Offline
SESC SÃO PAULO NA VIRADA CULTURAL 2020
11/12/2020 20:17 em Brasil
Este ano, a Virada Cultura acontece nos dias 12 e 13 de dezembro (sábado e domingo) e o Sesc São Paulo é parceiro com atividades exclusivamente online; na plataforma Sesc Digital e outros canais da instituição na internet, uma programação variada contempla diferentes linguagens para todos os públicos, tudo gratuito; para conferir, acesse:

escsp.org.br/sescdigital
sesctv.org.br
sescsp.org.br/cinemaemcasa
sescsp.org.br/cineclubinho
sescsp.org.br/festlatino
sescsp.org.br/leonhirszman
sescsp.org.br/lugardejogo
youtube.com/sescsp
youtube.com/turismosocialsescsp
Fotos das atrações em alta resolução para a imprensaclique aqui

São Paulo, 9 de dezembro de 2020 - No próximo fim de semana, dias 12 e 13 de dezembro, a Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta a 16ª edição da Virada Cultural, que este ano tem o mote "Tudo de arte, nada de Aglomeração" e está distribuída por todas as regiões de São Paulo, mas sem aglomeração de público. O Sesc São Paulo apoia o evento e oferece programação em seus canais digitais. Tem show, filmes, games, um especial do SescTV em comemoração ao centenário da escritora Clarice Lispector e uma série de podcasts sobre os principais centros de formação teatral da região de São Paulo.

O Sesc São Paulo, parceiro do evento desde sua primeira edição, participa este ano de forma totalmente online, por meio de sua plataforma de streaming Sesc Digital, além de programações transmitidas pelo Sesc TV, canais do Youtube e Instagram Sesc Ao Vivo. Entre as atrações, destaque para o show da banda goiana Carne Doce, que se apresenta dentro da série Música #EmCasaComSesc no sábado (12/12), às 19h, ao vivo, para mostrar composições de "Interior" (2020), seu mais recente trabalho. A apresentação pode ser acompanhada pelo canal do Sesc São Paulo no YouTube e pelo Instagram Sesc Ao Vivo . Quem gosta de música, também poderá acompanhar os últimos lançamentos do Selo Sesc disponíveis em streaming no Sesc Digital. Destaque para o novo trabalho da cantora Alaíde Costa, que acaba de completar 85 anos com o disco O Anel - Alaíde Costa canta José Miguel Wisnik, e a obra completa para violino e piano de Claudio Santoro em álbum duplo com Emmanuele Baldini e Alessandro Santoro. Para conferir, acesse sescsp.org.br/sescdigital.

Outra boa opção para curtir de casa, neste fim de semana, são os filmes da série Cinema #EmCasaComSesc que oferecem mais de 70 opções de títulos. Com curadoria do CineSesc, o catálogo traz uma seleção de curtas e longas-metragens e documentários, sempre com acesso gratuito e sem necessidade de cadastro. Para saber mais sobre os títulos, acesse sescsp.org.br/cinemaemcasaA programação especial engloba a 21ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro, com uma seleção da produção nacional lançada comercialmente entre novembro de 2019 e outubro de 2020 na cidade de São Paulo, uma mostra em homenagem ao diretor Leon Hirszman (disponível em sescsp.org.br/leonhirszmane obras do 15º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo (disponível em sescsp.org.br/festlatino). E os pequenos também contam com o CineClubinho, espaço na plataforma Sesc Digital que apresenta o melhor do cinema para crianças (sescsp.org.br/cineclubinho).

Além de música e cinema, o Sesc São Paulo apresenta, em parceria com o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro (ICIB), a série "OBLÒ Contos e Encontros, Histórias Italianas com Sotaque Brasileiro" . A programação online é composta de cinco programas que passeiam por assuntos variados, da gastronomia à literatura, da arquitetura aos contos populares, que trazem um olhar curioso sobre temas cotidianos e sua relação com as artes, além de pôr em foco personalidades como Lina Bo Bardi e sua Casa de Vidro, em São Paulo, Luigi Pirandello e suas viagens às Américas (Brasil incluso) e Emilio Villa, que colaborou com os concretistas Haroldo e Augusto de Campos e Décio Pignatari. O conteúdo está disponível em sescsp.org.br/sescdigital.

Para quem prefere podcast, a dica é a série do CPT_Sesc - Centro de Pesquisa Teatral Aproximações Pedagógicas: A Formação do Ator. Composta de oito episódios, apresenta alguns dos principais centros de formação teatral da região de São Paulo, partindo da fundação, em 1948, da pioneira Escola de Artes Dramáticas (EAD) e atravessando a segunda metade do século 20 até adentrar o século 21, com a criação da SP Escola de Teatro, em 2010. O conteúdo está disponível em sescsp.org.br/sescdigital.

Já quem gosta de games não pode perder o especial Lugar de Jogo, conjunto de jogos que apresenta manifestações das artes e da cultura pelo viés da pluralidade de narrativas desenvolvidas sob o olhar da diversidade. A curadoria é do Sesc São Paulo em parceria com Tainá Felix e Jaderson Souza, da Game Arte. O conteúdo está disponível em sescsp.org.br/lugardejogo .

O Sesc São Paulo também homenageia o centenário de nascimento da escritora Clarisse Lispector, com a exibição de duas produções sobre a autora no SescTV. Trata-se do documentário "De Corpo Inteiro" e do curta-metragem "O Ovo", ambos dirigidos pela cineasta Nicole Algranti. O conteúdo está disponível em sesctv.org.br.

O Sesc Digital traz ainda atividades ligadas ao turismo social, dentro da programação do Sesc na Jornada do Patrimônio 2020, com materiais disponíveis em sescsp.org.br/sescdigital youtube.com/turismosocialsescsp) .

Uma série de atrações, em diversas linguagens, podem ser acompanhadas diretamente nas redes sociais das unidades do Sesc na capital. É o caso da série Enquanto Dormem os Teatros, disponível no canal do Sesc Pinheiros no Youtube que revela como artistas do universo da dança vêm se adaptando longe dos palcos e das salas de ensaio em tempos de isolamento social. No dia 13, domingo, às 18h, vai ao ar um novo episódio inédito, protagonizado pela ativista negra Luana Bezerra, profissional do ensino, criação e interpretação coreográficas.

Também no domingo, um pouco mais cedo, às 15h, o Sesc Campo Limpo apresenta, em seu canal no Youtube , o LOYAL Contém Magia, desfile digital da nova coleção com peças experimentais da LOYAL, que fala sobre mulheres que já se sentiram invisibilizadas pela estrutura de alguma forma, enaltecendo essas existências. A coleção "Contém Magia" contempla os calçados desenvolvidos por LOYAL junto à Zaxy, com intervenções artísticas de Brenda Dourado, Thalia Abdon, Brrioni, Jacira Silva, Clara Xavier e Lavinea Soares.

Acompanhe as redes sociais das unidades do Sesc na capital!

+ SESC NA QUARENTENA
Desde o final de agosto, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades estão sendo previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades. Em outubro, a instituição anunciou nova etapa da retomada gradual dos serviços, desta vez de Exposições - inicialmente nas unidades da capital, Grande São Paulo, Santos e Taubaté -, das Bibliotecas alocadas nas unidades e a exibição de filmes no CineSesc, tudo mediante agendamento prévio pelo sistema de bilheteria online em sescsp.org.br. Todas as 40 unidades do estado deram início a essa retomada gradual, à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

+ Sesc Digital
A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo!

Saiba+: https://www.sescsp.org.br/sescdigital
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!