ao mesmo tempo, exiba uma boa dose de competitividade.

Isso significa, em outras palavras, em não colocar um preço muito abaixo do que é normalmente cobrado na média do mercado para aquele tipo de imóvel e nem cobrar um valor alto demais, acima da média esperada para aquela tipologia de imóvel e região.

Caso julgue necessário, faça uma pesquisa por imóveis que tenham atributos similares ao imóvel que você quer alugar e o valor cobrado por ele em diferentes áreas da cidade. Se você quiser ter uma ideia estimada da média de preço, consulte portais imobiliários específicos. Através desses sites você será capaz de ter uma ideia estimada do valor médio cobrado em distintas regiões do país em termos de aluguel.

Ademais, os valores precisam ter alguma coerência com o valor que costuma ser cobrado no mercado imobiliário atual. Não adianta ter como parâmetro o valor de locação que o último locatário pagou e querer cobrar o mesmo valor. Épocas diferentes tem características diferentes e, dessa forma, demandam preços diferentes. Cada conjuntura é diferente da outra.

5.Conheça o inquilino

Quando uma pessoa vai procurar sua casa para alugar em Ribeirão Preto, não deixe de querer conhecer o inquilino. Quando ele for visitar o imóvel em questão, procure conversar bastante com ele, saber mais a seu respeito, conhecer as expectativas que ele tem com o imóvel, obter informações sobre a idoneidade dele e assim por diante. É a partir de diálogos como esse que você firmará também o tipo de garantia que pretende estabelecer.

 

Agora você está por dentro de dicas úteis e valiosas para assegurar que o seu imóvel seja alugado. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!