Offline
Nelson Motta participa de série de lives da União Brasileira de Compositores
25/11/2020 17:36 em Brasil
Intitulada de "Janela UBC", os encontros virtuais promovem o fundo Juntos Pela Música, que auxilia financeiramente profissionais do meio da musical durante a quarentena.

Idealizada no início da pandemia pela União Brasileira de Compositores, a série de lives Janela UBC é transmitida através do perfil do Instagram da organização. A proposta é conectar profissionais de diferentes áreas da indústria musical ao grande público. De 24 a 27 de novembro, o projeto receberá, sempre às 16h, a executiva Angela Johansen, o produtor musical Nelson Motta e o instrumentista Maurício Tizumba. As transmissões acontecerão no link https://www.instagram.com/ubcmusica/ .

Desenvolvido pela UBC, o fundo Juntos Pela Música visa auxiliar financeiramente profissionais da indústria musical que foram severamente prejudicados pelas consequências da pandemia da Covid-19. Em seis meses de campanha, a organização arrecadou mais de R﹩ 1,7 milhão através de doações realizadas via Benfeitoria, plataforma brasileira de crowdfunding. O valor conquistado tem sido capaz de ajudar aproximadamente 1.057 famílias pelo curso de 4 meses, e foi alcançado graças à parceria de matchfunding feita com o Spotify, que como parte de seu programa global de suporte, intitulado Covid-19 Music Relief, dobrou as doações recebidas pela UBC até agosto. Na segunda fase da campanha, aqueles que tiverem interesse em continuar apoiando a iniciativa podem doar diretamente para a organização por meio de depósito.



Angela Johansen

Na terça-feira, 24/11, Vanessa Schütt, gerente de comunicação da UBC entrevistará Angela Johansen, gerente da filial paulista da organização. Formada em direito, Angela tem experiência profissional que abrange também marketing, mídia e operações, com passagens por empresas como a publicação Meio & Mensagem. As executivas abordarão temas práticos sobre as operações da União Brasileira de Compositores, tratando de processos no Rio de Janeiro e em São Paulo.



Bemti

Dando prosseguimento à programação da Janela UBC, na quarta-feira, 25/11, às 16h, o escritor e músico Manno Góes entrevistará o cantor Bemti. O artista mineiro iniciou sua carreira em 2018, quando lançou o álbum "era dois", que conta com participação de Johnny Hooker, Tuyo e Natália Noronha, da banda Plutão Já Foi Planeta. O projeto integrou diversas listas de melhores de fim de ano, como o da revista Rolling Stone Brasil. Desde então, fez turnê em festivais e casas ao redor do país, dentre eles o Bananada e o Itaú Cultural; e em 2019 foi selecionado pelo edital Natura Musical, com o qual está produzindo seu segundo álbum, que tem parcerias com Tiê, Jaloo, Pedro Altério do grupo 5 a Seco e Luis Calil da banda Cambriana.



Nelson Motta

Já na quinta-feira, 26/11, às 16h, a cantora Paula Lima entrevistará o jornalista, produtor e músico Nelson Motta. Compositor de mais de trezentas músicas com parceiros que vão de Rita Lee a Elis Regina, Motta foi diretor artístico da gravadora Warner Music, produtor da Polygram, além de ter sido colunista da Folha de S. Paulo, O Globo e Última Hora, bem como autor de 12 livros, dentre eles registros de não-ficção que relatam histórias da cena cultural brasileira desde a década de 1960.



Maurício Tizumba

Encerrando a programação da semana, na sexta-feira, 27/11, às 16h, o produtor Geraldo Vianna conversará com o instrumentista e cantor Maurício Tizumba. Mineiro, o artista e empreendedor é um dos fundadores da Companhia Burlantins, grupo teatral de rua marcado pela musicalidade que está em atividade desde a década de 1990; e do Tambor Mineiro, grupo de percussão influenciado pelo congado. Em 2013, após anos dedicados à sua carreira musical, o artista também atuou na novela Saramandaia, da Rede Globo, na qual interpretou o Padre Romeu. Tizumba é reconhecido por especialista em música brasileira como um grande contador de histórias através de suas composições.

Sobre o fundo "Juntos Pela Música"

A pandemia do Covid-19 acertou em cheio a indústria da música. A proibição da realização de eventos estancou quase por inteira a fonte de renda de milhares de artistas. A crise afeta também a arrecadação de direitos autorais por execução pública, que terá queda de R﹩ 140 milhões em 3 meses, segundo o Ecad. Diante deste cenário, a União Brasileira de Compositores (UBC) e o Spotify lançam o fundo "Juntos Pela Música", que remunera artistas que enfrentam dificuldades financeiras. O fundo nasceu com R﹩ 1 milhão, sendo R﹩ 500 mil da UBC e outros R﹩ 500 mil do Spotify, destinados a milhares de artistas afetados pela quarentena.

Para ampliar o alcance dos benefícios, as entidades abriram a campanha para doações da sociedade civil, através de uma plataforma de crowdfunding, a Benfeitoria, mas já alcançaram a meta estipulada no início do projeto, que conseguiu apoiar 1.057 famílias. Agora a campanha segue para a fase dois: aqueles que quiserem continuar contribuindo com a causa poderão fazer suas doações por meio de depósito direto para a organização, por meio da conta da UBC no Banco Santander: agência 0057, conta corrente 13005545-5, CNPJ 33.576.166/0001-00. Após a doação, solicita-se que seja enviado um comprovante para o e-mail comunicacao@ubc.org.br, para que o valor seja contabilizado.

Sobre a UBC

A União Brasileira de Compositores - UBC é uma associação sem fins lucrativos, dirigida por autores, que tem como objetivo principal a defesa e a promoção dos interesses dos titulares de direitos autorais de músicas e a distribuição dos rendimentos gerados pela utilização das mesmas, bem como o desenvolvimento cultural.

A UBC foi fundada em 1942 por autores e atua até hoje com dinamismo, excelência em tecnologia da informação e transparência, representando mais de 30 mil associados, entre autores, intérpretes, músicos, editoras e gravadoras. Para mais informações: Vanessa Schütt: vanessa.schutt@ubc.org.br / WhatsApp: (21) 99294-7893.

SERVIÇO - JANELA UBC

Transmissão: https://www.instagram.com/ubcmusica/

Data: 24/11 (terça-feira)

Horário: 16 horas

Convidados: Vanessa Schütt e Angela Johansen

Data: 25/11

Horário: 16h

Convidados: Manno Goés e Bemti

Data: 26/11(quinta-feira)

Horário: 16 horas

Convidados: Paula Lima e Nelson Motta

Data: 27/11(sexta-feira)

Horário: 16h

Convidados: Geraldo Vianna e Maurício Tizumba
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!