CINESESC ANTECIPA ESTREIAS DO FIM DE ANO E TRAZ TÍTULOS DE GODARD E HITCHCOCK NA SÉRIE CINEMA #EMCASACOMSESC
22/12/2020 09:09 em Cinema
Programação da semana será renovada na quarta-feira, 23/12, e conta ainda com as estreias da ficção "Truman" e do documentário "Eleições", do filme Kasala!, pelo Cine África, e dos títulos "Menino Maluquinho 2 - A Aventura" e "A Família Dionti", pelo CineClubinho

A série Cinema #EmCasaComSesc oferece a cada semana streaming gratuito de filmes em alta qualidade e sem necessidade de cadastro; para assistir, acesse:

Fotos dos filmes em alta resolução para a imprensaclique aqui

São Paulo, 21 de dezembro de 2020 - A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo há mais de cinco meses e com mais de 950 mil visualizações, disponibiliza gratuitamente ao público novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. Nesta semana, as estreias acontecem mais cedo, na quarta-feira (23/12), com as obras de ficção "Acossado""O Homem que Sabia Demais" e "Truman", o documentário "Eleições", o título "Kasala!", pelo Cine África, e os filmes "Menino Maluquinho 2 - A Aventura" e "A Família Dionti", pelo CineClubinho.

Entre as estreias da série nesta semana está o aclamado "Acossado", primeiro longa-metragem de Jean-Luc Godard. Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) é um criminoso, obcecado por Humphrey Bogart, que rouba um carro, mata um policial e vai para Paris. Lá ele conhece Patricia Franchini (Jean Seberg), uma linda garota americana que vende jornais na Champs-Élysées. Poiccard tenta persuadir a moça a fugir com ele para a Itália, sem contar a ela que é um foragido da justiça. Classificação indicativa: 14 anos.

Outro clássico que estreia na série Cinema #EmCasaComSesc esta semana é "O Homem que Sabia Demais", do "mestre do suspense" Alfred Hitchcock (1899 - 1980)Um homem é assassinado diante de um casal de ingleses. Antes de morrer, confia a eles uma mensagem secreta. A partir daí, a vida do casal é envolvida com sequestro, assassinato político e espionagemClassificação indicativa: 14 anos.

Mais uma boa dica para os amantes da sétima arte é a ficção "Truman", do diretor espanhol Cesc Gay. Julian (Ricardo Darin) recebe uma visita inesperada de seu amigo Tomás (Javier Cámara), que vive no Canadá. Durante quatro dias, os dois amigos e Truman - um boxer, fiel cão de Julian - compartilham momentos emocionantes e, por vezes, cômicos, devido a uma situação delicada que Julian está vivendo. Classificação indicativa: 12 anos.

Para quem é fã de documentário, a dica é o brasileiro "Eleições", de Alice Riff. Na obra, secundaristas se organizam para a corrida eleitoral que irá eleger o comando do grêmio estudantil. Quatro grupos de alunos, com opiniões e visões de mundo diferentes, criam propostas, debatem estratégias de campanha e lutam por melhorias na escola. Os conflitos e tensões que surgem entre as chapas revelam suas diferenças políticas e a contundência da realidade cotidiana convive com a resistência do sonho, da amizade e do direito de criar caminhos para o mundo em que se acredita. Classificação indicativa: 12 anos.

Pelo Cine África - que traz filmes de países como Burkina Faso, Camarões, Egito, Etiópia e Nigéria - estreia a ficção "Kasala!", de Ema Edosio. Um jovem de um subúrbio de Lagos (Nigéria) leva o carro de seu tio para se divertir com os amigos. Mas as coisas se complicam quando eles têm um acidente e apenas cinco horas para coletar dinheiro e consertar o dano. Classificação indicativa: 14 anos.

Pelo CineClubinho, o público pode conferir as obras "Menino Maluquinho 2 - A Aventura", de Fernando Meirelles e Fabrizia Pinto, e "A Família Dionti", de Alan Minas. Em "Menino Maluquinho 2 - A Aventura", Maluquinho (Samuel Costa) e sua turma vão passar as férias de inverno na cidadezinha em que vivem vovô Tonico e vovó Iaiá, avós paternos do garoto, onde o povoado se prepara para comemorar em alto estilo o centenário do pacato lugar. Já "A Família Dionti" narra a fantástica história de um pai e seus dois filhos - Kelton (13) e Serino (15) - que vivem em um sítio no interior de Minas Gerais. A mãe não mora mais com eles, pois derreteu de amor, evaporou e partiu. Enquanto todos os dias sonha com a volta da mulher, a cada chuva que cai, o pai cuida dos filhos com olhar atento, preocupado com a possibilidade de que tenham herdado o dom da mãe.

Até 23 de dezembro, a programação da 21ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro segue com a exibição de títulos na plataforma do Sesc Digital. É possível conferir ainda as obras "Azougue Nazaré", "Meu Amigo Fela", "Nóis Por Nóis", "Rogéria, Senhor Astolfo Barroso Pinto", "Vaga Carne", "Manaus Hot City", "Marie", "Receita De Caranguejo", "República", "Topawa" e "Entre Nós e O Mundo". Para saber mais sobre as obras, consulte a programação abaixo.

21ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro reúne uma seleção da produção nacional lançada comercialmente entre novembro de 2019 e outubro de 2020 na cidade de São Paulo. Desde sua primeira edição, no ano 2000, a Retrospectiva busca dar visibilidade à produção cinematográfica brasileira contemporânea, por meio de um recorte que procura refletir a diversidade de estilos, vozes e linguagens. Este ano, em função da pandemia de coronavírus (covid-19), o CineSesc apresenta uma edição mais enxuta, exclusivamente online e gratuita na plataforma do Sesc Digital, onde serão exibidos 20 filmes, sendo 10 longas-metragens e 10 curtas-metragens.

A Retrospectiva exibe ainda uma programação de núcleo histórico em homenagem ao diretor, produtor e roteirista Leon Hirszman (1937 - 1987). A Retrospectiva Leon Hirszman acontece de 10 de dezembro de 2020 a 09 de fevereiro de 2021. Confira a programação em sescsp.org.br/leonhirszman.

PROGRAMAÇÃO Cinema #EmCasaComSesc


ESTREIAS 23/12

ACOSSADO
Dir.: Jean-Luc Godard | França | 1960 | 90 min | Ficção | 14 anos
Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) é um criminoso, obcecado por Humphrey Bogart, que rouba um carro, mata um policial e vai para Paris, onde conhece Patricia Franchini (Jean Seberg), uma linda garota americana que vende jornais na Champs-Élysées. Poiccard tenta persuadi-la a fugir com ele para a Itália, sem lhe contar que é um foragido da justiça.

O HOMEM QUE SABIA DEMAIS
Dir.: Alfred Hitchcock | Reino Unido| 1934 | 120 min | Ficção | 14 anos
Um homem é assassinado diante de um casal de ingleses. Antes de morrer, confia uma mensagem secreta a eles. A parti daí a vida do casal é envolvida com sequestro, assassinato político e espionagem.

TRUMAN
Dir.: Cesc Gay | Espanha | 2015 | 109 min | Ficção | 12 anos
Julian recebe uma visita inesperada de seu amigo Tomás, que vive no Canadá. Durante quatro dias, os dois amigos mais Truman, o fiel cão de Julian, irão compartilhar de momentos emocionantes e por vezes cômicos, devido a uma situação extremamente delicada que Julian está vivendo.

ELEIÇÕES
Dir.: Alice Riff | Brasil| 2018 | 100 min | Documentário | 12 anos
Em ‘Eleições’, secundaristas se organizam para a corrida eleitoral que irá eleger o comando do grêmio da escola. Quatro grupos de estudantes, com opiniões e visões de mundo diferentes, criam propostas, debatem estratégias de campanha e lutam por melhorias na escola. Os conflitos e tensões entre as chapas revelam suas diferenças políticas, e a contundência da realidade cotidiana convive com a resistência do sonho, da amizade e do direito de criar caminhos para o mundo em que se acredita.

CINE ÁFRICA

KASALA!
Dir.: Ema Edosio | Nigéria | 90 min | 2018 | Ficção| 14 anos
Um jovem de um subúrbio de Lagos leva o carro de seu tio para se divertir com os amigos. As coisas se complicam quando eles têm um acidente e apenas cinco horas para coletar dinheiro e consertar o dano antes que seu tio retorne. Uma comédia em ritmo acelerado que, segundo a própria diretora, é um reflexo de sua vida na Nigéria.

CINECLUBINHO

MENINO MALUQUINHO 2- A AVENTURA
Dir.: Fernando Meirelles e Fabrizia Pinto | Brasil | 1998| 92 min | Ficção | Livre
Menino Maluquinho e sua turma vão passar as férias de inverno na cidadezinha em que vivem os avós paternos do garoto, vovô Tonico e vovó Iaiá. Lugar pacato, em que as fofocas e ciumeiras das pequenas disputas locais facilmente assumem grandes proporções, o povoado prepara-se para comemorar em alto estilo o seu centenário.

A FAMÍLIA DIONTI
Dir.: Alan Minas | Brasil, Inglaterra | 2015 | 96 min | Ficção | Livre
Original e poético, A Família Dionti narra a fantástica história de um pai e seus dois filhos, Kelton, de 13 anos, e Serino, de 15, que vivem em um sítio no interior de Minas Gerais. A mãe não mora mais com eles, pois derreteu de amor, evaporou e partiu. Enquanto todos os dias sonha com a volta da mulher a cada chuva que cai, o pai cuida dos filhos com olhar atento, preocupado com a possibilidade de que tenham herdado o dom da mãe. Mas Serino é seco e chora grãos de areia. E Kelton, ao se apaixonar pela primeira vez por uma garota de circo, literalmente se liquefaz de amor.

CINESESC
Um dos cinemas de rua mais queridos da cidade, o CineSesc iniciou seu funcionamento em 21 de setembro de 1979, no número 2075 da rua Augusta, na cidade de São Paulo, e se dedica à missão de fomentar a difusão do cinema de qualidade, exibindo obras que muitas vezes ficam fora do circuito comercial nas salas de cinema e plataformas online. Sua programação inclui grandes e pequenas produções do mundo todo.

Além de integrar o corpo de curadores em mostras especiais, o CineSesc também recebe festivais importantes do calendário cinematográfico paulistano, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros. O cuidado com a programação tem reconhecimento do público e da crítica, que o elegeu, por diversas vezes, a melhor sala especial de cinema na cidade de São Paulo.

Série Cinema #EmCasaComSesc
Desde o início de junho, o CineSesc realiza a série Cinema #EmCasaComSesc, em sua plataforma sescsp.org.br/cinemaemcasa, com estreias semanais. A iniciativa de oferecer filmes em streaming em sua nova plataforma digital reforça os aspectos que ancoram a ação institucional do Sesc São Paulo, garantindo o acesso a conteúdos da cultura a variados públicos. Com maior presença no ambiente online, o Sesc amplia sua ação de difusão cultural, de maneira acessível e permanente. O público ganha assim mais um espaço para contemplar, descobrir e redescobrir o cinema, a partir de grandes obras selecionadas, disponibilizadas online e gratuitamente.

Os filmes ficam disponíveis por um período determinado, com alterações e novas estreias semanais a cada quinta-feira (considerando a semana de cinema de quinta à quarta-feira). Há ainda possibilidade de prorrogação da exibição, conforme a demanda do público, além de sessões especiais por períodos menores (como 24h, por exemplo). A curadoria do Cinema #EmCasaComSesc conta com a experiência do CineSesc, que segue fechado desde o mês de março, por conta da crise causada pelo novo coronavírus.

SIGA O CINESESC NAS REDES:

Fase Beta
As versões da plataforma do Sesc Digital encontram-se em fase beta, ou seja, novidades e melhorias serão implementadas a partir das interações que se desenvolverem entre o público e os recursos. Além disso, o catálogo será expandido periodicamente, englobando novas temáticas e linguagens.


+ SESC NA QUARENTENA
Desde o final de agosto, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades estão sendo previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades. Em outubro, a instituição anunciou nova etapa da retomada gradual dos serviços, desta vez de Exposições - inicialmente nas unidades da capital, Grande São Paulo, Santos e Taubaté -, das Bibliotecas alocadas nas unidades e a exibição de filmes no CineSesc, tudo mediante agendamento prévio pelo sistema de bilheteria online em sescsp.org.br. Todas as 40 unidades do estado deram início a essa retomada gradual, à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

+ Sesc Digital
A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo!

Saiba+: https://www.sescsp.org.br/sescdigital
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!